1. O Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) tem como objetivo proporcionar formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica, visando a dar ao egresso, qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de História.
2. O PROFHISTÓRIA é um curso presencial com oferta nacional, conduzindo ao título de Mestre em Ensino de História, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrado por Comissões Acadêmicas Locais vinculadas a uma ou mais Instituições de Ensino Superior.
3. O PROFHISTÓRIA prevê quinhentas e cinquenta e cinco horas de atividades didáticas, correspondentes a trinta e sete créditos entre disciplinas obrigatórias, incluindo o Trabalho de Final de Curso, e disciplinas optativas.
4. A organização curricular deve observar rigorosamente o projeto acadêmico pedagógico do PROFHISTÓRIA, estruturado nas seguintes Linhas de Pesquisa:
Área de Concentração: Ensino de História
Como o conhecimento histórico pode contribuir para a reflexão sobre a relação entre passado / presente / futuro, permeada pela lembrança, pelo esquecimento e pelas expectativas de indivíduos e grupos, considerando que lembrar e esquecer são aspectos constitutivos da vida em sociedade, das identidades culturais e do pertencimento político? Partindo dessa questão, a pós-graduação com ênfase em Ensino de História dirige-se a duas demandas complementares. De um lado, à exigência de reflexão sobre o ensino escolar, considerando seus saberes e práticas, bem como a relação com a disciplina de referência. De outro, à necessidade de compreensão das múltiplas formas de ensinar e aprender história vigentes na sociedade contemporânea, para além da escola, que tensionam continuamente tanto à historiografia profissional como o ensino da disciplina em seus diferentes níveis. Isso porque o movimento atual em direção à memória e a luta por direitos contribuíram para acirrar as disputas sobre a escrita e o ensino da história, diversificando suas formas e promovendo múltiplos usos (e abusos) do passado. Cabe ao profissional da área investigar esse complexo movimento e os variados recursos ao conhecimento histórico, de modo a compreender a historicidade das experiências e as muitas possibilidades de escrever e ensinar a história.
CAN - COMISSÃO ACADÊMICA NACIONAL |
Coordenação de Avaliação : Prof. Dr. Luís Reznik |
Coordenação : Profa. Dra. Marieta de Moraes Ferreira |
Coordenação Adjunta : Profa. Dra. Keila Grinberg |
Coordenação de Bolsas : Profa. Dra. Regina Maria da Cunha Bustamante |
Representante da linha de pesquisa "Saberes Históricos no Espaço Escolar" : Profa. Dra. Helenice Aparecida Bastos Rocha |
Representante da linha de pesquisa "Linguagens e Narrativas Históricas : Produção e Difusão" : Prof. Dr. Temístocles Cezar |
Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória : Margarida Maria Dias de Oliveira |
COMITÊ GESTOR NACIONAL |
Presidente: Profa. Dra. Marieta de Moraes Ferreira |
Representante da UFRJ: Profa. Dra. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro |
Representante da comunidade acadêmica: Profa. Dra. Lucília Neves de Almeida |
Representante da comunidade acadêmica: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato |
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18721-cde83bf194