Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA MENDES GONÇALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: MAYARA MENDES GONÇALVES DE OLIVEIRA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: USO E QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA COMO SUBSÍDIO À GESTÃO HÍDRICA NO CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Recursos hídricos; Gestão ambiental; Aquifero
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A água subterrânea é um recurso natural fundamental não só para os seres vivos como também para o meio ambiente, pois atende demandas de abastecimento para fins de consumo e utilização, mantém os solos úmidos e proporciona garantia do fluxo de base dos corpos hídricos, mantendo-os perenes em temporadas de seca ou de estiagem. A captação da água subterrânea se dá através de nascentes ou de poços, sendo este último uma alternativa viável por trazer vantagens como redução do espaço necessário para o armazenamento da água, autonomia no abastecimento e por ser menos alheia às questões climáticas. Porém, é de extrema importância que se faça o estudo sobre a quantidade e a qualidade das águas subterrâneas associadas a uma proposta de planejamento e gestão desse recurso com a finalidade de se ter a captação e utilização da água no viés do desenvolvimento sustentável. Portanto, o objetivo do trabalho é avaliar a qualidade da água dos poços do Campus São Cristóvão (UFS), classificar de acordo com a Resolução Conama nº 396, de 3 de abril de e propor um modelo de gestão hídrica, para a água subterrânea do Campus São Cristóvão – UFS. Os parâmetros de qualidade da água avaliados serão os físicos-químicos e os biológicos, a classificação de acordo com a CONAMA 396 será quanto aos usos (abastecimento, irrigação, A pesquisa será desenvolvida no Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe, onde serão coletadas amostras de água subterrânea referentes à dezenove poços artesianos bem como a proposição de um modelo de gestão dos recursos hídricos subterrâneos do Campus.

Presidente - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Externo à Instituição - GENESIO TAMARA RIBEIRO
Interno - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI

Notícia cadastrada em: 20/03/2023 10:23