Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIEL DANTAS NUNES

DISCENTE: ARIEL DANTAS NUNES
DATA: 26/03/2024
LOCAL: PRODEMA - Sala 1
TÍTULO: CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS: O CASO DA LAGOA DOCE NO BAIRRO JABOTIANA, EM ARACAJU/SE
PALAVRAS-CHAVES: Áreas de Preservação Permanente; Aterramento; Conflitos Socioambientais; Indicadores Ambientais; Lagoa Doce.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O bairro Jabotiana, com maior crescimento urbano de Aracaju/SE, vem sendo um dos bairros mais impactado pelas construtoras nos últimos anos. O crescimento sem planejamento ambiental sério no bairro está gerando uma série de conflitos socioambientais como aterramentos de lagoas, desmatamentos, perda de territórios por algumas comunidades, destruição de manguezal, poluição do solo e da água, dentre outros. Soma-se a isso uma elevada segregação socioespacial e impactos desencadeados pelo aterramento de uma das últimas lagoas do bairro, conhecida como Lagoa Doce, para a instalação de uma estação de tratamento de esgotos. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é analisar os conflitos socioambientais e suas consequências na região da Lagoa Doce, no Bairro Jabotiana, em Aracaju/SE. A escolha da área de estudo deu-se devido à ausência de estudos voltados para lagoas, em especial a Lagoa Doce e ao aterramento ter acontecido no mesmo ano de uma enchente de grande proporção. Para a produção dessa pesquisa, optou-se pelo modelo Pressão-Estado-Resposta (P-E-R), sendo a metodologia dividida em três etapas: etapa documental, visitas técnicas e sistematização de dados a partir das entrevistas com moradores, dessa forma os procedimentos metodológicos se basearão em coleta de dados primários e secundários, incluindo visitas in loco, registro fotográfico, observação da área de estudo com identificação dos trechos, registros fotográficos e roteiro de entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechadas pelo método de conveniência. Diante do exposto, espera-se que haja a proteção e a conservação das áreas de lagoa pela participação do poder público municipal e estadual nas delimitações das Áreas de Preservação Permanente (APP), de modo a promover a relevância da existência dos movimentos sociais e das ações coletivas voltadas para a proteção ambiental e planejamento urbano sustentável.

Presidente - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Interno - 001.445.325-81 - TICIANO RODRIGO ALMEIDA OLIVEIRA
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo à Instituição - ERWIN HENRIQUE MENEZES SCHNEIDER