Banca de QUALIFICAÇÃO: ISANA NUNES LIMA DOS SANTOS
26/02/2024 19:55
A proposta deste trabalho é analisar as relações entre história e cinema, presentes no filme O ano em que meus pais saíram de férias (2006), prevendo a sua utilização no Ensino de História. O longa metragem serve de subsídio para analisar as relações entre o Ensino de História e as disputas de memória em [AM1] torno da ditadura civil-militar (1964–1985), tema sensível e que ainda demanda muita investigação. A escolha do filme foi baseada na análise do seu uso no Ensino de história. A metodologia aplicada busca fazer algumas decomposições de cenas (narrativas do filme), descrições e interpretações e em seguida compreender qual a relação da história com a memória, e como essa memória é colocada no filme estudado. O arcabouço teórico sobre o filme como produto final e além da arte e sua relação com o ensino de História baseia-se em Marc Ferro. Sobre análise fílmica na sala de aula foram utilizadas as contribuições de Marcos Napolitano. Michael Pollack e Paul Ricoeur contribuíram acerca do tema silenciamento/apagamento de memórias. Ao final, o presente trabalho contribui para a elaboração de uma sequência didática que orienta e estimula os professores de História a trabalharem com o uso do cinema, importante e imprescindível fonte que vem a cada dia se tornando objeto de estudo, difundindo uma força ativa e combativa nos espaços sociais.
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