UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Julho de 2021

PROARQ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: ERICA ANDRADE MODESTO
13/07/2021 15:01

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA ANDRADE MODESTO
DATA: 28/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Entre antigos e novos traços: convergências e divergências acerca do patrimônio edificado laranjeirense à luz das políticas públicas
PALAVRAS-CHAVES: Arqueologia. Arquitetura da Cidade. Laranjeiras/SE. Patrimônio Edificado. Políticas Públicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Teoria e Método em Arqueologia

Esta pesquisa perpassa pelas visões de patrimônio e cidade, buscando compreender como as políticas públicas patrimoniais se mostram presentes em documentos históricos e acadêmicos referentes ao município de Laranjeiras/SE. Tomando como referência um estudo teórico e empírico, a natureza investigativa dessa pesquisa foi de abordagem qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto, o recorte de estudo foi delimitado dentro do patrimônio material, dedicando suas investigações ao patrimônio edificado do centro histórico da cidade de Laranjeiras e seus desdobramentos em políticas públicas patrimoniais. Os dados analisados à luz da análise textual discursiva foram coletados de documentos históricos do Plano Urbanístico de Laranjeiras e código de obras de 1975 e do Plano Diretor Participativo de 2008; e do corpus extraído de levantamento exploratório no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os resultados obtidos apontam avanços teóricos e políticos na compreensão e reconhecimento das referências culturais do patrimônio edificado de Laranjeiras. No entanto, esses avanços ainda se encontram distantes da divulgação e apropriação pública, mesmo que, por definição, o patrimônio histórico seja um bem de alcance social.

Presidente - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
Interno - 1893804 - BRUNO SANCHES RANZANI DA SILVA
Externo ao Programa - 2203912 - FERNANDO ANTONIO SANTOS DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15644-68a4915b02