Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYNE RIBEIRO GOMES
DATA: 27/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: O JOGO EXERGAME E SUAS PRÁTICAS CORPORAIS NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Exergame; Educação Física; Jogos Eletrônicos; Práticas Corporais; Corpo
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O presente estudo tem por objetivo investigar as possibilidades pedagógicas de utilização do jogo Exergames (EXG) com os discentes do Colégio Ministro Petrônio Portela, nas aulas práticas de Educação Física. Os EXG são jogos eletrônicos que captam e virtualizam os movimentos reais dos usuários. Para tanto, estes jogos utilizam os movimentos de diferentes segmentos como forma de interação com ambientes virtuais, podendo contribuir não apenas para o aumento do gasto calórico, mas também para o aumento do repertório de movimentos do indivíduo, principalmente em fase de crescimento. Esse tipo de jogo tem uma combinação entre jogos virtuais e exercícios físicos, eles popularizaram-se no Brasil por propiciarem novas perspectivas de lazer, atividade física e desenvolvimento pessoal/social. Contudo, para além do aspecto do divertimento, crescem as dimensões sobre o potencial de aprendizagem implícito nesses jogos e seu papel na educação. Diante desse entendimento, essa pesquisa optou por trabalhar, com os 15 alunos, de ambos os sexos, cursando do 1º ao 3º ano, com idades entre 15 a 19 anos, do Ensino Médio, matriculados no Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, localizado na cidade de Aracaju/SE. Optou-se também, por não escolher uma turma, em especifico, pois as aulas práticas de Educação física são com todas as turmas do Ensino Médio. O percurso teórico-metodológico escolhido pautou-se na abordagem qualitativa, com o método da etnopesquisa-formação. Sendo que para a levantamento das informações, será aplicado um questionário fechado para identificar o nível de contato dos sujeitos da pesquisa com as tecnologias, posteriormente realizar-se-á, uma observação a partir do grupo focal para a utilização de jogos EXG