A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARJORIE GARRIDO SEVERO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARJORIE GARRIDO SEVERO
DATA: 23/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: OS SENTIDOS DA ARTE NA ESCOLA PARA OS ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ARACAJU.
PALAVRAS-CHAVES: ENSINO FUNDAMENTAL. ARTE. SENTIDO. JOVEM. SABER.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

“Qual sentido é atribuído à Arte por alunos concluintes do ensino fundamental de Aracaju e como este sentido é construído?” nossa pesquisa parte deste questionamento. O objetivo da tese, em desenvolvimento, é o de identificar e descrever processos de produção de sentidos atribuídos à arte por alunos do nono ano do ensino fundamental regular da região metropolitana de Aracaju. Configura-se em uma tentativa de explicar e em um debruçar-se sobre as questões que envolvem o ensino de Arte nas escolas, principalmente Artes Visuais. Para isto, foi necessário identificar as escolas das cidades de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros que mantêm, em seu corpo docente, professores formados em Artes com, pelo menos, quatro anos de atividade no ensino fundamental maior, este foi o principal critério de escolha das escolas. As fases da pesquisa de campo passam por visita de reconhecimento das escolas, aplicação da técnica de associação livre de palavras nas turmas de nonos anos, entrevista com os professores de Artes, entrevista com grupos de alunos dos nonos anos de cada escola, escolhidos a partir das respostas à segunda fase. Os fios norteadores e a base em que será construída a análise envolvem a noção de sentido em Vigotski e Leontiev, a tese da relação com o saber de Charlot, a ontologia do devir em Deleuze, as associações livres - método que está na base da psicanálise de Freud e a teoria da Arte a partir do pensamento de Cauquelin. Espera-se com esta pesquisa identificar os sentidos que os jovens de Aracaju atribuem a Arte e o quanto destes foram construídos com a contribuição da escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo ao Programa - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO LACERDA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 15/12/2014 14:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19279-bcba364a3c