Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA
DATA: 31/03/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório do uca (DED)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO VETOR DE TRANSFORMAÇÃO VISANDO A INTRODUÇÃO DA CULTURA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU ENTRE 2012 E 2014
PALAVRAS-CHAVES: Lousa Digital Interativa. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. Cultura das Mídias Digitais. Educação. Sala de Aula.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho busca investigar as potencialidades das Lousas Digitais Interativas (LDI) instaladas em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju (RPMEA), com o objetivo de pesquisar o processo de utilização dessa Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) pelos profissionais do magistério nas escolas do ensino fundamental desta rede. A pesquisa fundamenta-se no levantamento das características técnico-operacionais da Lousa Digital Interativa, como ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula e, em particular, dos modelos Epson BrightLink 450/455Wi instalados na RPMEA a partir do primeiro trimestre de 2012; no estudo da genealogia da sala de aula como ambiente social de significados do processo de educação, apoiado pela infraestrutura e recursos tecnológicos; e na apresentação da transformação da cultura de massas para a cultura das mídias digitais até a cibercultura, como novo paradigma de experiências e subjetividades em conflito com o modelo tradicional da educação escolar; bem como analisa a atual crise da escola moderna, uma tecnologia de época, baseada na disciplina, no confinamento de corpos e na vigilância, que contribuiu para moldar o modo de ser do cidadão moderno das sociedades de disciplina até meados do século XX, quando a evolução tecnológica, acelerada pela destruição criadora do capitalismo, trouxe as transformações da modernidade tardia, formando as sociedades de controle que modulam e modificam as subjetividades dos sujeitos contemporâneos: a geração internet, trazendo formação, hábitos e influências culturais diferentes, que pressionam o modelo tradicional de educação central e global na contemporaneidade. Nesse cenário de transformações, este trabalho aponta contradições e vínculos no planejamento e na execução dos processos investigados e busca compreende-los, apontando as variáveis que atuam (des) favoravelmente para o efetivo uso e apropriação desta TDIC.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA