UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

DMEC

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

ENADE 2023
24/04/2023 16:13

Prezada comunidade acadêmica do DMEC,

Neste ano, os cursos de Engenharia Mecânica de todo o Brasil serão avaliados no ENADE, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que é obrigatório para alguns alunos do nosso curso. Nesse texto, falaremos brevemente sobre o que é o ENADE, por que ele é importante e quem precisa prestá-lo.

1. O que é?

O ENADE é o exame que avalia a qualidade do ensino nas Universidades brasileiras. Para o ensino superior público, rede da qual a UFS é parte, ele serve como um dos indicadores de que o investimento de recursos públicos na educação superior está ou não rendendo bons frutos.

Ou seja, os alunos participam do ENADE para que seu curso e a própria Universidade possam ser avaliados, sendo classificada em um conceito que vai de 1 a 5. O curso de Engenharia Mecânica da UFS atualmente possui conceito 4 e a meta é alcançar a nota máxima.

2. Por que é importante?

Na prática, se um curso é bem avaliado, ele tende a receber mais recursos. Isso se reflete em laboratórios com mais equipamentos, com maquinário e softwares mais modernos, em um ensino de maior qualidade, em verba para custear atividades de pesquisa e de extensão, entre outros impactos positivos.

Para o aluno, como retorno imediato, formar-se em um curso bem avaliado significa valorizar seu próprio diploma. O mercado de trabalho tende a fornecer ótimas oportunidades aos egressos de cursos de renome e de qualidade comprovada. E um dos indicadores da qualidade do curso é justamente o ENADE.

3. Quem precisa fazer?

O ENADE é obrigatório para todos com 80% ou mais da carga horária integralizada (cursada) até julho de 2023. Além disso, aqueles com possibilidade de colar grau até julho de 2024, independentemente da porcentagem integralizada, também devem fazer o ENADE. Inclusive, ele é um componente curricular obrigatório presente no histórico de todos os alunos da UFS, mas só farão a prova os alunos que se encaixarem na condição informada no ano de aplicação do ENADE ao respectivo curso, claro.

É possível justificar a ausência à prova através de um procedimento no próprio site do INEP. Se esse for o seu caso (por motivo de saúde ou por ausência do estado, por exemplo), pedimos que entre em contato conosco a partir de julho.

4. E se não fizer?

A punição para o discente que, sendo obrigado, não prestar o exame, é o impedimento de colação de grau até o fim das inscrições do ENADE do ano seguinte. Ou seja, ele ficará sem poder se formar por um período de seis meses a um ano, até que o INEP regularize a situação dele.

Por hoje, são essas as informações que temos a repassar sobre o ENADE. O DMEC está montando um calendário de atividades, presenciais e on-line, para que não reste nenhuma dúvida e para que todos possam fazer a prova dando o seu máximo.

É através do esforço coletivo que o curso seguirá crescendo. Contamos com vocês!

Voltaremos em breve com novidades!

Atenciosamente,

Prof. José Aguiar,
Coordenação do DMEC

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e