Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBÉRIO DA SILVA DE ANDRADE
13/06/2024 12:18
O presente projeto de pesquisa está direcionado aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do CMA (Colégio Municipal de Adustina), escola da sede do Município de Adustina/BA. Com o objetivo de investigar as origens e a relação entre o ensino de História e as cavalgadas como manifestações de identidade cultural sertaneja na história local de Adustina/BA, Demonstrar a importância da integração entre ensino de História local no currículo escolar apresentando as cavalgadas como parte desse processo. Destinado a trabalhar a história local de Adustina/BA para alunos das turmas A (6º e 7º ano) e B (8º e 9º ano) da EJA, correspondente ao Ensino Fundamental II. A metodologia inicial da pesquisa envolveu a seleção do objeto de estudo, a fim de assegurar a consonância dos objetivos da pesquisa com as necessidades e interesses dos alunos, além do levantamento de referências, que teve início com a busca de literatura pertinente ao objeto de estudo, utilizando descritores como "cavalgadas", "história local" e "identidade sertaneja", acessando os catálogos da Capes e o repositório do Profhistória. Também foi realizada a coleta de dados sobre como esses eventos são oficialmente organizados na comunidade. Como resultado final, será criada um produto pedagógico: O ENSINO DE HISTÓRIA EM UMA CARTILHA SERTANEJA. O trabalho apresenta referencial teórico em autores como Bittencourt (2009), Bloch (2001), Cunha (1982), Fonseca (2003), Cascudo (1984), Goveia (2022) Milton Santos (2006). A história local e ensino de História são imprescindíveis para que os alunos se conectem de maneira mais nítida com sua própria identidade, comunidade e senso de pertencimento, a elaboração desta cartilha representa uma significativa contribuição para a Educação de Jovens e Adultos integrando as cavalgadas no ensino de História ao currículo escolar do Município de Adustina/BA.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19279-bcba364a3c