UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2019


PPGCR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Docentes e Projetos de Pesquisa

LINHA DE PESQUISA: RELIGIÃO, CONHECIMENTO E LINGUAGENS

Investigação de implicações ontológicas, epistemológicas, éticas e/ou estéticas da religião, em suas diferentes expressões e contextos, por meio de seus saberes, narrativas e produções simbólicas. Os projetos agrupados nesta linha de pesquisa se caracterizam por investir teórica e metodologicamente no debate conceitual de religião e temas derivados, bem como por investigar relações entre religião e cultura, tomando a dimensão simbólica na vida espiritual humana como uma totalidade. A variedade de objetos de estudos desta linha de pesquisa promove, a partir desse eixo filosófico-teológico, múltiplas interfaces entre disciplinas e teorias relativas a literatura, cinema, música, política, ciência, educação, história, dentre outras. Os objetivos específicos da Linha de Pesquisa são:

1) Explorar a dimensão religiosa da vida humana a partir de seus saberes, narrativas e produções simbólicas, tomando-os como acesso privilegiado à autocompreensão do ser humano em seus diferentes contextos sociais e históricos;

2) Aprofundar o debate teórico da religião, em conexão com temas convergentes orientados ou em diálogo com a problemática em torno da modernidade, tanto pelo viés da compreensão de sua gênese, quanto por suas inflexões na contemporaneidade;

3) Investir no desenvolvimento de sínteses teóricas, de caráter hermenêutico, a partir de objetos e problemas de pesquisa concretos e historicamente circunscritos.

 

Docentes e projetos de pesquisa alinhados:

 

Docente: ARTHUR GRUPILLO (Permanente)

Projeto: Idealismo alemão e cristianismo: aproximações e divergências

Ementa: O projeto pretende avaliar criticamente a aproximação entre Hegel e o apologista inglês G.K. Chesterton proposta pelo filósofo esloveno Slavoj Zizek. Tanto Hegel como Chesterton procuram identificar e descrever o que seria o logos da fé cristã, mas enquanto o primeiro elege a dialética, o segundo identifica o paradoxo como a estrutura profunda do cristianismo. Embora haja aproximações possíveis, há divergências ainda mais marcantes, e que podem contribuir para o estabelecimento de fronteiras mais adequadas entre heterodoxia e ortodoxia e, por fim, entre filosofia e religião. 

Temas afins: Filosofia da religião; Religião e conhecimento; Apologética; Gnosticismo; Ortodoxia; Religião e literatura.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4011822749625627

E-mail: aegrupillo@gmail.com

 

 

Docente: CÍCERO CUNHA BEZERRA (Permanente)

Projeto: Literatura, Mística e Filosofia.

Ementa: Esse projeto tem como finalidade estabelecer vínculos hermenêuticos entre os campos da literatura e da filosofia mediados pela tradição mística cristã em suas vertentes literárias e estéticas. Nesse sentido, pretende-se desenvolver pesquisas na interface literatura e filosofia tomando como eixos conectivos elementos que remontem às fontes do pensamento místico cristão ou apontem para um diálogo possível a partir de conceitos articulados e desenvolvidos à luz da tradição mística. Em casos excepcionais, busca-se-á diálogos intertextuais entre a tradição oriental, especificamente o zen budismo, e à tradição mística cristã.

Temas afins: Poesia; Neoplatonismo; Literatura brasileira; Arte; Heterodoxia cristã.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6374968779536950

E-mail: cicerobezerra@hotmail.com

 

 

Docente: CARLOS EDUARDO BRANDÃO CALVANI (Permanente)

Projeto: Influências neoplatônicas de Schelling no pensamento de Tillich.

Ementa: A pesquisa em curso enquadra-se na proposta da linha de pesquisa “Religião, Conhecimento e Linguagens”, na medida que investiga implicações ontológicas, epistemológicas, éticas e estéticas dos discursos religiosos por meio de seus saberes, narrativas e produções simbólicas. Seu foco, porém, concentra-se no conjunto dos escritos filosóficos e teológicos de Paul Tillich, identificando mais especificamente seus vínculos com o pensamento de Schelling, especificamente a herança neoplatônica nesse autor, especialmente a tentativa de construir uma radical filosofia da identidade entre sujeito e objeto, finito e infinito, natureza e consciência. A pesquisa visa a identificação de sinais dessa identidade na produção teológica e artística de autores vinculados a quaisquer tradições religiosas. A metodologia implica em pesquisas bibliográficas na obra de Tillich, Schelling e do pensamento neoplatônico e análise hermenêutico reflexiva dessas obras e de seus comentadores, objetivando a reflexão em temas próprios da filosofia da religião e da teologia, bem como das expressões da linguagem religiosa através de seus discursos próprios e de suas produções simbólicas e artísticas.

Temas afins: Teologia de Paul Tillich; Teologia protestante no século XX; Expressões estéticas do conhecimento religioso (música e outras formas de arte).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7850710818370320

E-mail: cecalvani@hotmail.com

 

Docente: JOE MARÇAL GONÇALVES DOS SANTOS (Permanente)

Projeto: Interfaces entre religião e cultura em perspectiva crítica à modernidade

Ementa: Correlações entre religião e cultura críticas à modernidade e à cultura contemporânea a partir da hermenêutica teológica de Paul Tillich. Análises de hermenêuticas críticas e criativas na arte literária e cinematográfica com respeito à cultura moderna/contemporânea, abrangendo diferentes formas da cultura visual, a partir da noção crítica de religião como “orientação ao incondicional”. Estudos avançados no pensamento de Paul Tillich com vistas ao debate teórico-metodológico contemporâneo na área das Ciências da Religião e Teologia.

Temas afins: Religião e literatura; Religião e cinema; Teologia da cultura; Perspectivas teológicas contemporâneas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5359207133765624

E-mail: jmgsantos@yahoo.com.br

 

 

LINHA DE PESQUISA: CIÊNCIAS EMPÍRICAS E APLICADAS DA RELIGIÃO

Investigações empíricas e aplicadas de fenômenos e processos religiosos que delineiam, por suas práticas, produções e formas institucionais, interfaces teórico-metodológicas multi e interdisciplinares de estudos da religião. Os projetos de pesquisa agrupados nesta linha se caracterizam por tomar a religião em sua concreticidade social e histórica, recorrendo a mediações próprias à abordagem científica empírica, bem como a aproximações aplicadas de áreas afins ao objeto em questão. Os objetivos específicos da Linha de Pesquisa são:

1) Explorar metodologicamente aspectos dos movimentos e tradições religiosas implicadas no processo sócio-histórico brasileiro, considerando também novos movimentos religiosos;

2) Investigar processos e práticas religiosas, com particular atenção à conexão entre as expressões regionais e os processos globais;

3) Investigar relações de movimentos religiosos e da religiosidade popular com outras dimensões da cultura e seus respectivos âmbitos institucionais e não-institucionais;

4) Pesquisar a história e a natureza do Ensino Religioso no Brasil, especialmente a sua implantação nos estados e municípios.

 

Docentes e projetos de pesquisa alinhados:

 

Docente: HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI (Permanente)

Projeto 1: Asen tuntun: despedida, comida ritual e rezas aos mortos entre os fon do Benim, África

Projeto 2: Finalização do processamento de dados sobre a morte em perspectiva comparada Benim-Brasil

Ementa: Este projeto é a finalização de outro em andamento sobre a o processamento de dados sobre a morte em perspectiva comparada. O Brasil e o Benin são duas grandes unidades de observação. A morte, fato inevitável que não poupa nenhum de nós, seres humanos, revela-se como uma temática muito delicada, rodeada de tabus, o que coloca pesquisadores e informantes numa incógnita: saber se, realmente, vale a pena abordá-la. É também conhecido de todos nós que desde que nascemos, paira sobre nós a fatalidade que se traduz pela interrupção de uma vida, curta ou longa. Um percurso rápido sobre as sociedades que formamos em todas as latitudes do mundo, permite constatar a variedade de tratamentos que os membros dão aos fenecidos. Ora tem-se o temor ao morto, lhe oferecendo os rituais necessários para lhe agradar, ora acredita-se que a simbiose entre vivos e mortos é uma necessidade para a sobrevivência da sociedade. É dentro deste perspectiva, considerando a hierarquia,isto é, a posição social de determinado indivíduo que nos deixa, também a fase (criança, adolescente, adulto, ou ancião) que o presente projeto se insere. Aqui particularmente, será dada especial atenção a três casos paradigmáticos de morte entre os fon da República do Benin, casos nos quais,nesta última etapa da pesquisa, será feito um levantamento e processamento de dados obtidos a partir de algumas incursões realizadas em anos anteriores (entre 2011 e 2018). 

Temas afins: Antropologia da Religião; antropologia semiótica; relações interétnicas. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5695892590451822  

E-mail: bricesogbo@hotmail.com  

 

Docente: JOSÉ RODORVAL RAMALHO (Permanente)

Projeto: Doutrina social da igreja católica e espaço público

Ementa: Compreender a natureza e as aplicações da DSI, partindo dos textos pontifícios, como também da literatura produzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Especificamente, discutir seus conceitos de propriedade, mercado, trabalho, destinação universal dos bens, subsidiariedade e Estado. Analisar as afinidades eletivas do método e das proposições da DSI com as grandes linhagens do pensamento ocidental moderno, a partir dos diálogos estabelecidos entre essas perspectivas no espaço público. Metodologicamente, desenvolveremos tanto pesquisas de cunho documental como pesquisas empíricas. Para construção e análise dos dados, utilizaremos métodos qualitativos, entre eles: a) hermenêutica e discussão dos documentos; b) pesquisas de campo com observação direta; c) entrevistas e histórias de vida; d) produção de quadros com a trajetória dos significados das categorias analisadas.

Temas afins: pensamento social cristão; secularização; associativismo religioso.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7213192199073864

Email: joseramalho@bol.com.br

 

Docente: LUIS AMÉRICO SILVA BONFIM (Permanente)

Projeto: Trocas, fluxos e circulações no campo religioso brasileiro 

Ementa: O projeto propõe uma reflexão metateórica a partir do espaço empírico brasileiro sobre os sistemas de troca no campo religioso contemporâneo. Tem como eixo epistemológico, por excelência, as teorias socioantropológicas e seus recursos metodológicos e objetiva aprimorar o instrumental analítico para a pesquisa crítica nas Ciências da Religião. Valoriza os aspectos imbricados da vinculação entre sujeito e estrutura social (eficácia simbólica, experiência, linguagem) e particularidades dos seus produtos sociais contemporâneos (narrativas, performances, construções estéticas, mercado, consumo e formas de circulação), com especial atenção para as práticas de derivação católica, das religiosidades de matriz africana e do islamismo presentes no Brasil contemporâneo. 

Temas afins: Antropologia Econômica, Antropologia Visual, Semiótica, Hagiografia e Hagiologia. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3977133344349420  

E-mail: americobonfim@gmail.com  

 

Docente: PÉRICLES MORAIS DE ANDRADE JÚNIOR (Permanente)

Projeto: Educação e laicidade flexível: as disputas em torno do modelo de Ensino Religioso no Brasil

Ementa: Este projeto analisa os limites da aplicação dos dispositivos do artigo 33 da Lei 9475 de 22 de julho de 1997, que regulamentou o ensino religioso no Brasil, no espaço escolar das escolas da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, especificamente quanto ao respeito à diversidade cultural religiosa. Demonstra também que a partir da compreensão da sua regulamentação e da sua proposta pedagógica que o modelo interconfessional adotado nesta rede de ensino institui-se a partir do regime de separação flexível (PORTIER, 2011), que regulamenta as relações entre Estado e as crenças no Brasil. No caso de Sergipe, a constituição do modelo de Ensino Religioso a partir das novas orientações advindas da Lei n° 9.475, ainda estabelece a adoção de um sistema de cooperação entre Estado e Igreja Católica. Por fim, a pesquisa investiga o envolvimento das entidades religiosas nas práticas educacionais relativas ao Ensino Religioso.

Temas afins: Laicidade; Educação; Ensino Religioso.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9972970663921947

E-mail: periclesmorais@hotmail.com

 

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