Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ADILSON DE FREITAS

DISCENTE: JOSÉ ADILSON DE FREITAS
DATA: 08/11/2023
LOCAL: PRODEMA - Auditório
TÍTULO: ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS NA ESCOLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
PALAVRAS-CHAVES: Impactos Ambientais, Revisão Sistemática, Resíduos Sólidos, Tobias Barreto.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

É notório o aumento e abandono dos resíduos sólidos e a falta de quaisquer políticas municipais e/ou da iniciativa privada para tratar o destino final deles em alguns municípios brasileiros. É preciso que haja iniciativas sistemáticas, pois esses resíduos sólidos urbanos provocam inúmeros problemas para o meio ambiente e para a sociedade, causando diversos danos ambientais. Nesse sentido, é preciso fomentar pesquisas que discutam junto a sociedade a destino final desses resíduos e que possam despertar a sensibilidade ambiental nos cidadãos, formando sujeitos ecológicos na cidade. Para isso, esse projeto de dissertação de mestrado objetiva, de forma geral, desenvolver uma revisão sistemática da literatura sobre as estratégias ambientais já desenvolvidas nas escolas do Brasil para reduzir os impactos causados pela indústria têxtil. Para atingir esse objetivo, optou-se metodologicamente por uma revisão sistemática a partir da base de dados Web of Science, que seguirá os nove passos da metodologia de utilizada no estudo de estudo de Donato e Donato (2019). Esses nove passos envolvem: 1. Formular uma questão de investigação; 2. Produzir um protocolo de investigação e efetuar o seu registo (itens 1 e de 3 a 8 devem constar no protocolo de elaboração da revisão sistemática); 3. Definir os critérios de inclusão e de exclusão; 4. Desenvolver uma estratégia de pesquisa e pesquisar a literatura – encontrar os estudos; 5. Seleção dos estudos; 6. Avaliação da qualidade dos estudos; 7. Extração dos dados; 8. Síntese dos dados e avaliação da qualidade da evidência; e 9. Disseminação dos resultados – Publicação. Além disso, as leis federais, estaduais e municipais que tratam de resíduos sólidos urbanos serão analisadas. Espera-se poder contribuir para minimizar essa realidade dos resíduos sólidos à luz uma revisão sistemática de tudo que foi produzido enquanto estratégia ambiental nas escolas e que esteja disponível na Web of Science.

Presidente - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo à Instituição - LUCIANA GOMES MACHADO NASCIMENTO
Externo à Instituição - ANTONIO FERNANDO CARVALHO DE ANDRADE