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Descrição |
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MAYARA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
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GOVERNANÇA PÚBLICA E INSTITUCIONALIZAÇÃO NAS FUNDAÇÕES DE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
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Orientador : KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
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Data: 31/08/2023
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Dissertação
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Sob os aspectos teóricos do Institucionalismo, Legitimidade, Neo-institucionalismo, Isomorfismo, Governança Pública e Fundações de Apoio, o presente estudo objetivou analisar, mediante processo de institucionalização, a influência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nas práticas de governança pública existentes na Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE). Metodologicamente, a pesquisa está estruturada em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. Assim, por meio da estratégia de investigação do estudo de caso, foi realizado o levantamento da governança pública da FAPESE com base no questionário usado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o Perfil de Governança e Gestão Públicas – Ciclo 2021 de suas entidades jurisdicionadas, e comparado com o perfil apresentado pela UFS sob os mesmos parâmetros. Foi considerado o recorte das questões ligadas às dimensões de Liderança, Estratégia e Controle, vinculadas ao iGovPub (índice de governança pública organizacional). A partir disso analisou-se, segundo o modelo de Tolbert e Zucker (1998), o estágio de institucionalização das práticas de governança pública existentes na FAPESE sob a influência da UFS. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de ambas as instituições integrantes da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Projetos envolvendo a UFS e as Fundações de Apoio (CPAP), além da pesquisa documental e observação participante. Dessa forma, o estudo concluiu que é tímido o volume de práticas de governança pública realizadas na FAPESE e estas recebem pouca influência da UFS, sendo o primeiro estágio, a habitualização, aquele que melhor caracteriza esse processo de institucionalização. Além disso, as práticas da Fundação devem buscar um aprimoramento, mantendo o nível de qualidade ao passo que diminui sua volatilidade, conforme surge pressão do mercado ou uma nova legislação. Tal análise resultou em uma proposta de intervenção visando ao aprimoramento mais eficiente da governança pública da FAPESE.
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FELIPE BAPTISTA PRUDENTE
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PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS NAS GRANDES CONTRATAÇÕES: ESTUDO DE CASO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE
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Orientador : ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA
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Data: 30/08/2023
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Dissertação
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As compras públicas representam uma parcela significativa do Produto Interno Bruto(PIB) tanto globalmente, com cerca de 12,6% nos países-membros da Organização para aCooperação e Desenvolvimento Econômico, quanto no Brasil, onde elas representaramaproximadamente 12% do PIB em 2021, evidenciando a relevância dos processos decontratações públicas e sua potencialidade para riscos na administração pública. Nessesentido, o Tribunal de Contas da União destaca que os processos de comprasgovernamentais são considerados um dos mais arriscados, recomendando, portanto, a aplicação da gestão de risco. No âmbito do Tribunal de Justiça de Sergipe, as grandescontratações são objeto de atenção especial, visando melhorar as decisões administrativase alinhar essas contratações com a estratégia organizacional, dado o seu alto impactofinanceiro, representando 18% dos contratos firmados em 2022 e 68% do total das verbascontratadas. Esta dissertação investigou a aplicabilidade da gestão de riscos nas grandescontratações do Tribunal de Justiça de Sergipe, utilizando uma abordagem de estudo decaso único com coleta de dados por meio de análise documental, observação participante eentrevistas. Os resultados apontam desafios significativos na gestão de riscos no órgão,como a falta de metodologia clara e sistematizada, bem como a necessidade deaprimoramentos na identificação, análise, avaliação, respostas, monitoramento ecomunicação dos riscos nas grandes contratações. No entanto, identificaram-se pontosfortes, incluindo a atuação do Comitê de Grandes Contratações, que promove discussõesqualificadas sobre o tema. Com base nos achados, foram elaboradas recomendações parafortalecer a gestão de riscos no Tribunal de Justiça de Sergipe, buscando aprimorarcontinuamente os processos de grandes contratações e garantir resultados mais seguros eeficientes para a organização.
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DEISE MAISA RIBEIRO DE SANTANA
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TELETRABALHO E PRODUTIVIDADE: HÁ INFLUÊNCIA? UM ESTUDO À LUZ DO PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO (PGD) NAS SUPERINTENDÊNCIAS DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO
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Orientador : THAIS ETTINGER OLIVEIRA SALGADO
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Data: 30/08/2023
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Dissertação
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Considerando a revolução tecnológica que permitiu uma conectividade cada vez maisabrangente, possibilitando novas formas de trabalho, o objetivo desta pesquisa é analisar qual a influência que o teletrabalho possui na produtividade de teletrabalhadores. A literaturacomumente relaciona o ganho da produtividade como um dos principais benefícios percebidosna prática do teletrabalho, mas também indica que, a depender das circunstâncias envolvidas, amesma produtividade pode ser negativamente afetada. Trata-se de uma pesquisa de abordagemquantitativa e caráter descritivo e exploratório, cujo método utilizado para efetuar a análiseexistente entre os construtos teletrabalho e produtividade foi a técnica de análise multivariadadenominada Modelagem de Equações Estruturais (MEE/SEM), baseada em MínimosQuadrados Parciais (Partial Least Square – PLS), em que foi proposto um diagrama decaminhos ou modelo inicial, e foi efetuada no contexto do Programa de Gestão e Desempenho(PGD), com colaboradores federais das unidades das Superintendências do Patrimônio da União(SPU). A partir das fontes bibliográficas que deram embasamento ao estudo, constituiu-se comoelementos formadores do teletrabalho (variável independente) as TIC e o trabalho à distância.Quanto à produtividade, baseou-se na escala IAPT, validada por Menezes e Xavier (2018), paraa construção do segundo construto (variável dependente). Após a primeira etapa de análise, coma realização da avaliação do modelo de mensuração, constatou-se que os elementos formadorese os indicadores do teletrabalho possuíam o condão de mensurar o construto satisfatoriamente,contudo, quanto à produtividade, houve a necessidade de ajuste do modelo. Na segunda etapa,avaliou-se o modelo estrutural para verificação da relação existente entre os construtos. Forampropostas três hipóteses para análise da relação existente entre o teletrabalho e a produtividade.Concluiu-se, a partir do teste das hipóteses, que o teletrabalho realizado pelos colaboradoresfederais do PGD influencia direta e positivamente na produtividade dos teletrabalhadores dasSuperintendências do Patrimônio da União.
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RAFAEL LIMA SANTOS
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GESTÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL: PROPOSTA DE MODELO À SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO DE SERGIPE SEAD/SE
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Orientador : THAIS ETTINGER OLIVEIRA SALGADO
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Data: 29/08/2023
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Dissertação
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O debate sobre desempenho no setor público deve ser compreendido em um contexto maisamplo de mudanças no papel do Estado e transição de um modelo burocrático para um modelogerencialista de administração pública. No contexto do pensamento gerencial, o grau deeficiência da organização está relacionado ao desempenho individual, sendo incentivado o usode técnicas e instrumentos que permitam aferir o desempenho insatisfatório. A transposição daprática originada no setor privado para o setor público, no entanto, enfrenta desafios.Remanescem na gestão pública brasileira traços culturais como o patrimonialismo e o clientelismo, o temor de implicações pessoais e repercussões políticas e a aversão a potenciaisconflitos. O trabalho no setor é de natureza coletiva, exigindo cooperação inter eintraorganizacional, dificultando a individualização das entregas. Diante desse cenário e tendoem conta, ainda, que um sistema de gestão do desempenho eficaz deve considerar característicasorganizacionais particulares, a presente pesquisa buscou elaborar uma proposta de modelo degestão do desempenho individual aplicável à realidade da Secretaria de Estado daAdministração de Sergipe (SEAD/SE). Para tanto, foi conduzido um estudo de caso naorganização em questão. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa documental e deaplicação de questionários. Os dados foram tratados através de estatística descritiva e análise deconteúdo. Os resultados subsidiaram uma proposta de modelo de gestão do desempenhoindividual à SEAD/SE, com o intuito de introduzir na instituição práticas inovadoras para agestão de pessoas, em benefício dos colaboradores, da organização e da administração públicaestadual como um todo.
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GUSTAVO TORRES DE BRITO DAIER
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UFS INTRADIGITAL: ANÁLISE DA GOVERNANÇA ELETRÔNICA PARA CONCEPÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA INTEGRAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
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Orientador : MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
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Data: 29/08/2023
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Dissertação
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A Administração Pública Federal (APF) vem implementando e aperfeiçoando processos de Governança Eletrônica, com ferramentas como o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – em busca da efetivação da Estratégia de Governo Digital Federal (EGD) 2020-2023 – e o Sistema Nacional para a Transformação Digital – que cuida da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) 2022- 2026. Somado a isso, a Lei do Governo Digital (LGD) também chega com principiologia extensa e diretrizes para cumprimento por órgãos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) se encontra em desenvolvimento uma estruturação de sua política de governança que já possibilita o desenvolvimento contínuo de boas práticas em Governança Eletrônica na Instituição, mas ainda não demonstra a busca estratégica necessária pela Transformação Digital (TD) em seus processos. Considerando o cenário exposto, o presente estudo teve como objetivo analisar a estrutura de Governança Eletrônica e a integração dos processos de Transformação Digital da UFS, frente a normas e regimentos federais. Por meio de uma pesquisa qualitativa básica, utilizando dados secundários (pesquisa documental) e primários (entrevistas com membros do Comitê Institucional de Governança da UFS), foi realizada descrição, triangulação e categorização por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin, agregando elementos de análise de 5 dimensões advindas dos objetivos específicos do estudo. Isso possibilitou encontrar alinhamento avançado de instrumentos da Governança Eletrônica da UFS com normas, regimentos e guias federais, com ações de governança eletrônica e transformação digital que possibilitaram sua inclusão em um modelo de quatro estágios para Transformação Digital integrada, classificando processos de trabalho da UFS no terceiro estágio – Transformação Digital, além da apresentação de resultados com subsídios suficientes para construção de um relatório técnico com sete sugestões e um diagrama de ações integradas visando a Transformação Digital de seus processos de trabalho: o Protocolo UFS Intradigital.
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JANAINA ANDRADE DE CERQUEIRA TELES
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Transparência governamental e fatores associados no contexto de pandemia por Covid-19: um estudo em munícipios brasileiros
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Orientador : KLEVERTON MELO DE CARVALHO
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Data: 17/08/2023
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Dissertação
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Este estudo tem como objetivo analisar os fatores associados à transparência governamental dos municípios brasileiros durante a pandemia por Covid-19. Em 2020, diante da declaração de pandemia, fizeram-se necessárias medidas governamentais excepcionais, a fim de contribuir para o rápido enfrentamento do cenário de calamidade. Surgiu, então, um arcabouço normativo emergencial que, dentre outras diligências, flexibilizou procedimentos, com o objetivo de promover celeridade às contratações públicas. Ampliou-se, assim, a necessidade por controle da gestão pública e de mecanismos mais adequados de transparência, não havendo clareza sobre fatores intervenientes nesse processo. Foram propostas doze hipóteses relacionando o nível de transparência pública municipal no contexto da Covid-19 com variáveis institucionais, ambientais e epidemiológicas. Uma amostra aleatória estratificada de 600 municípios brasileiros foi analisada, levando em consideração o tamanho populacional, a unidade federativa e a região. O nível de transparência foi avaliado através do Índice de Transparência Pública Municipal no âmbito da COVID-19 (ITPM-COVID), adaptado de Teles et al. (2022), que considera a legislação brasileira (dimensão normativa) e as boas práticas de transparência (dimensão social). A validação e adaptação do conteúdo do índice foram realizadas por meio da técnica Delphi com especialistas. Este estudo é de natureza aplicada, envolvendo uma abordagem quali-quantitativa. A análise estatística incluiu métodos bivariados e multivariados, com destaque para a regressão linear múltipla. Os resultados indicaram um baixo nível de transparência, com uma média de atendimento de apenas 39,46%. A dimensão normativa do ITPM-COVID foi classificada como "regular", enquanto a dimensão social foi classificada como "ruim". As variáveis de receitas orçamentárias, transferências intergovernamentais para o enfrentamento da Covid-19, capacidade fiscal, cultura de transparência, estrutura de controle interno, população, IDHM, região, participação eleitoral, casos de Covid-19 e mortes por Covid-19 demonstraram uma influência significativa nos níveis do ITPM-COVID. No entanto, as variáveis de mandato eleitoral e PIB per capita não apresentaram uma relação significativa. Os modelos de regressão utilizados explicam 16,1% do ITPM-COVID geral, 10,3% do ITPM-COVID na dimensão normativa e 20,6% do ITPM-COVID na dimensão social. Com base nos resultados, foi possível agrupar a amostra em dois clusters, levando em consideração o nível de transparência e as características dos fatores investigados. Pode-se, assim, concluir o pressuposto inicial dessa pesquisa de que, no geral, existe uma associação entre os fatores institucionais, ambientais e epidemiológicos e os níveis de transparência governamental dos municípios brasileiros no âmbito da pandemia por Covid-19.
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ANA CAROLINE DA SILVA JESUS
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CAMINHOS DE ACESSO ÀS LINHAS DE CRÉDITO RURAL PARA A MULHER AGRICULTORA
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Orientador : ABIMAEL MAGNO DO OURO FILHO
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Data: 08/08/2023
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Dissertação
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A mulher agricultora representa um papel importante na agricultura familiarbrasileira. Seus esforços, seja na produção rural ou nos lares, são fundamentais para garantir asegurança alimentar de sua família e da sociedade além de contribuir direta e indiretamente parao desenvolvimento socioeconômico do país. A importância do seu papel, contudo, não érefletido de maneira proporcional no reconhecimento do seu trabalho que é quase sempredesvalorizado. Portanto, é necessário que os entes governamentais adotem medidas que apoiema mulher agricultora familiar e favoreçam seus esforços. Uma dessas medidas é o PRONAF que UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEPRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAMESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAconcede crédito rural para custeio e investimento das atividades da agricultura familiar e quepossui uma linha de crédito exclusiva para as mulheres. Contudo, o acesso das mulheresagricultoras ao PRONAF ainda é reduzido, existem fatores que dificultam esse acesso e quenecessitam ser melhor analisados. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo deacesso e utilização das linhas de crédito oferecidas PRONAF no contexto das mulheresagricultoras no município de Piaçabuçu/AL. Para alcance deste objetivo foi conduzido umestudo de caso com as mulheres agricultoras familiares do município de Piaçabuçu/AL,associadas à cooperativa de agricultores familiares denominada COOPAIBA. A coleta de dadosocorreu através de entrevistas semiestruturadas, de observação direta e pesquisa documental. Osdados coletados foram analisados por meio das análises de conteúdo e documental. A partir dosresultados concluiu-se que os fatores que dificultam ou facilitam o processo de acesso dasmulheres agricultoras as linhas de crédito do PRONAF podem ser divididos em quatro grandesdimensões: Relações sociais, Relação Familiar, Documentação exigidas pelas instituições eDivulgação e Acesso às informações. Constatou-se também que no cerne dos fatores que maisinfluenciam o acesso ao crédito rural está a qualidade na divulgação e repasse das informaçõesque atualmente encontra-se precária, necessitando que todos os atores envolvidos neste processoadequem suas formas de divulgar as informações e orientar as agricultoras.
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ALEXANDRE MANDARINO SANTANA
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O FPM e sua correlação com o PIB das municipalidades sergipanas
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Orientador : JUSSARA MARIA MORENO JACINTHO
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Data: 13/07/2023
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Dissertação
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O presente trabalho tem por objetivo mensurar quantitativamente a correlação entre o aumento no repasse de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) das municipalidades sergipanas. Ao longo de nossa História, os Municípios tradicionalmente ocuparam posição marginal no sistema político brasileiro, condição periférica que era refletida nas suas combalidas finanças, canibalizadas por entidades maiores. A penúria financeira da maioria dos Municípios brasileiros em geral e sergipanos em particular – ainda não contornada mesmo com a atribuição de cada vez mais receitas próprias para si – tornou-os dependentes de repasses de outras esferas federativas, notadamente da União Federal, que os faz, dentre outras formas, por meio daquele fundo. Através da correlação da variável recursos repassados ao Municípios via FPM e da variável PIB – ambos mensurados em bases anuais –, verificou-se que, de forma geral, um aumento das transferências daquele fundo para as municipalidades sergipanas não tem correlação com o aumento das taxas de crescimento do seu PIB.
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MATHEUS VIANA ARAUJO
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PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA REAVALIAÇÃO DOS BENS MÓVEIS À UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
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Orientador : ROSANGELA SARMENTO SILVA
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Data: 30/06/2023
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Dissertação
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Devido às reformas na Administração Pública, a influência da Nova Gestão Pública (NGP), os avanços no gerenciamento patrimonial e a convergência da contabilidade pública brasileira aos padrões internacionais, os Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCP), dentre eles, a reavaliação dos bens móveis, deve se adequar visando a mensuração ao valor de mercado de tais bens. Isto posto, o objetivo desta pesquisa foi a proposição de uma metodologia para reavaliação dos bens móveis à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Metodologicamente, o estudo teve cunho qualitativo e descritivo, além disso, recorreu-se ao estudo de caso único para descrever os procedimentos necessários à reavaliação dos bens. Quanto à coleta dos dados, o estudo foi conduzido por meio da pesquisa documental, bibliográfica e análise de dados extraídos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Por fim, dados primários por meio da observação participante. Quanto aos resultados, concluiu-se que a UFS utiliza o SIPAC para lançamento e acompanhamento da depreciação; que durante a reavaliação do ativo, a depreciação acumulada deve ser subtraída do seu valor contábil bruto; que pode-se utilizar como referência para reavaliação o valor de mercado do bem idêntico ou similar, quando novo, a atualização do bem ao IPCA e a tabela FIPE; que o Fator de Reavaliação (FR) considera fatores e seus respectivos pesos na aplicação; que deve-se definir a Nova Vida Útil (NVU) do bem ao fim da reavaliação; e, por fim, que o relatório de reavaliação proposto deve ser implementado no SIPAC possibilitando à UFS o gerenciamento dos seus bens de acordo com os princípios da eficácia, eficiência e efetividade, bem como, atendendo aos interesses da Administração Pública.
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ELEIA SANTOS COSTA DE OLIVEIRA
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A Governança na Ação REUNI com foco na Transparência: Estudo de Caso no campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe
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Orientador : JUSSARA MARIA MORENO JACINTHO
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Data: 29/06/2023
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Dissertação
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Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o tratamento da divulgação das informações sobre a ação dos recursos REUNI no Campus de Lagarto. O tema é relevante para a Administração Pública por envolver a participação dos cidadãos no controle dos atos de gestão e assim, torná-las o mais eficiente possível e contribuindo para a geração de resultados satisfatórios a seus usuários. Trata-se, dessa forma, de uma pesquisa qualitativa, de caso único, descritiva e exploratória. Adotou a técnica documental e bibliográfica consubstanciada na análise de dados secundários e utilizou-se também a técnica de análise de conteúdo conduzida pela busca por elementos que respondam à questão de seus objetivos. Pode-se perceber que a pesquisa expôs que na UFS não apresentou uma divulgação clara dos dados orçamentários do programa REUNI, para seus usuários, por meio de relatório específico e sem tratamento dos dados. Por fim essa pesquisa subsidiou a construção de um modelo de avaliação da transparência na execução dos recursos destinados as ações orçamentárias da UFS, que tinham como objetivo avaliar as características e práticas de acordo com o nível de transparência dos resultados encontrados e considerando as definições estabelecidas de cada nível da transparência. E, após a avaliação e identificação dos níveis de transparência, sugerir melhorias e recomendações necessárias.
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THAÍS SANTOS DÓRIA
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QUESTÃO DE GÊNERO NA ALTA GESTÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO FENÔMENO TETO DE VIDRO
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Orientador : JUSSARA MARIA MORENO JACINTHO
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Data: 05/05/2023
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Dissertação
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Este estudo investiga a ocorrência do Fenômeno Teto de Vidro no acesso e exercíciode Cargos de Direção (CDs) da alta hierarquia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).Metodologicamente, a pesquisa está estruturada em uma abordagem qualitativa, de caráterdescritivo e exploratório. A partir dessas escolhas metodológicas, a pesquisa foi executada emtrês fases: na primeira, realizou-se um levantamento de dados numéricos acerca da ocupação deCDs, por gênero, no período compreendido entre 2013 e 2022; sequencialmente, fez-seentrevistas semiestruturadas com ocupantes desses cargos na instituição; na terceira fase, osdados coletados foram tratados e analisados de forma qualitativa, sob a perspectiva dosconceitos norteadores da pesquisa – Gênero, Divisão Sexual do Trabalho e o Fenômeno Teto deVidro – de forma interseccional. O conceito Teto de Vidro é utilizado para representar adificuldade das mulheres em alcançar cargos de alto nível hierárquico nas organizações, sejamelas públicas ou privadas, em decorrência da existência de barreiras relacionadas à divisãosexual do trabalho e às práticas discriminatórias baseadas no gênero. Na administração pública, em particular, a discriminação de gênero é mitigada no processo de admissão, uma vez que oacesso ao emprego público se dá por meio de aprovação prévia em concurso público. Essemecanismo, porém, não impede que, durante a trajetória profissional, as mulheres enfrentemdesafios em razão do gênero. Considerando essa perspectiva e confirmando-se os resultadosesperados, o estudo concluiu que, ainda que não exista nenhuma barreira formal que impeça oacesso delas aos CDs tratados na pesquisa ou que dificulte o exercício desses cargos, osprocedimentos e regras institucionalizados, bem como as assimetrias estruturais que afetam asrelações entre os gêneros, possibilitam a existência de práticas que reproduzem e reforçam adesigualdade entre homens e mulheres nas estruturas de poder e nos espaços de decisão daInstituição. Tal análise resultou na elaboração de proposta para equiparação entre gêneros naocupação dos CDs da alta hierarquia, de modo a contribuir para a construção de uma cultura deIgualdade de Gênero no âmbito da gestão da UFS.
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