Banca de DEFESA: LEO SOUSA SANTIAGO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEO SOUSA SANTIAGO DE OLIVEIRA
DATA: 30/05/2023
LOCAL: SALA VIRTUAL - VIDEOCONFERÊNCIA - meet.google.com/nhe-rcrb-iyj
TÍTULO: PHANTOM-TELLES: SISTEMA DE MEDIDAS PONTO A PONTO PARA PROCEDIMENTOS DOSIMÉTRICOS EM RADIOTERAPIA
PALAVRAS-CHAVES: Phantom de água, Blue Phantom IBA, Simulação Computacional, Controle de Qualidade, Acelerador Linear, LINAC.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

Objetos simuladores (phantoms) de água são usados para simular tecidoshumanos e medir vários parâmetros dosimétricos, de forma a assegurar aexposição correta dos pacientes à radiação. O objetivo deste trabalho foidesenvolver um sistema de medidas ponto a ponto para obtenção de parâmetrosdosimétricos de feixes de aceleradores lineares empregados em radioterapia.Para isso, foi construído um phantom de água, chamado de phantom-Telles,contando com um sistema automatizado de posicionamento de detector e ummodelo de cálculo denominado de FOCAL. Esse modelo usa a equação detransporte com aproximações para interpolar dados medidos no phantom-Tellesde forma a simular medidas de varredura contínuas feitas por phantomscomerciais. O phantom-Telles foi construído na Universidade Federal do RioGrande do Norte, reestruturado, programado e calibrado na UniversidadeFederal de Sergipe e validado no Real Hospital Português, em Recife, por meiode comparações entre curvas de porcentagem de dose em profundidade (PDD)e de perfil de dose em campos de radiação de feixes de 6 MV de um aceleradorlinear Varian-TrueBeam medidas com um phantom comercial da IBA. Osresultados das medidas de PDD e Perfil mostraram que os dados obtidos com ophantom-Telles estão em conformidade com os obtidos com o phantom-IBA,com incertezas de até 0,005 cm para deslocamentos do detector e 0,001 pA paramedições do detector. Os dados simulados e medidos ponto a ponto no essenovo diferiram em até 1% dos obtidos por varredura no phantom IBA. O conjuntode dados obtidos neste trabalho indica que o phantom-Telles têm potencial parauso em controle qualidade e comissionamento de aceleradores lineares.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - EDSON RAMOS DE ANDRADE
Externo à Instituição - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO NOGUEIRA