Banca de DEFESA: EDIVÂNIA CRISTINA DOS SANTOS REIS

DISCENTE: EDIVÂNIA CRISTINA DOS SANTOS REIS
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED – Didática II – UFS São Cristóvão
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTECONTINUADA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Espaços Educadores Sustentáveis. Formação Docente Continuada.

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a efetividade do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental (EA) com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, ofertado pela Universidade Federal de Sergipe à professores da educação básica constituintes da rede pública ou particular de Sergipe. Desta forma, investigamos os impactos para a formação continuada de docentes do ensino básico de Sergipe, observando quais estratégias da formação continuada teórico-prática se converteram em estratégias docentes inter e transdisciplinares contextualizadas com o ambiente escolar. A pesquisa teve natureza qualitativa, e se constituiu do tipo empírica, descritiva e documental. Portanto, para a produção dos dados, ocorreu progressivamente a análise documental do Projeto Político do Curso (PPC) e do seu regimento, aplicação de questionários utilizando a plataforma Google Forms e entrevistas do tipo semi- estruturadas com os professores que concluíram o curso em questão. Os dados produzidos na pesquisa foram triangulados e analisados a partir de categorias a priori determinadas a luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Com esta pesquisa foi possível conhecer o perfil dos docentes que buscaram dar continuidade à sua formação através da especialização em EA ofertada pela UFS, observamos a efetividade do curso, pois os docentes relatam o uso de estratégias da formação continuada convertendo-as em práticas docentes contextualizadas com o ambiente escolar, porém ainda persistem casos em que alguns dos pós-graduados demonstram não conseguir adotar a perspectiva crítica da EA em suas aulas. Através de nossa pesquisa visamos fortalecer os estudos referentes a formação continuada em EA, contudo, salientamos que a pandemia da Covid-19 se tornou um fator limitante em nossa investigação, desta forma, como continuidade e inquietação particular, acreditamos que a observação das práticas docentes a partir do trabalho de campo possam contribuir com dados complementares a esta pesquisa.

Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO
Externo à Instituição - TAINAN AMORIM SANTANA