Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSANA MARIA ANDRADE OLIVEIRA
DATA: 24/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: googl meet
TÍTULO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Ensino Superior; Formação Profissional; Gestão Ambiental;
PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
A pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento das práticas da Universidade Federal de Sergipe(UFS) no
A pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento das práticas da Universidade Federal deSergipe (UFS) no sentido da promoção do desenvolvimento sustentável e da inserção dasquestões ambientais no âmbito curricular. Os objetos de estudo são a administração e a áreaacadêmica, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. Para a identificação das açõesadministrativas e educativas desenvolvidas pela UFS no sentido das questões ambientais e osimpactos promovidos por essas ações na comunidade acadêmica buscamos: (a) avaliar oprocesso de incorporação dos conceitos e das orientações da A3P (Agenda Ambiental naAdministração Pública) na gestão administrativa da UFS; (b) identificar como as questõesambientais estão sendo inseridas nos currículos dos cursos de graduação; (c) Identificar quaisações de pesquisa e extensão abordaram a questão ambiental; (d) avaliar as lacunas no processode ambientalização da UFS, suas causas e consequências. Para a pesquisa foi utilizado oMétodo Estruturalista, sendo desenvolvido, fundamentalmente, de forma exploratória eexplicativa a partir de uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando como técnicas a pesquisabibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica foram consultados livros, publicaçõescientíficas, periódicos e artigos que permitiram uma melhor definição conceitual do objeto de
estudo. Com relação à pesquisa documental foram examinados documentos oficiais da UFSque sustentaram uma análise sobre a cronologia e os métodos utilizados nos processos deambientalização na Instituição, no período de 2010 a 2020. A pesquisa identificou açõesadministrativas e educativas desenvolvidas pela UFS no sentido da ambientalização, analisandoos impactos promovidos por essas ações na comunidade acadêmica e possibilitando possíveiscomparações e transferências (não generalizações) para outros contextos temporais e espaciais.Palavras-