2015, Marta Élid Amorim, PIETROPAOLO, R. C, UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA EXPLORAÇÃO DE NOÇÕES CONCERNENTES ÀS DEMONSTRAÇÕES E PROVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, , Resumo, ISSN:
2016, Maria Cristina de Souza Santos e Marta Élid Amorim
, Licenciatura em Matemática: Debates sobre a modalidade a distância, Caminhos da Educação Matemática em Revista, Revista Cientifica, ISSN: 1983-7399
2016, Marta Élid Amorim, Ruy César Pietropaolo, CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÕES E PROVAS, Anais do XII ENEM, Anais, ISSN:
2017, Teresa Cristina Etcheverria, Marta Élid Amorim, Viviane de Jesus Lisboa Aquino, CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: O QUE PENSAM ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER PARA ENSINAR, Anais do XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", Anais, ISSN:
2017, Lana Thais Santos Silva, Danilo Mendonça Barrêto, Marta Élid Amorim, O USO DO FRAC-SOMA NO ENSINO DE FRAÇÕES COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM, Anais do XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", Anais, ISSN:
2017, Simone de Jesus da Fonseca, Marta Élid Amorim, ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA, Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 2525-5444
2017, Teresa Cristina Etcheverria, Marta Élid Amorim, Viviane de Jesus Lisboa Aquino, CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: O QUE PENSAM ESTAGIÁRIOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O QUE UM PROFESSOR PRECISA SABER PARA ENSINAR, Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-line), Revista Cientifica, ISSN: 2358-4750
2018, Ruy César Pietropaolo, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Marta Élid Amorim, Conhecimentos de professores para o ensino de noções concernentes à Estatística na Educação Básica, Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Anais, ISSN:
2018, Olga Corbo, Ruy César Pietropaolo, Marta Élid Amorim , A Interação Entre os Componentes Intuitivo, Algorítmico e Formal no Ensino dos Números Irracionais na Educação Básica, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 2176-5634
2019, Marta Élid Amorim, Teresa Cristina Etcheverria, OLIVEIRA, MARTA RAQUEL SILVA DE, Fração com o Significado de Operador Multiplicativo: Aprendizagem e Ensino, JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Revista Cientifica, ISSN: 21765634
2019, Lana Thais Santos Silva, Marta Élid Amorim, Teresa Cristina Etcheverria, EXPERIÊNCIA DOCENTE EM UMA TURMA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , Anais, ISSN:
2019, Teresa Cristina Etcheverria, Marta Élid Amorim, O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA LEITURA E ESCRITA, , Anais, ISSN:
2019, Teresa Etcheverria, Marta Élid Amorim, Wagner Ferreira , Formação de Professores: reflexão sobre conhecimentos docentes presentes na análise da produção matemática discente, REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, Revista Cientifica, ISSN: 2237-0587
2019, Ruy César Pietropaolo, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Marta Élid Amorim , Conhecimentos de professores de Matemática para o ensino de noções relativas à Estatística na Educação Básica, REVEMAT: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Revista Cientifica, ISSN: 1981-1322
2019, Lana Thais Santos Silva, Thayse de Fátima Oliveira Santos, Marta Élid Amorim, Rafael Neves Almeida, Conhecimentos necessários ao professor de Matemática para ensinar frações: uma discussão na formação inicial, Anais [do] Encontro Baiano de Educação Matemática: a sala de aula de Matemática e suas vertentes, Anais, ISSN:
2019, Marta Élid Amorim, Suzi Samá Pinto, Irene Mauricio Cazorla, Ensino de Estatística nos cursos de Licenciatura, Anais [do] Encontro Baiano de Educação Matemática: a sala de aula de Matemática e suas vertentes, Anais, ISSN:
2019, Thayse de Fátima Oliveira Santos, Lana Thais Santos Silva, Rafael Neves Almeida, Marta Élid Amorim, Números Racionais: conhecimento do conteúdo e do ensino evidenciados por por licenciandas em Matemática, Anais [do] Encontro Baiano de Educação Matemática: a sala de aula de Matemática e suas vertentes, Anais, ISSN:
2019, Marta Élid Amorim, Ruy César Pietropaolo, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Maria Elisabette B. B. Prado, A formação do professor reflexivo e o ensino de Probabilidade, Anais do XIII ENEM, Anais, ISSN:
2019, Tiago Augusto dos Santos Alves, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Marta Élid Amorim, Ruy César Pietropaolo, PROFESSORES EXPLICITAM SEUS SABERES ACERCA DAS PROPRIEDADES DA MÉDIA AO INÍCIO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA, Anais do XIII ENEM, Anais, ISSN:
2019, Teresa Cristina Etcheverria, Marta Élid Amorim, ESTRATÉGIAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA ENSINAR FRAÇÕES, Anais do XIII ENEM, Anais, ISSN:
2019, Tiago Augusto dos Santos Alves, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Ruy César Pietropaolo, Marta Élid Amorim, Medida de Tendência Central: Conhecimentos Profissionais Docentes, Anais do XIII ENEM, Anais, ISSN:
2019, Marta Élid Amorim, Ruy César Pietropaolo, Arthur Belford Powell, KNOWLEDGE FOR TEACHING JUSTIFICATIONS AND PROOFS FOR FUTURE MATHEMATICS TEACHERS, REVISTA ACTA SCIENTIAE, Revista Cientifica, ISSN: 2178-7727
2020, Marta Élid Amorim, PIETROPAOLO, R. C, Arthur Belford Powell, Angélica da Fontoura Garcia Silva, CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE ARGUMENTAÇÕES E PROVAS, PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), Revista Cientifica, ISSN: 21782679
2020, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto dos Santos Alves, Ruy Cesar Pietropaolo, Marta Élid Amorim
, Propriedades da Média: um Estudo sobre Respostas Dadas por Professores para Casos de Ensino, Educação Matemática em Revista, Revista Cientifica, ISSN: 2317-904X
2020, Marta Élid Amorim, Ruy César Pietropaolo e Angélica da Fontoura Garcia Silva, Formação do professor de Matemática: uma discussão sobre o ensino de probabilidade, Zetetiké, Revista Cientifica, ISSN: 2176-1744
2020, Teresa Cristina Etcheverria, Marta Élid Amorim, Conhecimentos de Licenciandos em Matemática para o Ensino de Frações, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 2176-5634
2021, Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Tiago Augusto Alves, Marta Élid Amorim, Impacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professores, Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 2525-5444
2021, Suzi Samá, Marta Élid Amorim, Dimensão afetiva e epistêmica da idoneidade didática na formação inicial de professores que ensinam Estatística, Educação Matemática Pesquisa - EMP, Revista Cientifica, ISSN: 1983-3156
2021, Mayara Miranda Santos, Flávia Cristina de Macêdo Santana, Marta Élid Amorim, O estágio nos cursos de licenciatura em matemática em universidades baianas: recontextualizações e (re)existências, REVEMOP, Revista Cientifica, ISSN: 2596-0245
2021, Lana Thaís Santos Silva, Thayse de Fátima Oliveira Santos, Rafael Neves Almeida, Marta Élid Amorim, Conhecimentos Evidenciados Por Futuras Professoras de Matemática Sobre os Números Racionais e Sobre seu Ensino, Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 2176-5634
2021, Tiago Augusto dos Santos Alves, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Élid Amorim, Reflexões e Desenvolvimento de Conhecimentos para o Ensino de Medidas de Tendência Central Gerados por Professores Participantes de um Processo Formativo, Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 2176-5634
2021, Lya Raquel Oliveira Santos, Mayara de Miranda Santos, Marta Élid Amorim, Jamille Vilas Bôas, TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ANÁLISE: OS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO NORDESTE, Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 2525-5444
2022, Teresa Etcheverria, Rafael Neves Almeida, Marta Élid Amorim, Processo Formativo do Futuro Professor de Matemática: foco nas operações do campo aditivo, Bolema: Boletim de Educação Matemática, Revista Cientifica, ISSN: 1980-4415
2023, Mayara de Miranda Santos, Flávia Cristina de Macêdo Santana, Marta Élid Amorim, Licenciatura em Matemática em instituições públicas do Piauí: fronteiras e relações de poder, Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Revista Cientifica, ISSN: 2179-426X
Quantidade de itens: 34
2018, Marta Élid Amorim, Perspectivas e desafios da formação do professor de Matemática: políticas públicas e práticas investigativas, XII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", Outros
2019, Marta Élid Amorim, Suzi Samá, Irene Cazorla, Ensino de Estatística nos cursos de licenciatura, XVIII EBEM - Encontro Baiano de Educação Matemática, Outros
2020, Marta Élid Amorim, Caminhos na divulgação da pesquisa em Educação Matemática, I Semana Acadêmica Virtual da Licenciatura em Matemática, Outros
Quantidade de itens: 3
2019, METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, Perspectivas para o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade, Suzi Pinto Samá, Irene Maurício Cazorla, Marta Élid Amorim
2021, Panorama das Licenciaturas em Matemática em Universidades Federais e Estaduais da Região Nordeste: adequação à Resolução CNE/CP Nº. 02/2015, A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL EM 2019: ANÁLISES DOS PROJETOS DOS CURSOS QUE SE ADEQUARAM À RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2015, Flávia Cristina de Macêdo Santana
Marta Élid Amorim
Jamille Vilas Bôas
Mayara de Miranda Santos
Lya Raquel Oliveira dos Santos
Quantidade de itens: 2
2018, Concurso para Professor Auxiliar da Matéria Metodologia e Prática do Ensino de Matemática, Marta Élid Amorim, Rita Lobo Freitas, Ana Paula Perovano
Quantidade de itens: 1
2015, UMA INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA APRENDIZAGEM DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ACERCA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE, Tiago Augusto dos Santos Alves
2015, Dissertação de Mestrado A Transcendência de π, e e dos Números de Liouville, Josivaldo Reis Oliveira
2016, Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem de noções estatísticas - Curva Normal, Robson Candeias Macedo
2016, Dissertação de Mestrado Aplicação da Teoria dos Grafos no Ensino Médio à Luz das Contribuições do PROFMAT, Marcelo Silva de Souza
2016, Dissertação de Mestrado ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM INTERPRETAR E RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA, Simone de Jesus da Fonseca
2016, Dissertação de Mestrado CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE NOÇÕES ESTATÍSTICAS ? CURVA NORMAL, Robson Candeias Macedo
2016, Dissertação de Mestrado CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL, Tiago Augusto dos Santos Alves
2018, Monografia de Graduação Análise de erros cometidos por estudantes dos anos iniciais na resolução de atividades envolvendo adição e subtração., Valério Evangelista Barreto
2018, Monografia de Graduação Os níveis de compreensão do conteúdo de geometria em uma turma de 8º ano do ensino fundamental - Teoria de Van Hiele, Luiz Alberto Santos Theodoro
2018, Monografia de Graduação Jogos matemáticos: um recurso didático para o ensino de números inteiros, Fábio Santos de Oliveira
2018, Monografia de Graduação A importância do lúdico no Ensino de Matemática no Ensino Fundamental, Danilo Barbosa Chaves
2018, Monografia de Graduação Dificuldades na resolução de problemas matemáticos envolvendo equações do 1º grau, Bruno da Costa Santos
2018, Monografia de Graduação Contribuições do curso EAD/UFS do polo Colônia Treze na formação do professor de Matemática, Aldilene Alves de Souza Marques
2019, Transformações no ensino de Estatística no Colégio 7 de Setembro provocadas pela prova de Matemática do ENEM, Alexandre Moura Roberto
2019, Dissertação de Mestrado Transformações do ensino da Estatística em uma escola particular do estado do Ceará induzidas pela prova de Matemática do ENEM, Alexandre Moura Roberto
2019, Dissertação de Mestrado Cálculo Diferencial: Uma proposta de abordagem no Ensino Médio, Jonas Ferreira de Souza
2019, Um estudo de disciplinas da matemática de um curso de Administração sob a perspectiva das competências e do princípio da enculturação matemática, Suellen Rodrigues de Freitas
2020, Dissertação de Mestrado Contribuições das disciplinas de Estatística na formação do futuro professor de Matemática para a Educação Básica, Thiago Campos de Oliveira
2020, Tese Doutorado A formação reflexiva do professor de Matemática: uma proposta de desenvolvimento do pensamento estatístico, LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CONVERSÃO DE UNIDADES DE ÂNGULOS, LEIDIANNE DE CARVALHO SANTANA
2021, Qualificação de Mestrado UMA ANALISE PRAXEOLOGICA SOBRE A PRESENCA DE SOLIDOS GEOMETRICOS EM PROVAS DO ENEM DE 2017-2020, VALÉRIA DE JESUS PADILHA
2021, Dissertação de Mestrado RÉGUAS DE CÁLCULO E SEU POTENCIAL PARA O ENSINO DAS PROPRIEDADES LOGARÍTMICAS, João Jameson Lopes Cordeiro
2022, Dissertação de Mestrado A Influencia da Argumentacao Justificativa na Articulacao dos Saberes Experienciais Docentes, MATHEUS MATUCELI DOS SANTOS
2022, Dissertação de Mestrado Ressignificação de Conhecimentos Profissionais sobre o Raciocínio Proporcional de um Grupo de Professoras que Ensinam Matemática, Helena do Carmo Borba Martins
2022, Qualificação de Doutorado As Possibilidades de Manipulação de Figuras na Prática de Resolução de Problemas de Geometria, Antonio Alexandre Aparecido da Silva
2023, Dissertação de Mestrado Conhecimentos evidenciados nos cursos de formação inicial para o ensino dos números racionais, LANA THAÍS SANTOS SILVA
2023, Qualificação de Mestrado SOLIDOS GEOMETRICOS PRESENTES EM LIVROS DE MATEMATICA DO ENSINO MEDIO: UMA ANALISE PRAXEOLOGICA NA COLECAO ADOTADA PELA REDE ESTADUAL DE SERGIPE, JULIANA DE SOUZA PAULA
2023, Dissertação de Mestrado EDUCACAO ESTATISTICA E PENSAMENTO ESTATISTICO: UMA INVESTIGACAO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL NO MUNICIPIO DE ITABAIANA/SE, MARCELA LIMA SANTOS
Quantidade de itens: 28
POS-DOUTORADO,
,
02/2019
,
01/2020
,
Quantidade de itens: 1
2015,Membro da Comissões Organizadora, Campus Professor Alberto Carvalho - UFS, REGIONAL, VIII Semana de Matemática e IV Encontro Regional PIBID Matemática
2016,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, Itabaiana - Sergipe, NACIONAL, Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - ReviSeM
2016,Conferencista Convidado, São Paulo, NACIONAL, IV Seminário Integrado Observatório da Educação UNIAN 2016 - Parcerias que promovem a aprendizagem
2017,Consultor ad hoc de anais de evento, Ouro Preto - MG, REGIONAL, Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto
2018,Consultor ad hoc de anais de evento, Feira de Santana - BA, LOCAL, XVIII Semana de Matemática da UEFS
2018,Assessoria/Consultoria, São Paulo - SP, NACIONAL, Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM
2018,Consultor Ad Hoc de Comissão Nacional de Reforma e Avaliação de Cursos, Brasília, NACIONAL, Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis)
2019,Consultor ad hoc de anais de evento, Petrolina - PE, REGIONAL, III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste
2019,Consultor ad hoc de anais de evento, Ilhéus - BA, NACIONAL, Encontro Baiano de Educação Matemática - EBEM
2019,Consultor ad hoc de revista científica, Paderborn, INTERNACIONAL, Statistics Education Research
2019,Consultor ad hoc de orgãos de fomento, Aracaju - SE, NACIONAL, FAPITEC
2019,Consultor ad hoc de revista científica, São Paulo - SP, NACIONAL, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM
2019,Consultor ad hoc de revista científica, Florianópolis - Santa Catarina, NACIONAL, Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT
2020,Consultor ad hoc de revista científica, Campinas - SP, NACIONAL, Zetetiké
2020,Consultor ad hoc de revista científica, São Carlos - SP, NACIONAL, Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC
Quantidade de itens: 15
2020, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Socio Efetivo
Quantidade de itens: 1
Conselho de Coordenação de Cursos, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Núcleo Docente Estruturante - NDE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Comissão Própria de Avaliação, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Quantidade de itens: 4
Análise de erros cometidos por estudantes dos anos iniciais na resolução de atividades de adição e subtração, VALÉRIO EVANGELISTA BARRETO ,
11/2018
Contribuições do curso EAD/UFS do polo Colônia Treze na formação do professor de Matemática, ALDILENE ALVES DE SOUZA MARQUES ,
11/2018
Jogos matemáticos: um recurso didático para o ensino de números inteiros, FÁBIO SANTOS DE OLIVEIRA ,
11/2018
Quantidade de itens: 3
Doutorado, LANA THAÍS SANTOS SILVA, 02/2024
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, WAGNER FERREIRA SANTOS, 02/2024
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, JUSSARA SANTOS ROSA, 02/2024
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, SILVANIA DA SILVA COSTA, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, DEISE SOUZA DE ALMEIDA ANDRADE, 12/2019
- 11/2020
,
Concluída em 11/2020
Mestrado, SIMONE DE JESUS DA FONSECA, 12/2015
- 09/2016
,
Concluída em 05/2016
Mestrado, JULIANA DE SOUZA PAULA, 08/2021
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, FERNANDA MIRANDA EVANGELISTA, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ANTONIO ANDESON TAVARES ANDRADE, 03/2020
- 06/2021
,
Concluída em 06/2021
Mestrado, HELLEN LORANE SANTOS DE ANDRADE, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ANA CARMEN CORREIA FRAGA SANTANA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, LUIS CARLOS GÓIS DE OLIVEIRA, 08/2016
- 11/2017
,
Concluída em 08/2017
Mestrado, MARCELA LIMA SANTOS, 05/2021
- 03/2024
,
Orientação em Andamento
Mestrado, JONAS FERREIRA DE SOUZA, 11/2018
- 09/2019
,
Concluída em 08/2019
Mestrado, SÍLVIA DE OLIVEIRA BARRETO, 12/2019
- 11/2020
,
Concluída em 11/2020
Mestrado, JOSÉ ROGÉRIO BARRETO, 08/2016
- 11/2017
,
Concluída em 08/2017