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Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE DONATO PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANE DONATO PINTO
DATA: 03/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: prodema
TÍTULO: AS PERCEPÇÕES SOBRE A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL PRESENTES NA PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA DE ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: percepção ambiental; problemática ambiental; texto dissertativo
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As preocupações com questões ambientais e com a proteção e preservação do meio ambiente natural fizeram parte da história da humanidade já desde a Antiguidade. No entanto, a partir de 1950, surgiram evidências de que o planeta entrara em uma crise ambiental global. Em meio às preocupações com as questões ambientais surgidas destacadamente a partir de então, a problemática ambiental mundial passou a ser abordada em várias conferências internacionais, dentre elas, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano (1972), conhecida como Conferência de Estocolmo, na qual já se sinaliza a importância do campo educacional para o tratamento da problemática ambiental. Em 1977, com a Conferência de Tbilisi, inauguram-se os princípios e o caráter interdisciplinar, transformador e ético da Educação Ambiental (EA), representando estes princípios fundamentos basilares para orientações e ações quanto à resolução dos problemas do Meio Ambiente. Em toda essa dinâmica inicial, já se percebe o entendimento da necessidade de se interligar o campo da educação ao tratamento da crise ambiental e dos problemas do Meio Ambiente, uma vez que se entendia que a educação atuaria como um instrumento permanente em favor da proteção do meio ambiente ao se agregar a temática ambiental as atividades escolares. A EA passa a ser entendida como um forte recurso para trabalhar princípios e valores que propiciem desenvolver sensibilização e conscientização ambientais que reverberem em atitudes, hábitos e comportamentos socioambientais éticos. Considerando que as preocupações sobre os problemas ambientais mobilizaram a institucionalização da promoção da educação ambiental no Brasil em todos os níveis, fases, etapas e modalidades de ensino da esfera da educação formal, esfera esta considerada como espaço privilegiado para se problematizar a crise ambiental e propiciar saberes e transformação individual e social quanto à relação sociedade-natureza por meio da Educação Ambiental, nos propusemos, como objetivo geral dessa pesquisa, a analisar as percepções sobre a problemática ambiental presentes na produção textual dissertativo-argumentativa de alunos do último ano do ensino médio da rede pública de ensino de Aracaju. E para tanto, utilizaremos a pesquisa qualitativa, uma vez que, pela própria natureza da investigação que se pretende aqui, o foco da análise são as visões dos indivíduos, ou seja, uma compreensão de suas opiniões e visões e de seus conhecimentos e valores que possam estar expressos em seu discurso. Adotamos a perspectiva fenomenológica de percepção para este estudo pelo fato de a Fenomenologia ter a visão do homem como sujeito que produz conhecimento. Pelo viés fenomenológico adotado sobre percepções dos problemas do meio ambiente adotado por nós desperte outros questionamentos que levem ao aprofundamento do tema e a uma maior precisão no emprego dessa vertente epistemológica para estudos sobre percepção ambiental


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Interno - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - RONISE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - DÉBORA EVANGELISTA REIS OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 19/06/2023 14:02
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