UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Novembro de 2019


PPGCULT

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CULTURAS POPULARES

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


    Últimas Notícias

07/11/2019 Relação da ordem de apresentação da defesa do pré-projeto relativo ao processo ...
07/11/2019 Resultado da avaliação da prova escrita após recursos
04/11/2019 RETIFICAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA DECONHECIMENTO EDITAIS 02/2019 E ...
01/11/2019 Resultado da Prova escrita de conhecimento Editais 02/2019 e 03/2019

Apresentação do Departamento

A Universidade Federal de Sergipe possui em seus diversos departamentos e núcleos, quantitativas pesquisas e projetos associados à cultura popular. Esse panorama acadêmico é uma representação da dimensão que as expressões identificadas como “popular” alcançam no estado de Sergipe. Partindo do entendimento de que a relação da universidade com as cidades que abrigam seus diferentes campi deve ser permeada por interesses comuns no que diz respeito às suas ações de reflexão e intervenção, um grupo de professores, pesquisadores localizados em diversas áreas e departamentos da UFS, propõe a criação de um Mestrado Acadêmico Interdisciplinar voltado para as Culturas Populares, o PPGCULT- UFS. O PPGCULT surge com o propósito de ser um ponto de convergência, um local de concentração e irradiação de produção de conhecimentos localizados nas culturas populares, englobando seus desdobramentos. O seu intuito, mais que reunir pessoas, é, sobretudo, agrupar a diversidade de olhares e perspectivas numa proposta de caráter plural seguindo os indicativos da convivência transdisciplinar como campo possível para estabelecer reflexões mais abrangentes tendo como eixo de investigação e produção o campo das práticas culturais populares. Apesar das manifestações populares acontecerem em larga escala em todo o Brasil, no panorama das instituições superiores de ensino, a existência de programas de pós- graduação voltados diretamente para esse campo da cultura, o popular, é muito reduzida ou quiçá inexistente. A proposta do PPGCULT é reconhecer a presença e a pujança das práticas populares, assumi-las como campo de estudos, sem descartar a sua complexidade e os enfrentamentos epistemológicos necessários para uma proposta acadêmica responsável, consistente e relevante para a sociedade.

LINHAS DE PESQUISA:

LINHA 1- ARTES POPULARES: PROCESSOS ANALÍTIVOS, PEDAGÓGICOS, CRIATIVOS

Esta linha de pesquisa se concentra nos estudos teórico-prático das Artes Populares tradicionais e/oucontemporâneas, abarcando manifestações de linguagens de cunho visual, áudio, audiovisual, design, artes dacena, música, teatro, folclore, folguedos, dança, moda, ópera, circo, entre outras. As abordagens se direcionampara uma análise crítica das manifestações populares, para os processos criativos, tradicionais e/oucontemporâneos, e também pedagógicos, estimulando proposições de metodologias de ensino, em seus circuitosde produção e recepção de sentidos, advindos do diálogo interartes e sociedade. Tem como escopo o estudo dereferenciais teóricos, os quais vêm problematizando e direcionando a produção de conhecimento sobre as artesditas populares, bem como, sobre educação e sobre poéticas artísticas, enquanto campos estético, político,filosófico e socioculturais nas suas potenciais relações com a sociedade. Nesta linha serão acolhidos projetosrelacionadas com as artes populares voltados à: 1) descrição e análise de expressões artísticas de cunho popular;2) análises e/ou proposições metodológicas relacionadas aos processos pedagógicos do ensino formal ou nãoformal;3) análise de processos artísticos transversalizados pelas artes populares. Dessa maneira, busca-sepromover registro, a problematização, a criação e a potencial ampliação das diferentes maneiras de experimentar,perceber e ressignificar conteúdos e formatos estético- discursivos ligados ao universo das artes populares. 

LINHA 2- CULTURAS POPULARES: POLÍTICA, MEMÓRIA E IDENTIDADES 

Para esta linha de pesquisa foram pensados pontos relevantes concernentes à formação multidisciplinar, com a
perspectiva de promover, a partir de objetos de pesquisas específicos do universo das culturas populares, uma
produção de conhecimento capaz de interrogar, analisar e conceituar histórica e discursivamente as construções da
memória, das identidades, das políticas culturais, os mais variados meios e mediações, os quais participam da
constituição cultural, sobretudo, na sociedade brasileira. As pesquisas que se inserem nesta linha pretendem
contribuir para a compreensão do lugar político das culturas populares, discutindo os desdobramentos teóricos e
conceituais, a partir da relação entre identidades e diferenças, memória, corpo e territorialidades, levando-se em
conta aspectos como a diversidade, questões de gênero, etnicidade, religiosidades, assim como também, entre
memória e construção conceitual de patrimônio, gestão, financiamento, preservação, disseminação, divulgação e
consumo envolvidos nas práticas culturais. Este processo de ampliação das discussões provoca, portanto, uma
produção acadêmica, elaborada através da análise das relações de poder, das narrativas urbanas, das identidades,
da memória coletiva, das políticas culturais, das linguagens e meios, tendo em vista seus aspectos simbólicos,
imaginários e ideológicos.

Para esta linha de pesquisa foram pensados pontos relevantes concernentes à formação multidisciplinar, com aperspectiva de promover, a partir de objetos de pesquisas específicos do universo das culturas populares, umaprodução de conhecimento capaz de interrogar, analisar e conceituar histórica e discursivamente as construções damemória, das identidades, das políticas culturais, os mais variados meios e mediações, os quais participam daconstituição cultural, sobretudo, na sociedade brasileira. As pesquisas que se inserem nesta linha pretendemcontribuir para a compreensão do lugar político das culturas populares, discutindo os desdobramentos teóricos econceituais, a partir da relação entre identidades e diferenças, memória, corpo e territorialidades, levando-se emconta aspectos como a diversidade, questões de gênero, etnicidade, religiosidades, assim como também, entrememória e construção conceitual de patrimônio, gestão, financiamento, preservação, disseminação, divulgação econsumo envolvidos nas práticas culturais. Este processo de ampliação das discussões provoca, portanto, umaprodução acadêmica, elaborada através da análise das relações de poder, das narrativas urbanas, das identidades,da memória coletiva, das políticas culturais, das linguagens e meios, tendo em vista seus aspectos simbólicos,imaginários e ideológicos.

 

 

 

Chefia do Departamento:
NEILA DOURADO GONCALVES MACIEL
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
http://www.posgraduacao.ufs.br/ppgcult

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r8469-1e09b6918