Banca de DEFESA: JOSÉ ADILSON DE FREITAS

DISCENTE: JOSÉ ADILSON DE FREITAS
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: ESTRATÉGIAS SOCIOAMBIENTAIS NA ESCOLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE AÇÕES PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM TOBIAS BARRETO, SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Impactos Ambientais, Revisão Sistemática, Resíduos Sólidos, Tobias Barreto.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

É notório o aumento e abandono dos resíduos sólidos e a falta de quaisquer políticasmunicipais e/ou da iniciativa privada para tratar o destino deles em alguns municípiosbrasileiros. É preciso que haja iniciativas sistemáticas, pois esses resíduos sólidos urbanosprovocam inúmeros problemas para o meio ambiente e para a sociedade, causando diversosdanos ambientais. Nesse sentido, é preciso fomentar pesquisas que discutam junto a sociedadea destino desses resíduos e que possam despertar a sensibilidade ambiental nos cidadãos,formando sujeitos ecológicos na cidade. Para isso, essa dissertação de mestrado objetiva, deforma geral, desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre as estratégias ambientaisjá desenvolvidas nas escolas do Brasil para reduzir os impactos causados pela indústria têxtil.Para atingir esse objetivo, optou-se metodologicamente por uma revisão sistemática a partirda base de dados Web of Science, que seguirá os nove passos da metodologia de utilizada noestudo de estudo de Donato e Donato (2019). Esses nove passos envolvem: 1. Formular umaquestão de investigação; 2. Produzir um protocolo de investigação e efetuar o seu registo(itens 1 e de 3 a 8 devem constar no protocolo de elaboração da revisão sistemática); 3.Definir os critérios de inclusão e de exclusão; 4. Desenvolver uma estratégia de pesquisa epesquisar a literatura – encontrar os estudos; 5. Seleção dos estudos; 6. Avaliação daqualidade dos estudos; 7. Extração dos dados; 8. Síntese dos dados e avaliação da qualidadeda evidência; e 9. Disseminação dos resultados – Publicação. Esta pesquisa destacaestratégias escolares centradas em projetos para integrar têxteis sustentáveis nas escolas, alémde criar espaços de experimentação e incluir a problemática ambiental nos livros didáticos.Também menciona a importância de estratégias extraescolares, como parcerias com empresaspara promover a responsabilidade social e a reciclagem de resíduos, visando alinhar-se com aAgenda 2030, especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 12.Recomenda-se a implementação dessas estratégias nas escolas, acompanhadas de pesquisaspara avaliar suas potencialidades e limitações.

Presidente - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo à Instituição - ANTONIO FERNANDO CARVALHO DE ANDRADE
Externo à Instituição - LUCIANA GOMES MACHADO NASCIMENTO