Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIEL DE SOUZA GRAÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIEL DE SOUZA GRAÇA
DATA: 21/03/2023
LOCAL: Mini-auditório do CCBS
TÍTULO: Atividade antitumoral do óleo essencial de folhas de Schinus terebinthifolia RADDI (Anacardiacea), do α-pineno e do 3-careno em camundongos com sarcoma 180 e seus efeitos toxicológicos.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer; Óleos essenciais; Cardiotoxicidade; Terpenos; Aroeira.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica

Câncer é o nome dado ao conjunto de doenças com a proliferação anormal de células mutantesque tendem a invadir tecidos. Ele é temido por todos por sua elevada taxa de mortalidade, pelaperspectiva de aumento desta taxa e pela carência de tratamentos eficazes. Estes, por sua vez,apresentam inúmeros efeitos colaterais podendo até mesmo levar à morte. Neste contexto,produtos naturais, como óleos essenciais, têm sido importantes na busca por novos compostosque ajudem a combater o câncer. A Schinus terenbithifolia tem apresentado diversas atividadescontra células tumorais em experimentos in vitro, mostrando, portanto, um grande potencialpara o tratamento do câncer. Desta maneira, o presente trabalho objetivou estudar a atividadeantitumoral (in vitro e in vivo) do óleo essencial de folhas da Schinus terebinthifolia (OEST), doα-pineno e do 3-careno em camundongos com Sarcoma 180, além de estimar possíveis efeitostoxicológicos causados. Para isto, o OEST foi extraído de folhas de S. terebinthifolius, ondeseus 16 compostos foram identificados, sendo o α-pineno e 3-careno, os compostosmajoritários. A citotoxicidade do OEST, do α-pineno e do 3-careno foi aferida contra aslinhagens SNB-19 (Glioblastoma), HCT-116 (Carcinoma de cólon) e PC-3 (Carcinoma depróstata) através do ensaio de MTT. O OEST apresentou atividade contra todas as linhagenstestadas com CI 50 variando entre 0,135 e 0,424 µg/mL. Verificou-se que α-pineno e 3-careno,nas concentrações testadas, não apresentaram atividade citotóxica; isto sugere que a atividadedo óleo não está restrita à ação exclusiva dos seus compostos majoritários. Após este ensaio, oOEST, o α-pineno e o 3-careno foram avaliados quanto à atividade antitumoral em ensaio invivo, em animais transplantados com sarcoma 180 (S180). Neste ensaio, o OEST inibiu ocrescimento do tumor em 89,8% e 69,1% nas doses de 50 e 100 mg/kg ( i.p.) e o 3-careno inibiu49,3% e 66,7% nas doses de 25 e 50 mg/kg (i.p.). O α-pineno, embora tenha reduzido otamanho do tumor nas doses testadas, não apresentou diferença estatística com o CTRL. O 5-FU(controle positivo) inibiu o tumor em 80,3% na dose de 25 mg/kg (i.p.). O efeito foicorroborado com a análise histopatológica dos tumores. Sobre a avaliação da massa corporal, osanimais testados não apresentaram alteração, diferentemente daqueles que fizeram uso do 5-FU,que causou radical redução. A estimativa do peso dos órgãos avaliados (fígado, rins, baço,coração, cérebro, estômago e pulmões) revelou pequenas alterações, principalmente do baço,apenas quando comparados com o grupo dos animais saudáveis (AS) que não receberam oS180; mas não em relação ao CTRL. Além disto, a análise histopatológica demonstrou que nãohouve alterações nos órgãos dos animais testados, mas naqueles com 5-FU houve notória atrofiada polpa branca do baço. Hematologicamente (leucograma e eritrograma), todas as dosestestadas do α-pineno e a maior dose do 3-careno elevaram o nível dos leucócitos totais; estenível e as plaquetas diminuíram drasticamente pelo 5-FU, deixando os animais suscetíveis ainfecções e hemorragia. Pequenos aumentos na densidade de plaquetas foram observados nasmaiores doses de todos os grupos tratados quando comparados ao AS, mas não ao CTRL. Nãose constatou alteração nos parâmetros bioquímicos (AST, ALT, ureia e creatinina). A análise daatividade cardiotóxica revelou que o OEST (100 mg/kg), o α-pineno (25 e 50 mg/kg) e o 3-careno (25 e 50 mg/kg) apresentaram um aumento na área de infarto quando comparados com ogrupo SALINA. O 5-FU apresentou o mesmo efeito colateral, que foi evidenciado com asalterações no prolongamento do PRi, QRS e QTc, visualizados no eletrocardiograma (ECG). Adose de 50 mg/kg do OEST (a mais eficaz contra o S180 e sem aumento da área de infarto) nãoapresentou alterações no ECG. Entretanto, esta dose não foi capaz de oferecer cardioproteçãoem modelo induzido por dobutamina e cafeína. Diferentemente, o 5-FU piorou o quadro dearritmias. Diante destes resultados, podemos afirmar que o OEST (50 mg/kg) possui atividadeantitumoral in vitro e in vivo, com toxicidade nula; mas não cardioprotetora.

Externo à Instituição - ANDREA YU KWAN VILLAR SHAN
Externo ao Programa - 3553547 - BRANCILENE SANTOS DE ARAUJO
Presidente - 2869587 - PATRICIA RODRIGUES MARQUES DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 15/03/2023 08:42