Banca de DEFESA: RAFAEL CARDOSO DE OLIVEIRA
23/02/2023 06:20
Este trabalho tem como problema a ausência de materiais didáticos para o Ensino de História Local na Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de Ensino de Arapiraca – Alagoas. Sua justificativa consiste em dar voz a personagens silenciados no discurso de Progresso e Desenvolvimento da Cidade. Nessa medida, contribui-se de forma decisiva na aprendizagem dos estudantes a partir do seu uso pelos professores de história. Seu objetivo é criar referencial para nortear a elaboração da Cartilha de Sequências Didáticas: As Operárias que Cantam Arapiraca, destinada ao uso de professores que ministrem aulas na EJA. A Cartilha, produto desta dissertação é voltada à EJA, em virtude de que, os alunos dessa modalidade, especificamente, nas 5ª fases e no modulo 3 da EJA modular, possam ter uma relação mais sensível com a cultura fumageira, que ainda existe em diversos pontos da cidade. De modo geral, os professores dessa modalidade não recebem materiais didáticos que deem suporte as suas ações encontrando-se em situações de necessidade de instrumentos complementares para aprimorarem suas intervenções pedagógicas. Nesse sentido, objetiva-se também fortalecer essas relações pedagógicas com suporte contundente de subsídios acerca da História Local, precisamente as destaladeiras de fumo que cantavam.
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