Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO DANTAS DE SOUZA
DATA: 29/05/2014
HORA: 14:30
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: O uso de tecnologias assistivas no acesso à Web por alunos com deficiência visual da UFS
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade. Deficientes Visuais. Ensino. Tecnologia Assistivas.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este estudo investigou as contribuições das Tecnologias Assistivas de acesso à Web para facilitar o acesso autônomo ao conhecimento por parte dos estudantes com cegueira e com baixa visão da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo campo de pesquisa é a Universidade Federal de Sergipe, localizada na cidade de São Cristóvão. Os alunos cegos e com baixa visão em pleno uso das tecnologias assistivas de acesso a Web. Os resultados evidenciaram que os recursos das Tecnologias Assistivas de acesso à Web não satisfazem totalmente as necessidades atuais dos cegos, pois promovem o desenvolvimento intelectual e autônomo de forma ainda muito simplista. Existe a necessidade de melhorias para alcançar a plenitude desta autonomia por meio da acessibilidade, visto que os leitores de telas fazem com que os usuários fiquem passivos e, como consequência, ocorra a demora e a perda de tempo na resposta e execução da ação.