Código | Nome | Carga Horária | |
EDUI0028 | CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITOS DAS DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO | 30 h | |
Ementa: Definição, terminologias, classificação diagnóstica, aspectos etiológicos e epidemiológicos das deficiências, dos transtornos globais de desenvolvimento e das altas habilidades. As características cognitivas, afetivas e sociais de cada deficiência, transtornos e superdotação ou altas habilidades. Intervenções educativas. Síndromes genéticas. Distúrbios da linguagem. Comunicação alternativa. Avaliação. |
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Bibliografia: Referências básicas: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús & colaboradores. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Volume 3. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. TUCHMAN, Roberto; RAPIN, Isabelle. Autismo: abordagem neurobiológica. Porto Alegre: Artmed, 2009. VIRGOLIM, Angela M. R. Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. 70 p.: Referências complementares: NUNES, Leila Regina D. Oliveira de Paula. Comunicar é preciso: em busca de melhores práticas na educação de alunos com deficiência. Marília: Abpee, 2011. STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007. |
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EDUI0029 | CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS | 30 h | |
Ementa: Contextualização dos transtornos funcionais específicos e sua repercussão na aprendizagem e no ajustamento dos sujeitos. Dificuldades de aprendizagem e transtornos funcionais específicos: conceitos, características e etiologias. Os transtornos funcionais específicos de aprendizagem: do diagnóstico à intervenção. Aspectos legais. |
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Bibliografia: Referencias básicas: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Erro e Fracasso na Escola. 4.ed. Brasil: Editora Summus, 1997. FARRELL, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas. Porto Alegre: Artmed, 2008. Referências complementares: FITÓ, Anna Sans. Por Que é Tão Difícil Aprender? Brasil: Editora Paulinas, 2012. JOSÉ, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 13.ed. Brasil: Editora Ática, 2011. |
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EDUI0036 | ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | 45 h | |
Ementa: Elaboração de projetos de caráter interventivo com ênfase na educação especial na perspectiva inclusiva. |
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Bibliografia: Referencias: ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004. POLITO, R. Como falar corretamente e sem inibições. 11ª ed. Saraiva: São Paulo, 2006. POLITO, R. Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso. 5ª ed. Saraiva: São Paulo, 2003. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2ª ed. Editora Edgard Blücher: São Paulo, 2000. |
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EDUI0025 | FUNDAMENTOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA | 30 h | |
Ementa: O processo do conhecimento científico. Tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa científica. Aplicação do projeto de pesquisa. Normas para a elaboração e apresentação do relatório de pesquisa. Relatório de pesquisa. Ética na pesquisa. |
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Bibliografia: Referências básicas: CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Apresentação. 2020, s/p. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/comissoes-cns/conep Acesso em 02 mar. 2022. MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007. Referências complementares: DINIZ, Debora. Ética na pesquisa em ciências humanas: novos desafios. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro , v. 13, n. 2, p. 417-426, Apr. 2008. Disponível em: |
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EDUI0026 | FUNDAMENTOS E POLÍTICAS DA EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 30 h | |
Ementa: Histórico da educação especial. Políticas públicas de inclusão. Legislação e deficiência. Fundamentos do ensino inclusivo, currículo e avaliação. Atendimento educacional à pessoa com deficiência. |
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Bibliografia: Referencias básicas: JANNUZZI, G. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004. MAZZOTTA. Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Referências complementares: BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993. FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Atendimento educacional especializado: aspectos legais e orientação pedagógica. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. RANGEL, Mary. (Org.). Diversidade, diferença e multiculturalismo. Niterói: Intertexto, 2011. RAPOLI, Edilene Aparecida. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: a escola comum inclusiva. Brasília: MEC; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. SANTOS, Mônica Pereira dos. PAULINO, Marcos Moreira. (Org.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. |
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EDUI0038 | INTRODUÇÃO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE | 15 h | |
Ementa: Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle |
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Bibliografia: Silva, Juliane Paprosqui Marchi da. Introdução ao ambiente virtual de ensino aprendizagem Moodle [recurso eletrônico] / Juliane Paprosqui Marchi da Silva. 1. ed. Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2017. 1 e-book |
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EDUI0031 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS | 60 h | |
Ementa: Concepções sobre surdez. Implicações sociais, linguísticas, cognitivas, e culturais da surdez. Diferentes propostas pedagógico-filosóficas na educação de surdos. Surdez e Língua de Sinais: noções básicas. |
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Bibliografia: Referencias básicas: QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua Brasileira de Sinais: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. Referências complementares: SKLIAR, C. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. IN. SKLIAR, C. (org) Educação e exclusão: Abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. |
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EDUI0037 | INTRODUÇÃO AO SISTEMA BRAILLE E AUDIODESCRIÇÃO | 45 h | |
Ementa: Breve histórico do sistema Braille; introdução ao código Braille na grafia: alfabeto, pontuação; disposição do texto Braile: palavras e textos; numerais; Fundamentação teórica a partir de aspectos históricos e sociais da audiodescrição; conhecimento sobre as normas que regem a audiodescrição; a audiodescrição em diferentes contextos; compreensão e aplicação da técnica da audiodescrição; elaboração de roteiros e narrações. |
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Bibliografia: Referencias básicas: BRASIL. Grafia Braille para a Língua Portuguesa, 2ª edição. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006. MICHELS, Lisia Regina Ferreira; SILVA, Mara Cristina Fortuna da. A audiodescrição na escola. In: CARPES, Daiana Stockey. Audiodescrição: Práticas e reflexões. Santa Cruz do Sul. Catarse; 2016. Referências complementares: BRASIL. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille, 2ª edição. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006. |
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EDUI0027 | O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 30 h | |
Ementa: Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Regulamentações legais /oficiais que regem a organização curricular. Flexibilização do currículo para uma educação inclusiva. |
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Bibliografia: Referências básicas: MOREIRA, L.C; BAUMEL, R.C.R.de.C. Currículo em Educação Especial: tendência e debates. Educar, Curitiba, nº. 17, p.125-137. Editora da UFPR, 2001. SASS, Maristela C. METZ. Currículo escolar em uma perspectiva inclusiva. 1. ed. - Curitiba: IESDE, 2020. Referências complementares: GARCIA, R.M.C. O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000. |
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EDUI0035 | PESQUISA INTERVENTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 45 h | |
Ementa: Metodologias para a realização de pesquisas em educação inclusiva. Possibilidades e propostas metodológicas que favoreçam a inclusão. |
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Bibliografia: Referencias básicas: ARMANI, D. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. CARDOSO, R.; MOREIRA, D. Da Educação à Intervenção Social: a construção do conhecimento na transformação da realidade. Revista de Estudios e Investigaciónen Psicología y Educación, 2017, Vol. Extr., Nº 05 pp102-106 DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2373. Referências complementares: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (orgs.). Teoria e Métodos de Pesquisa Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. |
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EDUI0034 | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 30 h | |
Ementa: Práticas Pedagógicas Inclusivas no contexto da classe comum nos diversos níveis e modalidades de ensino. Práticas pedagógicas inclusivas e seu inter-relacionamento com o currículo escolar nos diversos níveis e modalidades de ensino. Planejamento didático-pedagógico e avaliação de aprendizagem numa perspectiva inclusiva nos diversos níveis e modalidades de ensino. Materiais didáticos acessíveis e inclusivos nos diversos níveis e modalidades de ensino. |
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Bibliografia: Referencias básicas: BACICH, Lilian; MORÁN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 238 p. BRASIL. Projeto Escola Viva Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEESP, 2000. MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. 103 p. Referências complementares: BAPTISTA, Claudio Roberto (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. 191 p. GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ, Gómez Angel I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 396 p. |
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EDUI0033 | PROJETOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS | 30 h | |
Ementa: Princípios para elaboração de projetos de intervenção para promoção de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. |
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Bibliografia: Referencias básicas: BEYER, H.O. O projeto da educação inclusiva: perspectiva e princípios de implementação. Porto Alegre: Mediação, 2007. RODRIGUES, P. da S.; DRAGO, R. Projeto político pedagógico: juntos construindo uma nova escola. Vitória: Aquarius, 2008. Referencias complementares: OMOTE, S. Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe, 2004. VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico- elementos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad Editora, 2006. VEIGA, Ilma P. A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. (Orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 7.ed. São Paulo: Papirus, 2003. |
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EDUI0030 | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS | 30 h | |
Ementa: Tecnologia Assistiva (TA) e seu papel social. TA englobando produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. Inclusão social e acessibilidade através da TA: autonomia, independência, qualidade de vida. Recursos de acessibilidade facilitando a inclusão educacional e sócio-digital da pessoa com deficiência. |
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Bibliografia: BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. Design de um serviço de Tecnologia Assistiva em escolas públicas. 2009. 231 folhas. Dissertação (Mestrado em Design) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Comitê de Ajudas Técnicas CAT. Ata da Reunião VII, de dezembro de 2007. Disponível em https://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf. Acesso em 02 mar 2022. Referências complementares: BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2005. Disponível em: http://www.cedionline.com.br/artigo_ta.html Acesso em: 03 mar. 2022. GALVÃO FILHO, T.A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G.J.C. e SOBRAL, M.N. (Org.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. Porto Alegre: Redes Editora, 2009. p. 207-235. |
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