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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 04 de Maio de 2024

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL COM FOCO EM SANEAMENTO/DAD - São Cristóvão

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAD
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
ADM0193 CONCORRÊNCIA E REGULAÇÃO 24 h
Ementa:
Objetivo: Mostrar a relevância das relações entre concorrência e regulação no âmbito da administração de empresas estatais. Ementa: Aspectos gerais da noção de concorrência. Mediações para análise da concorrência. A lógica de atuação do agente decisório na estratégia concorrencial. Aspectos da interação entre concorrentes e ambiente seletivo. Falhas de mercado e falhas de governo. Mercado e regulação: colocação do problema. Os conceitos e os objetivos da regulação. A teoria da regulação econômica. Teorias da regulação econômica. A desregulação econômica como estratégia de redução organizativa. A regulação da concorrência, regulação e administração pública. Regulação e serviços públicos. Direito público e regulação no brasil. Agências reguladoras e reforma de estado no brasil.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: BRUNA, Sérgio Varella, Agências Reguladoras: poder normativo, consulta pública, revisão judicial, São Paulo: Editora revista dos Tribunais, 2003. COESTIER, Bénédicte e MARETTE, Stéphan, Economia da Qualidade, São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2009. CROPPER, Steve; EBERS, Mark e SMITH RING, Peter, (orgs.), Handbook de Relações Interorganizacionais da Oxford, Porto Alegre: Bookman, 2014. FIANI, Ronaldo, Cooperação e Conflito: instituições e desenvolvimento econômico, Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. FLEURY, Maria Tereza Leme et al. (orgs.) Capital Humano, Gestão Pública e Competitividade, Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2016. GALVÃO JÚNIOR, Alceu de Castro, MELO, Alissson José Maia e MONTEIRO, Mario Augusto P. (Orgs.) Regulação do Saneamento Básico, Barueri, SP: Manole, 2013. MUSACCHIO, Aldo e LAZZARINI, Sérgio G. Reinventando o Capitalismo de Estado: o leviatã nos negócios: Brasil e outros países, São Paulo: Portfolio-Penguin, 2015. Bibliografia Complementar: FORGIONI, Paula A. Os Fundamentos do Antitruste, 2ª edição, São Paulo: editora Revista dos Tribunais, 2005. GUERRA, Sérgio (org.) Regulação no Brasil: uma visão multidisciplinar, Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2014. LAZZARINI, Sérgio G. Capitalismo de Laços: os donos do Brasil e suas conexões, Rio deJjaneiro: Elsevier, 2011. KOTLER, Philip, Capitalismo em Confronto: soluções reais para os problemas de um sistema econômico, Rio de Janeiro: Best Business, 2015. MATTOS, Paulo et al. (orgs.) Regulação Econômica e Democracia: o debate Norte- Americano, São Paulo: Editora 34, 2004. MÉNARD, Claude et al. (orgs.), Economia das Organizações: formas plurais e desafios, São Paulo: Atlas, 2014. MITNICK, Barry M. La Economia Política de la Regulación, México: Fondo de Cultura Económica, 1989. MORAES, Alexandre (org.) Agências Reguladoras, São Paulo: Atlas, 2002. NUNES, Edson de Oliveira et al. Agências Reguladoras e Reforma do Estado no Brasil: inovação e continuidade no sistema político- institucional, Rio de Janeiro: Garamond, 2007. PINHEIRO, Armando Castelar e SADDI, Jairo, Direito, Economia e Mercados, Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. PORTER, Michael E. Competição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. POSSAS, Sílvia, Concorrência e Competitividade: notas sobre estratégia e dinâmica seletiva na economia capitalista, São Paulo: Hucitec, 1999. SALOMÃO FILHO, Calixto, Regulação da Atividade Econômica: princípios e fundamentos jurídicos, São Paulo: Malheiros Editores, 2001. SUNDFELD, Carlos Ari (coordenador), Direito Administrativo Econômico, São Paulo: Malheiros Editores, 2002. ZYLBERSZTAJN, Decio e SZTAJN, Rachel (orgs.), Direito & Economia: análise econômica do Direito e das Organizações, Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
ADM0194 DIREITO ADMINISTRATIVO PARA EMPRESAS PÚBLICAS 24 h
Ementa:
Objetivo: Mostrar os principais aspectos do direito administrativo brasileiro e de suas relações no âmbito das empresas estatais. Ementa: A importância dos princípios administrativos. Aspectos da organização administrativa. Poderes da administração. Responsabilidade do estado. Administração pública direta e indireta. Intervenção do estado no domínio econômico. Bens públicos. Serviços públicos. Concessão e permissão de serviço público. Concessão especial de serviços públicos – parcerias público-privadas (PPP’s). Agentes públicos. Improbidade administrativa. Licitações e contratos administrativos. Controle dos atos da administração pública. Perspectivas.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: CARDOSO, Henrique Ribeiro. O poder normativo das agências reguladoras. 2ª Ed. Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016 CARVALHO FILHO, José dos Santos. Direito Administrativo. 30. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração Pública. 10. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2015.   Bibliografia Complementar: ARAGÃO. Alexandre Santos de. Direito dos serviços públicos. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013. BINENBOIJM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2014. OTERO, Paulo. Vinculação e liberdade de conformação do sector empresarial do Estado. Coimbra: Coimbra Editora, 1998. SOUTO, Marcos Juruena Villela. Direito administrativo da economia. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2003. ZYLBERSZTAJN, Decio; SZTAJN, Rachel (Orgs.) et alii. Direito e economia: análise econômica do direito e das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
ADM0182 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 16 h
Ementa:
Objetivo: Proporcionar uma visão ampla sobre a temática através da abordagem dos aspectos teóricos, discussão de casos e projetos vinculados ao domínio da ética e responsabilidade social nas organizações públicas. Ementa: A ética e responsabilidade social nas organizações: conceitos e abordagens. As raízes históricas do tratamento e surgimento do tema. As principais abordagens e teorias associadas. Administração da ética e diversidade nas organizações contemporâneas. Sustentabilidade e governança corporativa nas organizações públicas. A ecoeficiência nas organizações. Direitos Humanos, relações com a comunidade, investimento social e voluntariado. Sustentabilidade nas relações de consumo. Indicadores e relatórios de responsabilidade, sustentabilidade e balanços sociais. Análise de indicadores e relatórios no Brasil. Ética no serviço público.
Bibliografia:
Bibliografia básica: ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva 2010 DROIT, Roger-Pol. Ética: uma primeira conversa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012 COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Cia das Letras, 2006. Bibliografia complementar: FERRELL, O.C.; John FRAEDRICH; Linda FERRELL. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos (tradução). Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001. GALLO, S. (org). Ética e Cidadania - caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 2003. SANDEL, Michael. Justiça: O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011 SINGER, P. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 2006. TORRES, João Carlos Brum (org). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis: Vozes, Educs, BNDES, 2014.
ADM0184 GESTÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E FINANÇAS CORPORATIVAS 32 h
Ementa:
Objetivo: Desenvolver consciência financeira visando corrigir e acompanhar os resultados empresarias. Ementa: Análise e avaliação das demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício (DRE). Análise através dos diversos Índices. Administração do capital de giro. Análise do Ponto de Equilíbrio, Alavancagem Operacional Financeira. Avaliação econômica e financeira do empreendimento. Custo de Capital e Estrutura de Capital.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços: um enfoque econômico-financeiro: comércio e serviços, indústrias, bancos comerciais e múltiplos. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2012. ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2010. Bibliografia Complementar: ASSAF NETO, A. Administração do Capital de Giro. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2012. BRUNI, A. L. Análise de Investimentos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. CASSAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de Investimentos. 11.ed. São Paulo: Atlas, 2012. DAMODARAN, A. Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações. Rio de Janeiro: LTC, 2012. ROSS, S. A.; WESTERFILD, R. W.; JAFFE, J; LAMB, R. Administração Financeira. Porto Alegre: AMGH, 2015.
ADM0187 GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS 16 h
Ementa:
Objetivo: Caracterizar o processo de gestão da qualidade nas organizações, visando integrar conhecimentos quanto aos procedimentos para aplicação dos conceitos, ferramentas, métodos e normas da qualidade, visando a garantia da qualidade e a competitividade no mercado. Ementa: Histórico da Gestão da Qualidade e de Processo; Gestão da Qualidade e Processo; Modelos Normalizados de Sistemas; Gerenciamento das Diretrizes; Gerenciamento por Processo; Gerenciamento da Rotina; Aplicação das Ferramentas da Qualidade e de Processo; A Avaliação da Qualidade do Serviço pelo Cliente; Abordagem Econômica da Qualidade e Qualidade em Serviços.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: CARVALHO, Marly Monteiro. Gestão de qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009 SHIBA, Shoji. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997 Bibliografia Complementar: CARPINETTI, Luiz Cezar Ribeiro; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; GEROLAMO, Mateus Cecílio. Gestão da Qualidade ISO 9001: 2008 - Princípios e Requisitos, 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 COSTA, Antônio Fernando Branco; EPPRECHT, Eugênio Kahn; CARPINETTI, Luiz Cezar Ribeiro. Controle Estatístico de Qualidade. São Paulo: Atlas, 2011. FRAZIER, Greg; GAITHER, Norman. Administração da Produção e Operações. 8ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. LOBO, Renato Nogueira. Gestão da Qualidade. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2010. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
ADM0195 GESTÃO DAS ÁGUAS E GESTÃO DAS ÁGUAS URBANAS NO BRASIL 32 h
Ementa:
Objetivo: Desenvolver habilidades estratégico-gerenciais para a compreensão, desenvolvimento e/ou aprimoramento da gestão das águas urbanas, no contexto da gestão das águas no Brasil. Ementa: Desenvolvimento e água: aspectos conceituais introdutórios. A água como objeto de estudo da gestão e sua perspectiva transdisciplinar (pública, jurídica, econômica, ecossistêmica e sociológica). Políticas de recursos hídricos e desenvolvimento. A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Governança e regulação dos recursos hídricos no Brasil. Planos de Recursos Hídricos. Plano de bacia hidrográfica. Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH). Cobrança. Uso de sistema de Informação para a gestão. Competências de cada ente do SINGREH. Política Nacional de Saneamento. As águas urbanas e o saneamento básico. Base regulatória. Abastecimento de água. Drenagem pluvial e controle de inundações. Gestão das águas urbanas: problemáticas atuais. Temas emergentes: reuso, pagamentos por serviços ambientais, pegada hídrica e água virtual.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: PHILIPPI JR, A. Gestão do Saneamento Básico: Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. São Paulo:Manole, 2012. SHAMMAS, N. K.; WANG, L. K. Abastecimento de Água e Remoção de Resíduos. São Paulo: LTC, 2013.   Bibliografia Complementar: AGUIAR NETTO, A. O. (Org.); MATOS, E. L. (Org.). Distintos olhares dos rios sergipanos. 1. ed. São Cistóvão: Editora da UFS, 2012 AMORIM, J. A. A. Direito das águas. São Paulo: Lex Editora, 2009. CAMPOS, N.; STUDART, T. Gestão das Águas. Porto Alegre: ABRH, 2003. CARRERA-FERNANDEZ, J.; GARRIDO, R.J. Economia dos recursos hídricos. Salvador: EDUFBA, 2002. DE VILLIERS, M. Água: como o uso deste precioso recurso natural poderá acarretar a mais séria crise do século XXI. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. FELICIDADE, N.; MARTINS, R.C.; LEME, A.A. Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil. São Carlos: RiMa. 2.ed. 2006. KOBIYAMA, M.; MOTA, A.; CORSEUIL, W.C. Recursos hídricos e saneamento. Curitiba: OrganicTrading, 2008 MARTINS, R.C.; VALENCIO, N.F.L.S. Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil: desafios teóricos e político-institucionais. São Carlos: RiMa, 2003. MAUDE, B. Blue future: protecting water for people and the planet forever. New York: New Press, 2013. PAIVA, J.B.D.; CHAUDHRY, F.H.; Reis, L.F.R. Monitoramento de bacias hidrográficas e processamento de dados. São Carlos: RiMa, 2004. PHILIPPI JR, A. Reuso de Água. São Paulo: Manole, 2003. SILVA, D.D.; PRUSKI, F.F. Gestão dos Recursos Hídricos – Aspectos legais, econômicos, administrativos e sociais. Brasília, DF: Secretaria de Recursos Hídricos; Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa; Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2000. TUNDISI, J.G. Água no Século XXI: Enfrentando a Escassez. São Carlos: RIMA, 2003.
ADM0185 GESTÃO DE CUSTOS 16 h
Ementa:
Objetivo: Desenvolver nos participantes a habilidade de tomadas de decisão embasadas em aspectos mercadológicos e de custeio. Ementa: Custos para controle, análise de custo-volume-lucro, custos relevantes para tomada de decisões, aspectos financeiros, mercadológicos e tributários na formação do preço. Tomadas de decisões baseada em atividade e em função: abordagens de custeio baseadas em função e em atividade para tomadas de decisão. Sistema de informações de gestão de custos como apoio na tomada de decisão.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: JIAMBALVO, James. Contabilidade Gerencial. LTC, 2009. GARRISON, Ray H. e NORREN, Eric W. Contabilidade Gerencial. 9a. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2007. Bibliografia Complementar: HORNEGREN, Charles T. Introdução à contabilidade gerencial. 5a. ed., Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2004. HANSEN, Don R. & MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. 1a. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001. I.ATKINSON, Anthony A. II. Banker, Rajiv D. III. Kaplan, Robert S. IV. Young, S. Mark. Contabilidade Gerencial. 3ª. ed. Atlas.São Paulo. 2011.
ADM0188 GESTÃO DE PROJETOS 16 h
Ementa:
Objetivo: Demonstrar a importância da área de Gestão de Projetos dentro do âmbito empresarial e fora dele, apresentando os principais conceitos da área de Gestão de Projetos. Ementa: Introdução; o que é um projeto; características de um projeto; estrutura de um projeto; projeto temporário e único; porque gerenciar por meio de técnicas de projetos; projetos versus atividades; motivações para projetos; problemas em projetos; fases do ciclo de um projeto; portfólio, programa e projetos; fatores críticos de sucesso no projeto; partes interessadas no projeto; responsabilidades e habilidades do gerente de projetos; conceitos e finalidade do PMBOK; visão geral do PMBOK; áreas de conhecimento da gestão de projetos; o que é gerente de projetos; os stakeholders do projeto; o gerente e o cumprimento do cronograma; o gerente e a responsabilidade do orçamento; aprovação do projeto; entrega do projeto e fechamento.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MAXIMIANO, A. C. A. Administração por projetos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5th Ed. Philadelphia/EUA: PMI, 2012. Disponível em: http://www.pmi.org. Bibliografia Complementar: ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. GASNIER, D. Guia prático para gerenciamento de projetos. 5. ed. São Paulo: Instituto IMAM, 2010. HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos – Fundamentos. Rio de Janeiro: Campus, 2009. PRADO, D. Gerenciamento de projetos nas organizações. Belo Horizonte: EDG, 2003. SOLER, A. M. Rosalina e o Piano: estudo de caso de gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2008. VARGAS, R. Urgência: Um Fator Crítico no Planejamento de Projetos. Disponível em: .
ADM0183 GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM MERCADO 24 h
Ementa:
Objetivo: Possibilitar aos participantes uma visão sistêmica do Marketing e seu uso em organizações governamentais, bem como capacitá-los para tomada de decisões através do uso de ferramentas tecnológicas e ambientes digitais, com ênfase no relacionamento com o mercado consumidor (usuários). Ementa: Definição de Marketing; Marketing em Empresas Públicas; Construção do valor e a Percepção pelo Cliente; Marketing de Relacionamento e Negociação; Pesquisa e Segmentação de Mercado; Sistema de Informações em Marketing; Tecnologia da Informação e a Comunicação no CRM; Marketing em Ambientes Digitais; Marketing de Serviços: Gestão da Reclamação e Atendimento.
Bibliografia:
Bibliografia básica: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15ª Ed. São Paulo: Pearson Education - Br, 2014. KOTLER, Philip; LEE, Nancy. Marketing no Setor Público. Porto Alegre: Bookman, 2007. SITA, Mauricio. Manual de Relacionamento Com o Cliente. São Paulo: Ser Mais, 2016.   Bibliografia complementar: BRASIL, Lei 11.445/2007 - Estabelece Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico. Brasília, DF: Casa Civil, 2007. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11445.htm. Acesso em 03 jul 2017. BRASIL, Lei 12.305/2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, DF: Casa Civil, 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm. Acesso em 03 jul 2017. OLIVEIRA, Saulo Barbará de (Org.). Instrumentos de Gestão Pública. São Paulo: Saraiva, 2015. SILVA, Fabio Gomes da; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do Relacionamento Com o Cliente. 3ª Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
ADM0196 GESTÃO DE RESÍDUOS 24 h
Ementa:
Objetivo: Desenvolver habilidades estratégico-gerenciais para a compreensão, desenvolvimento e/ou aprimoramento da gestão de resíduos. Ementa: Definições de resíduos sólidos; resíduos sólidos e saneamento; sistemas de coleta e destinação final; sistemas de reciclagem; sistemas de coleta seletiva; a política nacional de resíduos sólidos; a legislação e regulamentação estadual e municipal; regulação e gestão integrada de RS; consórcios intermunicipais e regionais; competências nos 3 níveis de governo; planos municipais, estaduais; papel e responsabilidades dos atores (consumidores, produtores, catadores, governo); políticas para logística reversa, redução na fonte; relações público-privado e concessões de serviços de RS.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA OS OBSTÁCULOS PARA UMA EFETIVA POLÍTICA DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2017. BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES). Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Pernambuco: s. n., 2012. BRASIL. BRASIL. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2010. BRASIL. Decreto n. 7.404, de 23 de dezembro de 2010. Regulamenta a Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2010. INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA (IPEA). Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Urbanos. Brasilia, 2012. Disponível em: < http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/121009_relatorio_residuos_solidos_urbanos.pdf>. Acesso: 23 jun. 2017 Bibliografia Complementar: BARROS, Raphael T. V. Elementos de Gestão de Resíduos Sólidos. São Paulo: Tessitura, 2012. INSTITUTO ETHOS. Política Nacional de Resíduos Sólidos: desafios e oportunidades para as empresas. São Paulo, 71f., 2012. JURAS, Ilidia da Ascenção Garrido Martins. Legislação sobre resíduos sólidos: comparação da Lei 12.305/2010 com a legislação de países desenvolvidos. Consultoria Legislativa, Câmara dos Deputados, Brasília, 2012. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Princípios da política nacional de resíduos sólidos. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Brasília, v. 24, n. 7, p. 25-33, jul. 2012. SILVA, Alice da Rocha; CHAVES, Gisele de Lorena Diniz; GHISOLF, Verônica. Os obstáculos para uma efetiva política de gestão dos resíduos sólidos no Brasil. Revista Veredas do Direito, v. 13, n. 26, p. 211-234, mai./ ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2017. SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÃO SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (SINIR). Plano Nacional de Resíduos Sólidos. 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2017.
ADM0181 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO 32 h
Ementa:
Objetivo: Desenvolver habilidades teórico-metodológicas, para atuar de maneira eficaz na gestão de pessoas e liderança no âmbito da Organização. Estimular a reflexão crítica sobre o comportamento individual e a análise de oportunidades, estimulando a proatividade, criatividade e comunicação. Ementa: O novo papel da Gestão de Pessoas. As Estratégias e o Alinhamento do Desempenho Humano ao Organizacional. A Gestão de Pessoas como Ferramenta Estratégica. Comunicação Interpessoal. Motivação Humana no Trabalho. Processos Motivacionais. Liderança: Contexto e Estilos. Poder. Capacitação e Desenvolvimento de Equipes. Educação Corporativa. Características de Comportamento Empreendedor. Empreendedor Corporativo: Programas de empreendedorismo corporativo. Perfil do empreendedor corporativo. Diferença entre empreendedor e empreendedor corporativo.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: ARAÚJO, L. C. G. de; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. BATITUCCI, M. D. Recursos Humanos 100%: A função de RH no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005. BERLO, D. K. O processo da comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BOHLANDER, G.; SHEMAN, A.; SNELL, S. A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CORDEIRO, Luana Bettu. Intraempreendedorismo: estratégia para a inovação das organizações. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 1, n. 3, p. 151-178, set-out, 2016. DALBÓ, Radaldo A. O intra-empreendedor como agente de mudança: inovação e benefícios. In: II SIMTEC – Simpósio de Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, 29 de set. a 01 de outubro de 2008. DESIDÉRIO, Paulo Henrique Martins; BITTENCOURT, Ibsen Mateus; CARDOSO SOBRINHO, Carlos Antonio. A aprendizagem organizacional e intraempreendedorismo: aproximações com olhar no projeto Mostra Algar Inovação. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), v. 13 n.4 – Out./Dez., 2015. DUTRA, J. S. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão dePessoas na Empresa Moderna. São Paulo, Atlas, 2007. EMMENDOERFER, Magnus Luiz; VALADARES, Josiel Lopes; HASHIMOTO, Marcos. Evidências do empreendedorismo interno em organizações no contexto da inovação. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM). Campo Largo/PR, v. 9, n.2, p. 144-156, Nov.2010. FILION, Jean Jacques. Entendendo os intraempreendedores como visionistas. Revista de Negócios, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 65-80, abril/junho 2004. FLEURY, M.T., FLEURY, A. Alinhando Estratégia e Competências. 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Os Novos Horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. SOUZA, V.L. Gestão de desempenho: julgamento ou dialog. Rio de Janeiro: FGV, 2002. SOUZA, V. L. Gestão de Resultados de Pessoas e Equipes: Julgamento ou Diálogo? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. TACHIZAWA, T., FERREIRA, V. C. P e FORTUNA, A. Gestão com pessoas – uma abordagem aplicada à estratégia de negócios. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2001. TOPPING, P. A. Liderança e gestão. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
ADM0189 GESTÃO ESTRATÉGICA E TENDÊNCIAS EM ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS 16 h
Ementa:
Objetivo: Desenvolver nos participantes a compreensão sobre os conceitos e abordagens da Administração Estratégica, bem como proporcionar a assimilação de metodologias relativas à formulação, desenvolvimento e implementação de estratégias, de forma a assegurar a agregação de valor a seus negócios e a compreensão de tendências da área. Ementa: Tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional). O processo da direção estratégica. Definição da missão, visão, valores e das áreas de atuação da empresa. Análise dos ambientes interno e externo. Desenvolvimento de cenários estratégicos. A formulação e a implementação da estratégia. Conteúdo e Processo Estratégico. Resultados Estratégicos e Desempenho. Vantagem Competitiva: A Visão Baseada em Recursos (VBR) e a Perspectiva Porteriana. Ferramentas estratégicas: Análise SWOT e Matriz BCG. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. Bibliografia Complementar: JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a Estratégia Corporativa. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J.B.; GHOSHAL, S. O Processo da Estratégia: Conceitos, Contextos e Casos Selecionados. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MINTZBERG, H. ; AHLSTRAND, B. ; LAMPEL J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. PORTER, M. Vantagem Competitiva. 25 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989. VIZEU, F., GONÇALVES, S. A.. Pensamento Estratégico: origens, princípios e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
ADM0190 GESTÃO POR INDICADORES E METAS 16 h
Ementa:
Objetivo: Apresentar aos participantes o programa de implantação sistema de mensuração de desempenhos, com seus indicadores e metas, como instrumento de apoio aos gestores, discutindo conceitos, importância de uso, bem como a necessidade de seu monitoramento e avaliação do desempenho dos processos e eventuais correções de desvios. Ementa: Conceito de Sistema de Mensuração; Objeto e Métodos da Mensuração; Conceituação e tipos de Indicadores de Desempenho; Fundamentos para definição de Indicadores; Métodos para definição de metas; Apresentação de Sistemas de Mensuração; Monitoramento dos Indicadores e Metas.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: HUBBARD, Douglas W. Como mensurar qualquer coisa: encontrando o valor do que é intangível nos negócios. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2008. KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997. KARDEC, Alan. Gestão estratégica e avaliação do desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.   Bibliografia Complementar: BANDEIRA, Anselmo Alves. Avaliação de desempenho: uma abordagem estratégica em busca da produtividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. DALLEDONE, Jorge. Indicadores empresariais – série gestão com resultados. Rio de Janeiro. Impetus, 2004. FLORES FILHO, Joubert Fortes; SEIXAS, Eduardo de Santana; PINTO, Alan Kardec. Gestão estratégica de indicadores de desempenho. São Paulo. Qualitymark, 2004. HAYES, Bib E. Medindo a satisfação do cliente. Rio de Janeiro: Quality Ed., 1995 HRONEC, S. M. Sinais vitais: usando medidas da qualidade, tempo e custo para traçar a rota para o futuro de sua empresa. São Paulo: Makron, 1994.
ADM0191 JOGOS DE NEGÓCIOS 24 h
Ementa:
Objetivo: Colocar em prática a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências na Gestão de Negócios, exercitando a tomada de decisões, o trabalho em grupo, definição de estratégias e táticas, planejamento e controle de recursos empresariais. Ementa: A disciplina é instrumental e coloca o aluno frente a conceitos, ferramentas e técnicas de planejamento, programação e controle da administração de uma empresa simulada. A disciplina promove conexão entre conceitos teóricos e a prática envolvendo o processo de tomada de decisão, definição de estratégias competitivas, uso da abordagem sistêmica da organização e prática da gestão de recursos empresariais.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais. São Paulo: Pearson: Prentice Hall, 2010. TAVARES, J. M. Teoria dos Jogos Aplicada a Estratégia Empresarial. São Paulo: LTC, 2008. FERNANDEZ, L. Teoria dos Jogos. São Paulo: Longman do Brasil, 2010. Bibliografia Complementar: FITZSIMMONS J. A.; FITZSIMMONS M. J. Administração de Serviços. Porto Alegre: Bookman, 2000. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND. B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2000. PORTER, M. Estratégia Competitiva. São Paulo: Campus, 2005. NAGAMATSU, F.; CHAGAS JR, M. F. As Competências Gerenciais Desenvolvidas na Tomada de Decisão em Simulações de Jogos de Empresas Considerando o Nível do Cargo Profissional do Universitário. Anais... XXVIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, Belo Horizonte-MG, 2014. Manual de Jogos de Empresas (Professores da disciplina).
ADM0192 PROJETO DE CONCLUSÃO - PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 32 h
Ementa:
Objetivo: Qualificar os participantes para, através de ações organizadas de gestão, conhecerem a realidade em que atuam ou pretendem atuar, criando estratégias para transformar essa realidade, através de propostas e ações intervencionistas. Ementa: Importância e Normas para Elaboração da Proposta. Contexto do Ambiente em Estudo. Levantamento de Problemas. Análise Situacional: Definição de Prioridades (Importância, Urgência, Capacidade de Enfrentamento, Soluções Possíveis). Propostas de Ação. Projeto: Introdução (Objetivos. Resultado Esperado. Justificativas, Metodologia, Bases Conceituais e Referenciais Teóricos. Responsáveis / Equipe. Participantes da Intervenção Proposta. Recursos Necessários e Recursos Críticos. Viabilidade: Controle dos Recursos Críticos, Motivação, Ações Estratégicas. Cronograma: Prazos e Tempo de Duração de cada Atividade. Gestão, Acompanhamento e Avaliação. Referências. Apêndice. Anexo.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: BLOCK, P. Consultoria, o desafio da liberdade. São Paulo: Makron Books, 1991. LEITE, L. A. M. da C. Consultoria em gestão de pessoas / Luiz Augusto Mattana da Costa Leite, Ieda Vecchioni Carvalho, João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira, Ricardo Henry dias Rohm – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. MANCIA, L. T. S. Os desafios da consultoria interna: uma experiência gaúcha. (Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. OLIVEIRA, D. de P. R. de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologias, práticas. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007. ROSA, L. E. P. Consultoria Interna de RH. In: BOOG, Gustavo e Magdalena. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes. volume 1. São Paulo: Editora Gente. 2002. Bibliografia Complementar: DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, M. de A. & LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
ADM0186 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 16 h
Ementa:
Objetivo: Capacitar os participantes para a tomada de decisão voltada as diversas possibilidades geradas pelas tecnologias da informação nos processos de negócios e considerando os recursos tecnológicos e o ambiente externo. Ementa: Impactos da TI nas organizações. Alinhamento estratégico e governança da TI. Tecnologias da informação e seus usos em sistemas de informação para gestão da operação (ERP, CRM, SCM) e da estratégia do negócio (business intelligence). Gestão do conhecimento. Ambientes virtuais e colaboração.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: LAUDON, Jane P. Sistemas de informações gerenciais. São Paulo: Prentice Hall, 2014. OLIVEIRA, D. P. de. Sistema organizacional e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011. TURBAN, E. Tecnologia da informação para gestão. 8 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Bibliografia Complementar: O’BRIEN, James A. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2013. REBOUÇAS DE OLIVEIRA, Djalma Pinho de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas e operacionais. São Paulo: Atlas, 2012.

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