UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

PPGPSI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA LIMA CORRÊA
29/04/2024 17:05

DISCENTE: BRUNA LIMA CORRÊA
DATA: 15/05/2024
LOCAL: https://meet.google.com/whi-eqkc-eco
TÍTULO: O vocabulário emocional de estudantes do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Vocabulário Emocional. Emoções. Habilidades Socioemocionais. Educação Básica.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva

Vocabulário emocional diz respeito à capacidade de nomear de modo acurado as emoções e os sentimentos. Ter essa habilidade bem desenvolvida é fundamental para também se ter um apropriado desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que, por sua vez, influenciam de modo importante nos mais diversos contextos do dia a dia, como nas relações interpessoais e na escola. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância desse desenvolvimento socioemocional e, inclusive, determina que ser capaz de expressar emoções e sentimentos é um direito de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, é também papel da escola promover esse trabalho socioemocional a partir de práticas pedagógicas intencionalmente direcionadas para isso. Porém, apesar de enfatizar essa recomendação, a BNCC não explicita como isso pode ser feito, o que pode gerar dificuldades de execução desse trabalho por parte dos professores. Assim, propõe-se uma pesquisa que objetiva identificar o vocabulário emocional de estudantes do ensino fundamental e verificar a acurácia desse vocabulário e que pretende contribuir com esse trabalho docente retornando à escola e aos professores das classes participantes um resumo dos resultados encontrados. A amostra da pesquisa se comporá de estudantes de ambos os sexos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Presidente - 2081986 - HECTOR JULIAN TEJADA HERRERA
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo à Instituição - CLAUDIA LIGIA ESPERANZA CHARRY POVEDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9