Banca de DEFESA: ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS
DATA: 28/02/2024
LOCAL: PRODEMA - Sala 1
TÍTULO: SAÚDE AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Ética; Gestão Pública; Saúde Ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A saúde ambiental engloba a interação entre os seres humanos e o ambiente no qual residem e desempenham suas atividades laborais. Neste contexto, esse estudo aborda algumas questões relacionadas à saúde dos trabalhadores na Universidade Federal de Sergipe, destacando a saúde ambiental e suas conexões com o ambiente de trabalho e a promoção de uma qualidade de vida saudável. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a saúde ambiental dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal de Sergipe, Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos, à luz de uma Política Institucional Permanente. Como base filosófica, adotou-se o método estruturalista, intermediado pela forma de abordagem quanti-qualitativa e provenientes técnicas da estatística descritiva e de associações entre variáveis categóricas nominais. Quanto à sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada e, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Dentre os procedimentos metodológicos, destaca-se o levantamento bibliográfico e documental em bases de dados disponíveis nos periódicos da CAPES e o Google acadêmico, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2018 - 2023), além dos documentos que enfatizam a saúde do trabalhador e a sustentabilidade; aplicação de questionários, visitas in loco, registros fotográficos. Dentre os resultados, pode-se observar que as condições do ambiente de trabalho no qual o servidor desempenha suas atividades influencia diretamente nas condições de sua saúde. Destaca-se a importância de cuidar da saúde dos trabalhadores como meio de garantir condições favoráveis para o desempenho de suas atividades no local de trabalho e para promover sua longevidade. Portanto, conclui-se que as condições do ambiente devem ser consideradas pelos gestores, pois representam os requisitos mínimos para a realização saudável de atividades individuais ou em grupo.

Presidente - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Interno - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo à Instituição - ANTONIO FERNANDO CARVALHO DE ANDRADE