Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: SAÚDE AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Ambiental, Gestão Pública, Ética, Educação Ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo traz à tona a temática acerca da saúde do trabalhador no âmbito da Universidade Federal de Sergipe, tendo como abordagens a saúde ambiental e suas relações com o setor de trabalho e a qualidade de vida saudável. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a saúde ambiental dos trabalhadores técnicos administrativos no âmbito da UFS à luz da legislação federal e de uma política institucional permanente. O método de embasamento do estudo é o estruturalismo. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória e a natureza é quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos destaca-se o levantamento bibliográfico e documental, com buscas na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google acadêmico, Directory of Open Acess Journals (DOAJ) e no portal de periódicos da CAPES no intervalo de 2018-2023, além dos documentos que enfatizam a saúde do trabalhador e a sustentabilidade; aplicação de entrevistas semiestruturadas, visitas in loco, registros fotográficos e realização de oficinas a serem desenvolvidas com os trabalhadores e trabalhadoras de setores da UFS. Para a operacionalização da pesquisa, faz-se necessário a discussão, ação e a sensibilização por parte dos agentes envolvidos, seja pelos trabalhadores enquanto alvo a ser diretamente beneficiado, caso o objetivo desta pesquisa seja alcançado, no tocante a implementação de uma Política Institucional Permanente Interna acerca da saúde dos trabalhadores da UFS, quanto dos gestores que, além de gerir, exercem papeis fundamentais para a condução de decisões que possam melhorar a saúde ambiental da comunidade universitária.

Presidente - 1807439 - JAILTON DE JESUS COSTA
Interno - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
Externo ao Programa - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA

Notícia cadastrada em: 17/03/2023 15:31