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Banca de DEFESA: NAYARA EVELLYN SANTOS FONTES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA EVELLYN SANTOS FONTES
DATA: 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Didática VII, sala 402
TÍTULO: REDE DIGITAL E EDUCAÇÃO: práticas interativas nos perfis de professores/as de Língua Portuguesa
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Rede digital; Instagram; Interatividade; Professores/as de Língua Portuguesa.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Na contemporaneidade, os avanços tecnológicos renovam as formas de comunicação, de relação, modificam as ações cotidianas e a maneira de viver em sociedade. A imersão dos dispositivos móveis e a popularização dos aplicativos de redes digitais também vêm favorecendo as práticas socioculturais, interativas e a mobilidade entre os espaços físico e virtual. No contexto educacional, a inserção de redes digitais foi ampliada a partir da pandemia da Covid-19, quando os aplicativos e interfaces passaram a ser mais utilizáveis por alunos e docentes. Diante desse contexto, a questão norteadora desta pesquisa refere-se a como as práticas interativas estão presentes nos perfis de professores/as de Língua Portuguesa na rede digital Instagram? Assim, o principal objetivo trata-se de compreender as práticas interativas nos perfis de professores/as de Língua Portuguesa na rede digital Instagram. Este estudo tem como base a abordagem epistemológica multirreferencial e, metodologicamente, utilizou-se a netnografia, caracterizando-se, no caso desta investigação, como uma netnografia multirreferencial. Em relação às praticantes culturais, foram selecionadas cinco professoras de Língua Portuguesa com perfis profissionais ativos no Instagram e os dispositivos de pesquisa pautaram-se na observação interativa do campo empírico, no app-diário da pesquisadora e em entrevistas on-line. Os dados da pesquisa foram interpretados de acordo com o rigor hermenêutico para o encontro das noções subsunçoras, identificadas como: #VisibilidadeDocente, #CiberProfessora: imersão docente em rede e #Interatividade: (com)partilhando etnométodos em rede. A partir de cada noção, constatou-se que a imersão e atuação de professores/as de Língua Portuguesa propiciam práticas interativas frequentes com o seu público/seguidores em rede. Além disso, as experiências (com)partilhadas por esses docentes contribuem para a inserção das redes digitais no cenário educacional, potencializando aprendizagens que ocorrem além dos espaços da sala de aula e dos contextos presenciais de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
Externo à Instituição - EDVALDO SOUZA COUTO

Notícia cadastrada em: 19/08/2022 13:57
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