A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANNA ARETUSKA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANNA ARETUSKA SILVA SANTOS
DATA: 26/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: A AMEAÇA DA IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA PARA A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: ensino de ciências; impercepção botânica; metodologias ativas.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Considerada uma das áreas de maior importância devido às suas inúmeras maneiras de sefazer presente nas atividades humanas, a botânica se destaca em diversas áreas. Porém, oseu ensino ainda é abordado de maneira tradicional (ensino expositivo) dentro do ensinode ciências, pautada na exigência de memorização, ausência de aulas práticas e conteúdosnada atraente dos livros, provocando o desinteresse dos alunos pela temática econsequentemente levando essa falta de estímulo para o meio em que se vive e nãoreconhecendo as plantas no seu meio e muito menos reconhecendo as plantas como seresvivos, contribuindo com a “Impercepção Botânica”, que consiste na incapacidade dereconhecer as plantas no cotidiano, bem como, a ideia de que os animais são seressuperiores as plantas. Desta forma, o estudo tem como objetivo Investigar a“Impercepção Botânica” no ensino de Ciências e os reflexos desta para formação de umsujeito ecológico. E para alcançar tal objetivo, o estudo conta com uma abordagemqualitativa de caráter descritiva, dividida em três etapas: questionário semiestruturado,composto com 14 questões subjetivas e a 15a questão conta com uma abordagem chamadade “primeiro alvo”, após isso, a próxima abordagem será a “piscada da atenção”, e porfim, uma intervenção pedagógica, através de uma metodologia ativa chamadagamificação. Desta maneira, espera-se que realmente haja uma discrepância dos alunosreferente ao reconhecimento de plantas e animais, mas que as metodologias ativas, atravésda gamificação demonstre a eficiência da utilização de jogos para o processo de ensino eaprendizagem, principalmente ao ensino da botânica, tornando-a menos desestimulante.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Presidente - 2176700 - MARLUCIA CRUZ DE SANTANA
Externo ao Programa - 1140167 - PAULO AUGUSTO ALMEIDA SANTOS

Notícia cadastrada em: 05/03/2024 14:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e