Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE KELLY CORREIA SANTOS

DISCENTE: JOYCE KELLY CORREIA SANTOS
DATA: 24/04/2023
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO CRISTÓVÃO (SE)
PALAVRAS-CHAVES: Áreas verdes; Qualidade de Vida; Saúde Ambiental; Psicologia Ambiental
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

No contexto de estrutura urbana, as áreas verdes formam uma rede de soluções baseadas na natureza que podem influenciar a saúde da sociedade inserida. Atualmente, a pauta tem sido alvo de preocupação diante das mudanças e impactos ambientais causados pela atividade humana. A proposta da sustentabilidade pode ser entendida como ponto crucial na qualidade de vida e bem estar das pessoas através do aspecto social, respeitando o ambiente e entendendo seus impactos econômicos. Este estudo tem como foco a relação entre o ambiente e a saúde, especificamente sobre os determinantes que afetam a saúde física e mental dos moradores de zonas urbanas. Pretende-se investigar o centro histórico do município de São Cristóvão (SE), e a relação de seu traçado verde com a saúde da população local. Este espaço da cidade é organizado enquanto cidade alta e baixa, sendo esta última a mais afetada pela estrutura atual da cidade com a ocorrência de problemas como enchentes e ilhas de calor, ao mesmo tempo que é a parte de menor concentração de boas soluções de área verdes. A ideia-chave da pesquisa se baseia na relação entre Saúde Ambiental, que se concentra em identificar e controlar os fatores ambientais que podem afetar negativamente a saúde humana, e a Psicologia Ambiental, que investiga a relação pessoa-ambiente, tanto como as pessoas percebem, se relacionam e se comportam em relação ao ambiente, como o quanto o mesmo pode afetar sua mobilidade, suas interações e/ou seu bem-estar. Ambas trabalham para promover um espaço saudável e sustentável, visando a saúde física e mental das pessoas. São áreas que podem ser fundamentais para compreender e preservar os centros históricos urbanos, considerando sua relevância enquanto patrimônio arquitetônico, paisagístico e urbanístico, garantindo um traçado urbano que proponha espaços verdes que sejam seguros, saudáveis, acolhedores e estimulantes para as pessoas que os habitam e os visitam. Para permitir a análise da relação pessoa-ambiente, áreas verdes e saúde, pretende-se localizar os espaços verdes do centro histórico e avaliar a qualidade de vida como medida de saúde dos moradores da região. As informações serão associadas para saber se há correlação entre a presença verde e a qualidade de vida da população com base nos domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Para investigar o impacto das áreas verdes na saúde da população, o método será dividido com foco na saúde dos moradores através dos domínios citados, e na relação pessoa-ambiente com foco nos espaços verdes estudados. Sendo assim, Será feito: 1. o estudo de uso e ocupação do solo que traz a escala municipal para mapear e direcionar a etapa 2. que traz a identificação das áreas verdes através do recorte urbano da escala central em questão, a 3. será realizada uma amostragem de residentes do centro histórico e a aplicação de um questionário de dados demográficos, a fim de adquirir participantes para a aplicação de um questionário de qualidade de vida. Constatou-se através do estudo de uso e ocupação do solo que o município de São Cristóvão (SE), apresenta desenvolvimento que explicita crescimento da área urbanizada e consequente redução de áreas verdes do território. Este resultado inicial denota associação com a premissa desta pesquisa, ao compreender que à medida que São Cristóvão (SE) cresce, a cidade deve se manter viva e saudável, assim como um organismo que abriga seres vivos.

Presidente - 1545169 - ZENITH NARA COSTA DELABRIDA
Interno - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Interno - 2583203 - ALBERICO NOGUEIRA DE QUEIROZ
Externo à Instituição - IKARO DANIEL DE CARVALHO BARRETO