ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM |
Linhas Pesquisa : | |
› PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM- Investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos de ciências e matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente. | |
› ENSINO, CURRÍCULO E CULTURA | |
ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM- Articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (osrituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares) | |
› ENSINO TECNOLÓGICO: PRÁTICAS E CONSTRUÇÕES CURRICULARES | |
ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM- Destina-se a discussões sobre o ensino tecnológico em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores para o ensino de tecnologia), a partir de estudos sobre as práticas e aspectos curriculares, e inovações pedagógicas. Esta linha tem por finalidade subsidiar investigações sobre o fazer pedagógico em estreita relação entre a ciência e a tecnologia. São focos da linha o ensino de engenharia, a alfabetização científica e tecnológica, a formação integral do indivíduo, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade no Ensino, além de estudos curriculares sobre formações técnicas. |