Código | Nome | Carga Horária | |
ADM0193 | CONCORRÊNCIA E REGULAÇÃO | 24 h | |
Ementa: Objetivo: Mostrar a relevância das relações entre concorrência e regulação no âmbito da administração de empresas estatais. Ementa: Aspectos gerais da noção de concorrência. Mediações para análise da concorrência. A lógica de atuação do agente decisório na estratégia concorrencial. Aspectos da interação entre concorrentes e ambiente seletivo. Falhas de mercado e falhas de governo. Mercado e regulação: colocação do problema. Os conceitos e os objetivos da regulação. A teoria da regulação econômica. Teorias da regulação econômica. A desregulação econômica como estratégia de redução organizativa. A regulação da concorrência, regulação e administração pública. Regulação e serviços públicos. Direito público e regulação no brasil. Agências reguladoras e reforma de estado no brasil. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: BRUNA, Sérgio Varella, Agências Reguladoras: poder normativo, consulta pública, revisão judicial, São Paulo: Editora revista dos Tribunais, 2003. COESTIER, Bénédicte e MARETTE, Stéphan, Economia da Qualidade, São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2009. CROPPER, Steve; EBERS, Mark e SMITH RING, Peter, (orgs.), Handbook de Relações Interorganizacionais da Oxford, Porto Alegre: Bookman, 2014. FIANI, Ronaldo, Cooperação e Conflito: instituições e desenvolvimento econômico, Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. FLEURY, Maria Tereza Leme et al. (orgs.) Capital Humano, Gestão Pública e Competitividade, Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2016. GALVÃO JÚNIOR, Alceu de Castro, MELO, Alissson José Maia e MONTEIRO, Mario Augusto P. (Orgs.) Regulação do Saneamento Básico, Barueri, SP: Manole, 2013. MUSACCHIO, Aldo e LAZZARINI, Sérgio G. Reinventando o Capitalismo de Estado: o leviatã nos negócios: Brasil e outros países, São Paulo: Portfolio-Penguin, 2015. Bibliografia Complementar: FORGIONI, Paula A. Os Fundamentos do Antitruste, 2ª edição, São Paulo: editora Revista dos Tribunais, 2005. GUERRA, Sérgio (org.) Regulação no Brasil: uma visão multidisciplinar, Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2014. LAZZARINI, Sérgio G. Capitalismo de Laços: os donos do Brasil e suas conexões, Rio deJjaneiro: Elsevier, 2011. KOTLER, Philip, Capitalismo em Confronto: soluções reais para os problemas de um sistema econômico, Rio de Janeiro: Best Business, 2015. MATTOS, Paulo et al. (orgs.) Regulação Econômica e Democracia: o debate Norte- Americano, São Paulo: Editora 34, 2004. MÉNARD, Claude et al. (orgs.), Economia das Organizações: formas plurais e desafios, São Paulo: Atlas, 2014. MITNICK, Barry M. La Economia Política de la Regulación, México: Fondo de Cultura Económica, 1989. MORAES, Alexandre (org.) Agências Reguladoras, São Paulo: Atlas, 2002. NUNES, Edson de Oliveira et al. Agências Reguladoras e Reforma do Estado no Brasil: inovação e continuidade no sistema político- institucional, Rio de Janeiro: Garamond, 2007. PINHEIRO, Armando Castelar e SADDI, Jairo, Direito, Economia e Mercados, Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. PORTER, Michael E. Competição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. POSSAS, Sílvia, Concorrência e Competitividade: notas sobre estratégia e dinâmica seletiva na economia capitalista, São Paulo: Hucitec, 1999. SALOMÃO FILHO, Calixto, Regulação da Atividade Econômica: princípios e fundamentos jurídicos, São Paulo: Malheiros Editores, 2001. SUNDFELD, Carlos Ari (coordenador), Direito Administrativo Econômico, São Paulo: Malheiros Editores, 2002. ZYLBERSZTAJN, Decio e SZTAJN, Rachel (orgs.), Direito & Economia: análise econômica do Direito e das Organizações, Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. |
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ADM0194 | DIREITO ADMINISTRATIVO PARA EMPRESAS PÚBLICAS | 24 h | |
Ementa: Objetivo: Mostrar os principais aspectos do direito administrativo brasileiro e de suas relações no âmbito das empresas estatais. Ementa: A importância dos princípios administrativos. Aspectos da organização administrativa. Poderes da administração. Responsabilidade do estado. Administração pública direta e indireta. Intervenção do estado no domínio econômico. Bens públicos. Serviços públicos. Concessão e permissão de serviço público. Concessão especial de serviços públicos parcerias público-privadas (PPPs). Agentes públicos. Improbidade administrativa. Licitações e contratos administrativos. Controle dos atos da administração pública. Perspectivas. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: CARDOSO, Henrique Ribeiro. O poder normativo das agências reguladoras. 2ª Ed. Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016 CARVALHO FILHO, José dos Santos. Direito Administrativo. 30. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração Pública. 10. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2015. Bibliografia Complementar: ARAGÃO. Alexandre Santos de. Direito dos serviços públicos. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013. BINENBOIJM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2014. OTERO, Paulo. Vinculação e liberdade de conformação do sector empresarial do Estado. Coimbra: Coimbra Editora, 1998. SOUTO, Marcos Juruena Villela. Direito administrativo da economia. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2003. ZYLBERSZTAJN, Decio; SZTAJN, Rachel (Orgs.) et alii. Direito e economia: análise econômica do direito e das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. |
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ADM0182 | ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 16 h | |
Ementa: Objetivo: Proporcionar uma visão ampla sobre a temática através da abordagem dos aspectos teóricos, discussão de casos e projetos vinculados ao domínio da ética e responsabilidade social nas organizações públicas. Ementa: A ética e responsabilidade social nas organizações: conceitos e abordagens. As raízes históricas do tratamento e surgimento do tema. As principais abordagens e teorias associadas. Administração da ética e diversidade nas organizações contemporâneas. Sustentabilidade e governança corporativa nas organizações públicas. A ecoeficiência nas organizações. Direitos Humanos, relações com a comunidade, investimento social e voluntariado. Sustentabilidade nas relações de consumo. Indicadores e relatórios de responsabilidade, sustentabilidade e balanços sociais. Análise de indicadores e relatórios no Brasil. Ética no serviço público. |
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Bibliografia: Bibliografia básica: ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva 2010 DROIT, Roger-Pol. Ética: uma primeira conversa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012 COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Cia das Letras, 2006. Bibliografia complementar: FERRELL, O.C.; John FRAEDRICH; Linda FERRELL. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos (tradução). Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001. GALLO, S. (org). Ética e Cidadania - caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 2003. SANDEL, Michael. Justiça: O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011 SINGER, P. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 2006. TORRES, João Carlos Brum (org). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes, Educs, BNDES, 2014. |
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ADM0184 | GESTÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E FINANÇAS CORPORATIVAS | 32 h | |
Ementa: Objetivo: Desenvolver consciência financeira visando corrigir e acompanhar os resultados empresarias. Ementa: Análise e avaliação das demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício (DRE). Análise através dos diversos Índices. Administração do capital de giro. Análise do Ponto de Equilíbrio, Alavancagem Operacional Financeira. Avaliação econômica e financeira do empreendimento. Custo de Capital e Estrutura de Capital. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços: um enfoque econômico-financeiro: comércio e serviços, indústrias, bancos comerciais e múltiplos. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2012. ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2010. Bibliografia Complementar: ASSAF NETO, A. Administração do Capital de Giro. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2012. BRUNI, A. L. Análise de Investimentos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. CASSAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de Investimentos. 11.ed. São Paulo: Atlas, 2012. DAMODARAN, A. Valuation Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações. Rio de Janeiro: LTC, 2012. ROSS, S. A.; WESTERFILD, R. W.; JAFFE, J; LAMB, R. Administração Financeira. Porto Alegre: AMGH, 2015. |
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ADM0187 | GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS | 16 h | |
Ementa: Objetivo: Caracterizar o processo de gestão da qualidade nas organizações, visando integrar conhecimentos quanto aos procedimentos para aplicação dos conceitos, ferramentas, métodos e normas da qualidade, visando a garantia da qualidade e a competitividade no mercado. Ementa: Histórico da Gestão da Qualidade e de Processo; Gestão da Qualidade e Processo; Modelos Normalizados de Sistemas; Gerenciamento das Diretrizes; Gerenciamento por Processo; Gerenciamento da Rotina; Aplicação das Ferramentas da Qualidade e de Processo; A Avaliação da Qualidade do Serviço pelo Cliente; Abordagem Econômica da Qualidade e Qualidade em Serviços. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: CARVALHO, Marly Monteiro. Gestão de qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009 SHIBA, Shoji. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997 Bibliografia Complementar: CARPINETTI, Luiz Cezar Ribeiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da Qualidade ISO 9001: 2008 - Princípios e Requisitos, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 COSTA, Antônio Fernando Branco; EPPRECHT, Eugênio Kahn; CARPINETTI, Luiz Cezar Ribeiro. Controle Estatístico de Qualidade. São Paulo: Atlas, 2011. FRAZIER, Greg; GAITHER, Norman. Administração da Produção e Operações. 8ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. LOBO, Renato Nogueira. Gestão da Qualidade. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2010. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. |
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ADM0195 | GESTÃO DAS ÁGUAS E GESTÃO DAS ÁGUAS URBANAS NO BRASIL | 32 h | |
Ementa: Objetivo: Desenvolver habilidades estratégico-gerenciais para a compreensão, desenvolvimento e/ou aprimoramento da gestão das águas urbanas, no contexto da gestão das águas no Brasil. Ementa: Desenvolvimento e água: aspectos conceituais introdutórios. A água como objeto de estudo da gestão e sua perspectiva transdisciplinar (pública, jurídica, econômica, ecossistêmica e sociológica). Políticas de recursos hídricos e desenvolvimento. A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Governança e regulação dos recursos hídricos no Brasil. Planos de Recursos Hídricos. Plano de bacia hidrográfica. Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH). Cobrança. Uso de sistema de Informação para a gestão. Competências de cada ente do SINGREH. Política Nacional de Saneamento. As águas urbanas e o saneamento básico. Base regulatória. Abastecimento de água. Drenagem pluvial e controle de inundações. Gestão das águas urbanas: problemáticas atuais. Temas emergentes: reuso, pagamentos por serviços ambientais, pegada hídrica e água virtual. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: PHILIPPI JR, A. Gestão do Saneamento Básico: Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. São Paulo:Manole, 2012. SHAMMAS, N. K.; WANG, L. K. Abastecimento de Água e Remoção de Resíduos. São Paulo: LTC, 2013. Bibliografia Complementar: AGUIAR NETTO, A. O. (Org.); MATOS, E. L. (Org.). Distintos olhares dos rios sergipanos. 1. ed. São Cistóvão: Editora da UFS, 2012 AMORIM, J. A. A. Direito das águas. São Paulo: Lex Editora, 2009. CAMPOS, N.; STUDART, T. Gestão das Águas. Porto Alegre: ABRH, 2003. CARRERA-FERNANDEZ, J.; GARRIDO, R.J. Economia dos recursos hídricos. Salvador: EDUFBA, 2002. DE VILLIERS, M. Água: como o uso deste precioso recurso natural poderá acarretar a mais séria crise do século XXI. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. FELICIDADE, N.; MARTINS, R.C.; LEME, A.A. Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil. São Carlos: RiMa. 2.ed. 2006. KOBIYAMA, M.; MOTA, A.; CORSEUIL, W.C. Recursos hídricos e saneamento. Curitiba: OrganicTrading, 2008 MARTINS, R.C.; VALENCIO, N.F.L.S. Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil: desafios teóricos e político-institucionais. São Carlos: RiMa, 2003. MAUDE, B. Blue future: protecting water for people and the planet forever. New York: New Press, 2013. PAIVA, J.B.D.; CHAUDHRY, F.H.; Reis, L.F.R. Monitoramento de bacias hidrográficas e processamento de dados. São Carlos: RiMa, 2004. PHILIPPI JR, A. Reuso de Água. São Paulo: Manole, 2003. SILVA, D.D.; PRUSKI, F.F. Gestão dos Recursos Hídricos Aspectos legais, econômicos, administrativos e sociais. Brasília, DF: Secretaria de Recursos Hídricos; Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa; Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2000. TUNDISI, J.G. Água no Século XXI: Enfrentando a Escassez. São Carlos: RIMA, 2003. |
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ADM0185 | GESTÃO DE CUSTOS | 16 h | |
Ementa: Objetivo: Desenvolver nos participantes a habilidade de tomadas de decisão embasadas em aspectos mercadológicos e de custeio. Ementa: Custos para controle, análise de custo-volume-lucro, custos relevantes para tomada de decisões, aspectos financeiros, mercadológicos e tributários na formação do preço. Tomadas de decisões baseada em atividade e em função: abordagens de custeio baseadas em função e em atividade para tomadas de decisão. Sistema de informações de gestão de custos como apoio na tomada de decisão. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: JIAMBALVO, James. Contabilidade Gerencial. LTC, 2009. GARRISON, Ray H. e NORREN, Eric W. Contabilidade Gerencial. 9a. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2007. Bibliografia Complementar: HORNEGREN, Charles T. Introdução à contabilidade gerencial. 5a. ed., Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2004. HANSEN, Don R. & MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. 1a. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001. I.ATKINSON, Anthony A. II. Banker, Rajiv D. III. Kaplan, Robert S. IV. Young, S. Mark. Contabilidade Gerencial. 3ª. ed. Atlas.São Paulo. 2011. |
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ADM0188 | GESTÃO DE PROJETOS | 16 h | |
Ementa: Objetivo: Demonstrar a importância da área de Gestão de Projetos dentro do âmbito empresarial e fora dele, apresentando os principais conceitos da área de Gestão de Projetos. Ementa: Introdução; o que é um projeto; características de um projeto; estrutura de um projeto; projeto temporário e único; porque gerenciar por meio de técnicas de projetos; projetos versus atividades; motivações para projetos; problemas em projetos; fases do ciclo de um projeto; portfólio, programa e projetos; fatores críticos de sucesso no projeto; partes interessadas no projeto; responsabilidades e habilidades do gerente de projetos; conceitos e finalidade do PMBOK; visão geral do PMBOK; áreas de conhecimento da gestão de projetos; o que é gerente de projetos; os stakeholders do projeto; o gerente e o cumprimento do cronograma; o gerente e a responsabilidade do orçamento; aprovação do projeto; entrega do projeto e fechamento. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MAXIMIANO, A. C. A. Administração por projetos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5th Ed. Philadelphia/EUA: PMI, 2012. Disponível em: http://www.pmi.org. Bibliografia Complementar: ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. GASNIER, D. Guia prático para gerenciamento de projetos. 5. ed. São Paulo: Instituto IMAM, 2010. HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos Fundamentos. Rio de Janeiro: Campus, 2009. PRADO, D. Gerenciamento de projetos nas organizações. Belo Horizonte: EDG, 2003. SOLER, A. M. Rosalina e o Piano: estudo de caso de gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2008. VARGAS, R. Urgência: Um Fator Crítico no Planejamento de Projetos. Disponível em: |
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ADM0183 | GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM MERCADO | 24 h | |
Ementa: Objetivo: Possibilitar aos participantes uma visão sistêmica do Marketing e seu uso em organizações governamentais, bem como capacitá-los para tomada de decisões através do uso de ferramentas tecnológicas e ambientes digitais, com ênfase no relacionamento com o mercado consumidor (usuários). Ementa: Definição de Marketing; Marketing em Empresas Públicas; Construção do valor e a Percepção pelo Cliente; Marketing de Relacionamento e Negociação; Pesquisa e Segmentação de Mercado; Sistema de Informações em Marketing; Tecnologia da Informação e a Comunicação no CRM; Marketing em Ambientes Digitais; Marketing de Serviços: Gestão da Reclamação e Atendimento. |
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Bibliografia: Bibliografia básica: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15ª Ed. São Paulo: Pearson Education - Br, 2014. KOTLER, Philip; LEE, Nancy. Marketing no Setor Público. Porto Alegre: Bookman, 2007. SITA, Mauricio. Manual de Relacionamento Com o Cliente. São Paulo: Ser Mais, 2016. Bibliografia complementar: BRASIL, Lei 11.445/2007 - Estabelece Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico. Brasília, DF: Casa Civil, 2007. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11445.htm. Acesso em 03 jul 2017. BRASIL, Lei 12.305/2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, DF: Casa Civil, 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm. Acesso em 03 jul 2017. OLIVEIRA, Saulo Barbará de (Org.). Instrumentos de Gestão Pública. São Paulo: Saraiva, 2015. SILVA, Fabio Gomes da; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do Relacionamento Com o Cliente. 3ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. |
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ADM0196 | GESTÃO DE RESÍDUOS | 24 h | |
Ementa: Objetivo: Desenvolver habilidades estratégico-gerenciais para a compreensão, desenvolvimento e/ou aprimoramento da gestão de resíduos. Ementa: Definições de resíduos sólidos; resíduos sólidos e saneamento; sistemas de coleta e destinação final; sistemas de reciclagem; sistemas de coleta seletiva; a política nacional de resíduos sólidos; a legislação e regulamentação estadual e municipal; regulação e gestão integrada de RS; consórcios intermunicipais e regionais; competências nos 3 níveis de governo; planos municipais, estaduais; papel e responsabilidades dos atores (consumidores, produtores, catadores, governo); políticas para logística reversa, redução na fonte; relações público-privado e concessões de serviços de RS. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA OS OBSTÁCULOS PARA UMA EFETIVA POLÍTICA DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2014. Disponível em: |
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ADM0181 | GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO | 32 h | |
Ementa: Objetivo: Desenvolver habilidades teórico-metodológicas, para atuar de maneira eficaz na gestão de pessoas e liderança no âmbito da Organização. Estimular a reflexão crítica sobre o comportamento individual e a análise de oportunidades, estimulando a proatividade, criatividade e comunicação. Ementa: O novo papel da Gestão de Pessoas. As Estratégias e o Alinhamento do Desempenho Humano ao Organizacional. A Gestão de Pessoas como Ferramenta Estratégica. Comunicação Interpessoal. Motivação Humana no Trabalho. Processos Motivacionais. Liderança: Contexto e Estilos. Poder. Capacitação e Desenvolvimento de Equipes. Educação Corporativa. Características de Comportamento Empreendedor. Empreendedor Corporativo: Programas de empreendedorismo corporativo. Perfil do empreendedor corporativo. Diferença entre empreendedor e empreendedor corporativo. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: ARAÚJO, L. C. G. de; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. BATITUCCI, M. D. Recursos Humanos 100%: A função de RH no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005. BERLO, D. K. O processo da comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BOHLANDER, G.; SHEMAN, A.; SNELL, S. A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CORDEIRO, Luana Bettu. Intraempreendedorismo: estratégia para a inovação das organizações. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 1, n. 3, p. 151-178, set-out, 2016. DALBÓ, Radaldo A. O intra-empreendedor como agente de mudança: inovação e benefícios. In: II SIMTEC Simpósio de Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, 29 de set. a 01 de outubro de 2008. DESIDÉRIO, Paulo Henrique Martins; BITTENCOURT, Ibsen Mateus; CARDOSO SOBRINHO, Carlos Antonio. A aprendizagem organizacional e intraempreendedorismo: aproximações com olhar no projeto Mostra Algar Inovação. Revista Capital Científico Eletrônica (RCCe), v. 13 n.4 Out./Dez., 2015. DUTRA, J. S. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão dePessoas na Empresa Moderna. São Paulo, Atlas, 2007. EMMENDOERFER, Magnus Luiz; VALADARES, Josiel Lopes; HASHIMOTO, Marcos. Evidências do empreendedorismo interno em organizações no contexto da inovação. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM). Campo Largo/PR, v. 9, n.2, p. 144-156, Nov.2010. FILION, Jean Jacques. Entendendo os intraempreendedores como visionistas. Revista de Negócios, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 65-80, abril/junho 2004. FLEURY, M.T., FLEURY, A. Alinhando Estratégia e Competências. 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ADM0189 | GESTÃO ESTRATÉGICA E TENDÊNCIAS EM ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS | 16 h | |
Ementa: Objetivo: Desenvolver nos participantes a compreensão sobre os conceitos e abordagens da Administração Estratégica, bem como proporcionar a assimilação de metodologias relativas à formulação, desenvolvimento e implementação de estratégias, de forma a assegurar a agregação de valor a seus negócios e a compreensão de tendências da área. Ementa: Tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional). O processo da direção estratégica. Definição da missão, visão, valores e das áreas de atuação da empresa. Análise dos ambientes interno e externo. Desenvolvimento de cenários estratégicos. A formulação e a implementação da estratégia. Conteúdo e Processo Estratégico. Resultados Estratégicos e Desempenho. Vantagem Competitiva: A Visão Baseada em Recursos (VBR) e a Perspectiva Porteriana. Ferramentas estratégicas: Análise SWOT e Matriz BCG. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. Bibliografia Complementar: JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a Estratégia Corporativa. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J.B.; GHOSHAL, S. O Processo da Estratégia: Conceitos, Contextos e Casos Selecionados. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MINTZBERG, H. ; AHLSTRAND, B. ; LAMPEL J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. PORTER, M. Vantagem Competitiva. 25 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989. VIZEU, F., GONÇALVES, S. A.. Pensamento Estratégico: origens, princípios e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010. |
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ADM0190 | GESTÃO POR INDICADORES E METAS | 16 h | |
Ementa: Objetivo: Apresentar aos participantes o programa de implantação sistema de mensuração de desempenhos, com seus indicadores e metas, como instrumento de apoio aos gestores, discutindo conceitos, importância de uso, bem como a necessidade de seu monitoramento e avaliação do desempenho dos processos e eventuais correções de desvios. Ementa: Conceito de Sistema de Mensuração; Objeto e Métodos da Mensuração; Conceituação e tipos de Indicadores de Desempenho; Fundamentos para definição de Indicadores; Métodos para definição de metas; Apresentação de Sistemas de Mensuração; Monitoramento dos Indicadores e Metas. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: HUBBARD, Douglas W. Como mensurar qualquer coisa: encontrando o valor do que é intangível nos negócios. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2008. KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997. KARDEC, Alan. Gestão estratégica e avaliação do desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. Bibliografia Complementar: BANDEIRA, Anselmo Alves. Avaliação de desempenho: uma abordagem estratégica em busca da produtividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. DALLEDONE, Jorge. Indicadores empresariais série gestão com resultados. Rio de Janeiro. Impetus, 2004. FLORES FILHO, Joubert Fortes; SEIXAS, Eduardo de Santana; PINTO, Alan Kardec. Gestão estratégica de indicadores de desempenho. São Paulo. Qualitymark, 2004. HAYES, Bib E. Medindo a satisfação do cliente. Rio de Janeiro: Quality Ed., 1995 HRONEC, S. M. Sinais vitais: usando medidas da qualidade, tempo e custo para traçar a rota para o futuro de sua empresa. São Paulo: Makron, 1994. |
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ADM0191 | JOGOS DE NEGÓCIOS | 24 h | |
Ementa: Objetivo: Colocar em prática a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências na Gestão de Negócios, exercitando a tomada de decisões, o trabalho em grupo, definição de estratégias e táticas, planejamento e controle de recursos empresariais. Ementa: A disciplina é instrumental e coloca o aluno frente a conceitos, ferramentas e técnicas de planejamento, programação e controle da administração de uma empresa simulada. A disciplina promove conexão entre conceitos teóricos e a prática envolvendo o processo de tomada de decisão, definição de estratégias competitivas, uso da abordagem sistêmica da organização e prática da gestão de recursos empresariais. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais. São Paulo: Pearson: Prentice Hall, 2010. TAVARES, J. M. Teoria dos Jogos Aplicada a Estratégia Empresarial. São Paulo: LTC, 2008. FERNANDEZ, L. Teoria dos Jogos. São Paulo: Longman do Brasil, 2010. Bibliografia Complementar: FITZSIMMONS J. A.; FITZSIMMONS M. J. Administração de Serviços. Porto Alegre: Bookman, 2000. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND. B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2000. PORTER, M. Estratégia Competitiva. São Paulo: Campus, 2005. NAGAMATSU, F.; CHAGAS JR, M. F. As Competências Gerenciais Desenvolvidas na Tomada de Decisão em Simulações de Jogos de Empresas Considerando o Nível do Cargo Profissional do Universitário. Anais... XXVIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, Belo Horizonte-MG, 2014. Manual de Jogos de Empresas (Professores da disciplina). |
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ADM0192 | PROJETO DE CONCLUSÃO - PROPOSTA DE INTERVENÇÃO | 32 h | |
Ementa: Objetivo: Qualificar os participantes para, através de ações organizadas de gestão, conhecerem a realidade em que atuam ou pretendem atuar, criando estratégias para transformar essa realidade, através de propostas e ações intervencionistas. Ementa: Importância e Normas para Elaboração da Proposta. Contexto do Ambiente em Estudo. Levantamento de Problemas. Análise Situacional: Definição de Prioridades (Importância, Urgência, Capacidade de Enfrentamento, Soluções Possíveis). Propostas de Ação. Projeto: Introdução (Objetivos. Resultado Esperado. Justificativas, Metodologia, Bases Conceituais e Referenciais Teóricos. Responsáveis / Equipe. Participantes da Intervenção Proposta. Recursos Necessários e Recursos Críticos. Viabilidade: Controle dos Recursos Críticos, Motivação, Ações Estratégicas. Cronograma: Prazos e Tempo de Duração de cada Atividade. Gestão, Acompanhamento e Avaliação. Referências. Apêndice. Anexo. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: BLOCK, P. Consultoria, o desafio da liberdade. São Paulo: Makron Books, 1991. LEITE, L. A. M. da C. Consultoria em gestão de pessoas / Luiz Augusto Mattana da Costa Leite, Ieda Vecchioni Carvalho, João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira, Ricardo Henry dias Rohm Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. MANCIA, L. T. S. Os desafios da consultoria interna: uma experiência gaúcha. (Administração) Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. OLIVEIRA, D. de P. R. de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologias, práticas. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007. ROSA, L. E. P. Consultoria Interna de RH. In: BOOG, Gustavo e Magdalena. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes. volume 1. São Paulo: Editora Gente. 2002. Bibliografia Complementar: DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, M. de A. & LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. |
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ADM0186 | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | 16 h | |
Ementa: Objetivo: Capacitar os participantes para a tomada de decisão voltada as diversas possibilidades geradas pelas tecnologias da informação nos processos de negócios e considerando os recursos tecnológicos e o ambiente externo. Ementa: Impactos da TI nas organizações. Alinhamento estratégico e governança da TI. Tecnologias da informação e seus usos em sistemas de informação para gestão da operação (ERP, CRM, SCM) e da estratégia do negócio (business intelligence). Gestão do conhecimento. Ambientes virtuais e colaboração. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: LAUDON, Jane P. Sistemas de informações gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2014. OLIVEIRA, D. P. de. Sistema organizacional e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011. TURBAN, E. Tecnologia da informação para gestão. 8 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Bibliografia Complementar: OBRIEN, James A. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2013. REBOUÇAS DE OLIVEIRA, Djalma Pinho de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas e operacionais. São Paulo: Atlas, 2012. |
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