Banca de DEFESA: JOICE SANTOS NERES

DISCENTE: JOICE SANTOS NERES
DATA: 27/06/2023
LOCAL: Auditótio Polo de Gestão
TÍTULO: GESTÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA/BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Composição Gravimétrica. Educação Ambiental. Coleta Seletiva. Reciclagem. Resíduos Sólidos
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Um dos problemas ligados aos impactos ambientais está a urbanização desordenada acarretada pelo processo civilizatório e o avanço da industrialização, entretanto, atrelado a esses fatores têm-se a geração de resíduos sólidos vinculados ao consumismo. Para que se tenha o mínimo de impacto para as próximas gerações, é necessária mudança no padrão de consumo, e que os serviços básicos sejam fomentados pelo poder público. Na procura por soluções quanto ao combate, a geração, a produção e o descarte dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos institui saídas para a destinação adequada. Neste contexto, a instituição escolar detém o potencial de estimular a participação da comunidade através de projetos socioambientais. Destarte, o presente estudo tem como temática a gestão e caracterização dos resíduos sólidos em uma escola pública no município de Paripiranga/Bahia. Deste modo, teve como objetivo, analisar o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos em uma escola pública de Paripiranga-BA. A pesquisa possuiu uma abordagem descritiva e explicativa, realizada através do levantamento bibliográfico e documental, a análise dos dados adequou-se ao método quantitativo, por meio da pesquisa de campo e observação, a coleta de dados foi realizada pelo método da análise gravimétrica dos resíduos. Foi desenvolvido uma oficina de aprendizagem e uma atividade de reciclagem, com foco na EA. A área de estudo foi a cidade de Paripiranga/BA, na Escola Municipal Manoel Rabelo de Andrade, situada na zona rural do município. Os resultados da caracterização gravimétrica, proporcionou a identificação da sua composição, com a geração de matéria orgânica, papel, plástico e outros (químicos). Destacando a instituição escolar como uma pequena geradora, com uma produção equivalente a 0,02 kg/dia de resíduos. A realização da oficina de aprendizagem e da atividade de reciclagem expôs a necessidade de projetos ou ações voltadas para a EA, CS e reciclagem. Assim, verificou-se que a inserção de projetos socioambientais na escola e em sua infraestrutura, podem despertar a participação social da comunidade escolar e local, na perspectiva multidisciplinar, formando uma visão consciente com o uso dos recursos naturais, que contribui para uma gestão de qualidade na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Presidente - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Interno - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI
Externo ao Programa - 2997198 - LUIS GUSTAVO FIGUEIREDO FRANCA

Notícia cadastrada em: 13/06/2023 11:52