Banca de DEFESA: TAMIRES CRUZ SANTOS SILVA

DISCENTE: TAMIRES CRUZ SANTOS SILVA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: A ECOMOTRICIDADE DO PLANTAR E DO CUIDAR: UM PROJETO ECOPEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
PALAVRAS-CHAVES: educação ambiental crítica, ecopedagogia, ecomotricidade; segurança alimentar e nutricional; hortas escolares.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O modo de vida urbano-capitalista-ocidental nos traz diversos benefícios, como acesso facilitado à assistência médica, educação formal, ciência e diversidade cultural. Ao mesmo tempo, esse modo predominante de viver e ser no mundo resulta em problemas socioambientais que não se resolvem no tempo, especialmente problemas associados a desigualdades causadoras de pobreza e à exploração não sustentável dos recursos naturais. Diante desta realidade, muito tem sido discutido nas últimas décadas sobre a necessidade de superação dos paradigmas antropocêntricos e capitalocêntricos, almejando uma estrutura social na qual prevaleça o equilíbrio dos sistemas ecológicos, incluindo o direito de vida para todos os seres vivos do planeta. Metodologias educacionais focadas num mero alimentar intelectual das pessoas têm se mostrado insuficientes para estimular esta virada paradigmática que gradualmente nos afaste do contexto atual de eminente destruição da biosfera e extinção da vida humana e que nos aproxime de um movimento ativo de (re)tomada de uma cosmovisão ecológica (ecosomaestética-ambientalmente ética-ecopolítica). Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral avaliar como a Ecomotricidade do Plantar e do Cuidar (EPC), alinhada com aspectos socioambientais (sempre envolvendo aspectos culturais e socioeconômicos) da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), pode ser utilizada como projeto ecopedagógico para a educação infantil. Como objetivos específicos: (1) desenvolver as estruturas conceituais, metodológicas e ecopedagógicas da EPC; (2) analisar como o campo conceitual e empírico da SAN contribui para a estruturação (conceitual, metodológica, ecopedagógica) da EPC; e (3) elaborar, a partir das estruturas desenvolvidas nesse estudo, uma proposta para a inserção da EPC como práxis em contextos escolares e não escolares, especificamente na educação infantil. Para guiar este entrelaçamento de temas, utilizamos a metodologia de revisão bibliográfica aliada ao método dialético para organização desta pesquisa de natureza básica, teórica e exploratória. O arcabouço práxico apresentado tem o intuito de ser generativo como metodologia ecopedagógica para contextos escolares nos quais se desenvolvam relações horizontais entre diversos atores da escola para a construção de hortas no ambiente escolar. Na perspectiva da EPC, as hortas são educacionais e educadoras, evidenciando a complexidade relacional, afetiva e inter-ativa entre seres humanos e não-humanos. A partir da construção das hortas, projeta-se a transformação do projeto em processo, em construção de conhecimento a partir da práxis (pesquisa + plantar/cuidar) que envolva toda a comunidade escolar pela ação do(a) professor(a)-pesquisador(a).

Externo ao Programa - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Presidente - 2082011 - CAE RODRIGUES
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA

Notícia cadastrada em: 13/02/2023 17:02