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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 30 de Abril de 2024

PLANEJAMENTO DO TURISMO/DTUR - São Cristóvão

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE TURISMO - DTUR
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
TURIS0001 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E ORGANIZACIONAL 20 h
Ementa:
Conceitos essenciais da gestão empresarial; a compreensão das diversas variáveis que compõem o processo administrativo; o desenvolvimento de capacidade crítica na análise das principais funções das organizações e a percepção da sua importância para o alcance da efetividade administrativa em um ambiente globalizado. Competências necessárias ao gestor e o papel da mudança e da inovação na gestão empresarial. Significado das funções administrativas para o gestor. Visão tradicional, moderna e atual das funções administrativas. O planejamento, a organização, a direção e o controle: conceituação, generalidades e especificidades.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIAVENATTO, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Campus: Rio de Janeiro, 2000 MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2006. MOTTA, Fernando C. P.; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. São Paulo: Pioneira, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: AKTOUF, Omar, Administração entre a Tradição e Renovação. São Paulo: Atlas,1996. LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva 2003. MONTANA,Patrick; CHARNOV,Bruce, Administração. 2. ed. São Paulo, 2000.
TURIS0034 ECONOMIA DE SERGIPE E SUA HISTÓRIA 20 h
Ementa:
Discussão sobre a economia sergipana e sua inserção no contexto regional e nacional, de seus primórdios à atualidade. Análise de fatores condicionantes do crescimento econômico e dos seus índices de desenvolvimento humano.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MELO, Ricardo Oliveira Lacerda. Economia sergipana contemporânea: (1970 - 2010). Editora UFS. São Cristóvão (SE). 2012. SUBRINHO, Josué Modesto dos Passos. História econômica de Sergipe: (1850 - 1930). Editora UFS. Aracaju (SE). 1987. 116 p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DANTAS, Ibarê. História de Sergipe: república (1889-2000). Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro (RJ). 2004. FIGUEIREDO, Ariosvaldo. Historia politica de Sergipe. Sociedade Editorial de Sergipe. Aracaju (SE). 1996.
TURIS0002 ECONOMIA DO TURISMO E ECONOMIA DA CULTURA 20 h
Ementa:
A Economia do Turismo mundial, a Economia do Turismo nacional e local. Globalização e Turismo. Economia da criatividade. Aspectos econômicos do patrimônio cultural. Demanda e oferta relacionadas ao Turismo. Equilíbrio de mercado. Elasticidade. Estrutura de mercados. Agregados macroeconômicos: conceitos básicos. Economia Internacional.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: LAGE, Beatriz Helena Gelas; MILONE, Paulo Cesar. Economia do turismo. Atlas. São Paulo (SP). 2001. MANKIW, N. Gregory. Introdução a Economia. Cengage Learning. São Paulo (SP). 2009. TRIBE, John. Economia do lazer e do turismo. Manole. São Paulo (SP). 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira; ARAÚJO, Ana Maria Matos. Arranjos produtivos locais do turismo comunitário: atores e cenários em mudança. EdUECE. Fortaleza (CE). 2009. PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Consumo e espaço: turismo, lazer e outros temas. Roca. São Paulo, (SP). 2001. SANTOS, Célia Maria dos; KUAZAQUI, Edmir. Consolidadores de turismo: serviços e distribuição. Thomson. São Paulo (SP). 2004. http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/ECONOMIA_DO_TURISMO.pdf http://www.geociencias.ufpb.br/~paulorosa/Documentos/Divulgacao/livros/livroGEPTEEDL.pdf SITES INDICADOS http://www.turismosergipe.net/ http://www.turismo.gov.br/ http://www.embratur.gov.br/ http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/outros_estudos/estudos_ibge
TURIS0011 ELABORAÇÃO DE TCC 60 h
Ementa:
Orientação para elaboração de Projetos Turísticos, Plano de Marketing Turísticos ou Plano de Desenvolvimento Turístico
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO; SANCHO PÉREZ, Amparo. Introdução à metodologia da pesquisa em turismo. São Paulo, SP: Roca, 2006. ROCHA CENTENO, Rogelio. Metodologia da pesquisa aplicada ao turismo: casos práticos . São Paulo, SP: Roca, 2003. SANTOS, Mary Nadja Lima. Política territoriais do turismo: investimentos no pólo costa dos coqueirais em Sergipe, Brasil. São Cristóvão, SE, 2009. SCHLÜTER, Regina G. Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. 2. ed. São Paulo, SP Aleph, 2003. VEAL, Anthony James; ALDRIGUI, Mariana (Trad.). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo, SP: Aleph, 2011. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico. Bauru, SP: EDUSC, 2002. BRAGA, Debora Cordeiro. Planejamento turístico: teoria e prática. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2007. DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo, SP: Pearson, 2005. GLAESSER, Dirk. Gestão de crises na indústria do turismo. Porto Alegre, RS Bookman 2008. GUARDANI, Fátima. Gestão de marketing em hotelaria. São Paulo, SP: Atlas, 2006. MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001. PIMENTA, Maria Alzira. Gestão de pessoas em turismo: sustentabilidade, qualidade e comunicação. 2. ed. Campinas: Alínea, 2006. RUSCHMANN, Doris van de Meene. Marketing turístico: um enfoque promocional. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000. 124 p. (Coleção turismo). RUSCHMANN, Doris van de Meene; SOLHA, Karina Toledo (Org.). Planejamento turístico. Barueri, SP: Manole, 2006. TEIXEIRA, Elder Lins. Gestão da qualidade em destinos turísticos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. VALLS, Josep-Francesc. Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro: FGV, 2006. VIGNATI, Federico. Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para polos, cidades e países. Rio de Janeiro, RJ: SENAC, 2012.
TURIS0035 FINANÇAS EMPRESARIAIS 20 h
Ementa:
A disciplina está centrada nas questões do equilíbrio de caixa e do desempenho financeiro global da empresa, enfatizando a integração da área de finanças com as demais áreas funcionais como o marketing, produção e recursos humanos.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GITMAN, L. Princípios de Administração Financeira, 10ª Edição, Pearson, 2003. ASSAF, A. Finanças Corporativas e Valor. Atlas, 2003. BRIGHAN, Eugene F., GAPENSKI, Louis C., Ehrhadt, Michael C. – Administração Financeira – Teoria e Prática – Editora Atlas, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRIGHAM, Eugene F. HOUSTON, Joel F. “Fundamentos da Moderna Administração Financeira”, Campus, Rio de Janeiro, 1999. GITMAN, Lawrence. “Princípios de Administração Financeira”: essencial 2ª Edição, Bookman, 2001. ASSAF, A. Estrutura e Análise de Balanços. Atlas, 5º edição, 2000. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R.W.; JAFFLE, J.F. "Administração Financeira", 2ª. Ed., Atlas, 2002.
TURIS0003 GESTÃO DE MARKETING 20 h
Ementa:
Conceitos de Marketing; Orientação da Empresa; Análise Ambiental; Satisfação do Cliente; Análise das Oportunidades de Mercado; Sistemas de Informações de Marketing; Análise dos Mercados Consumidores; Concorrência; Estratégia e Programas de Preços; Gestão de Varejo, Atacado e Logística de Mercados; Gestão da Força de Vendas; Propaganda e Promoção.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHURCHILL, Gilbert. PETER, J. Paul. Marketing: Criando Valor para os clientes, São Paulo: Saraiva, 2005. KEGAN, Warren, Mark C. Green, Princípios de Marketing Global. 1. ed., São Paulo: Saraiva, 2007. KOTLER, Philip. KELLER, Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de marketing: professores do departamento de mercadologia da FGV-EAESP e convidados. São Paulo: Saraiva, 2006. DIAS, Sérgio Roberto [et al.]. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003. KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo : Atlas, 2008. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2003. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 6.ed. São Paulo : Atlas, 2005.
TURIS0005 GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE RH 20 h
Ementa:
Diagnóstico e Planejamento em Gestão de Pessoas; Recrutamento; Seleção; Treinamento; Sistemas de Remuneração; Benefícios.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 2 ed. Rio de Janeiro, Campus, 2005. DUTRA, Joel Souza. Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Ed. Gente, 2001. GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. 2ªed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: PASCHOAL, Luiz. Como gerenciar a remuneração na sua empresa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. BORGES-ANDRADE, Jairo; ABBAD, Gardenia; MOURA, Luciana e colaboradores. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: processos e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TURIS0033 GESTÃO ESTRATÉGICA DO TURISMO 20 h
Ementa:
Do planejamento estratégico a gestão estratégica. Evolução do pensamento estratégico. Conceitos, tipologias e Práticas. A gestão estratégica como pilar do planejamento. Aplicações metodológicas: Análise SWOT e Modelo de Poter. Construção de cenários.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do Turismo. São Paulo: Editora Senac, 1997. FONTES FILHO, Joaquim Rubens. Planejamento estratégico da pequena e média empresa: aplicações no setor turístico. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2006. PETROCCHI, M. Turismo, planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 1998. PORTER, Michael. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. 244 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BETHLEM, Agricola. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. CARVALHO, Marly M. de; LAURINDO, Fernando, J. B. Estratégias para competitividade. São Paulo: Futura, 2003. COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho I. R. Estratégia: perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002. DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 2000. MATOS, Francisco Gomes de; CHIAVENATO, Idalberto. Visão e ação estratégica. São Paulo: Makron books, 1999. estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2003. SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Cadeias produtivas. Disponível em: < www.sebrae.com.br >. Brasília – DF, 2006. TRIGO, Luiz Gonzaga Godo; PANOSSO NETTO, Alexandre. Reflexões sobre um novo turismo: política, ciência e sociedade. Série Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.
TURIS0032 GESTÃO SUSTENTÁVEL DO TURISMO 20 h
Ementa:
Trajetória de formação da discussão acerca das questões ambientais. Turismo ecológico, ecoturismo e desenvolvimento sustentável. Princípios e indicadores do turismo sustentável. Gestão local do turismo. Competitividade e sustentabilidade. Arranjos produtivos locais e sustentabilidade: algumas experiências de turismo comunitário.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: RUSCHMANN, Doris. Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio ambiente. São Paulo: Papirus, 2008. SWARBROOKE, John. Turismo Sustentável: gestão e marketing. São Aulo: Aleph, 2000 VIGNATI, Federico. Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para pólos, cidades e países.Rio de Janeiro, RJ: SENAC, 2012. DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. São Paulo: Atlas, 2003. 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CASSIOLATO, José Eduardo; MATOS, Marcelo Pessoa de; LASTRES, Helena M. M.(Orgs.) Arranjos produtivos locais: uma alternativa para o desenvolvimento: criatividade e cultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. DIAS, Reinaldo; PIMENTA, Maria Alzira (Orgs.). Gestão de hotelaria e turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. FARIA, Doris Santos de; CARNEIRO, Kátia Saraiva. Sustentabilidade ecológica no turismo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. KINKER, Sonia. Ecoturismo e conservação da natureza em parques nacionais. Campinas, SP: Papirus, 2002. LINDBERG, Kreg; HAWKINS, Donald E. (Orgs.). Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo, SP: Editora Senac São Paulo, 2005. PETROCCHI, Mário. Turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 1998.
TURIS0031 METODOLOGIA DA PESQUISA 20 h
Ementa:
Ciência e senso comum. A pesquisa científica no turismo. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. Normas da ABNT. Plano de Desenvolvimento Turístico. Apresentação de trabalhos acadêmicos impressos e orais.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). Construindo o saber: metodologia científica - fundamentos e técnicas. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. 175 p. CERVO, Amado L., BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 175 p. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. CENTENO, Rogelio Rocha. Metodologia da pesquisa aplicada ao turismo: casos práticos. São Paulo: Roca, 2003. DENCKER, Ada Freitas Manetti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 2.ed. São Paulo: Futura, 1998. SCHLÜTER, Regina G. Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. São Paulo, Roca, 2003. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. (org). Turismo: Como aprender, como ensinar. Vol. 1. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.
TURIS0006 NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TURISMO 20 h
Ementa:
Turismo Criativo; Turismo de Experiência; Turismo de Base Comunitária; Redes de Turismo Comunitário; Identidades-Consumo; Participação Popular; Organização Comunitária; Desenvolvimento Socioeconômico.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARTHOLO, D. G. Roberto (org.). Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileira. Brasília: Letra e Imagem, 2009. BENI, Mário Carlos. Turismo: da economia de serviços à economia da experiência. In: Turismo. Visão e Ação. V. 6. Nº 3. Set-dez, 2004. p. 295-306. CORIOLANO, L. N. M. T.; LIMA, L. C. (orgs). Turismo comunitário e responsabilidade socioambiental. Fortaleza: FUNECE, 2003. FEATHERSTONE, M. "The body in consumer culture", in M. Featherstone et al. (org.), The body social process and cultural theory. London: Salte Publications, 1992. FLORIDA, R. The Rise of the Creative Class, and How It’s Transforming Work, Leisure, Community and Everyday Life. New York: Basic Books, 2002. FLORIDA, R. and I. Tinagli .Europe in the Creative Age. London: DEMOS/Carnegie Mellon University, 2004. FLORIDA, R. Cities and the creative class. (First ed.). New York and London: Routledge, 2005. LANDRY, C. Lineages of the Creative City. Netherlands Architecture Institute, 2005. Disponível em:< http://www.comedia.org.uk/pages/pdf/downloads/Lineages_of_th e_Creative_City.pdf>. Acesso em 20/01/2010. Organização Mundial do Turismo/OMT. Estudos Estratégicos para o Turismo em 2020. OMT, 1997. PANOSSO NETTO, Alexandre; GAETA, Cecília (Org.). Turismo de experiência: Alexandre Panosso Netto, Cecília Gaeta (organizadores). São Paulo, SP: SENAC, 2010 Zanotti, C., & Barroso, M. Semeando o turismo comunitário pelo Brasil - parte 1. São Paulo: Série Turisol de Metodologias de Turismo Comunitário, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARAÚJO, M. . O início do pensamento em torno do turismo de base comunitária: estudo de caso na comunidade de Galiléia, município de Caparaó, Minas Gerais, Brasil. Turismo em Análise. v.22, n.2, p. 238-276. 2011. AZEVEDO, Denio Santos. Turismo Criativo e a Imagem das Cidades Criativas. In: anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-2337-1.pdf CASTRO, L. L., & Pinto, R. Sustentabilidade e turismo comunitário: aspectos teóricos-conceituais. Caderno Virtual de Turismo. v.13. n.2, ago de 2013. p.213-226. BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX. In: FORTUNA, Carlos (org.). Cidade, Cultura e Globalização. Ensaios de Sociologia: Oieiras: Celta editor, 1997. IRVING, M. d. Reinventando a reflexão sobre turismo de base comunitária. In: R. Bartholo, & D.G. (org.). Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Brasília: Letra e Imagem, 2009. LANDRY, C.; MATARASSO, F.; Balancing Act: Strategic Dilemmas in Cultural Policy, 2006. Disponível em:. Acesso em 20/01/2010. RICHARDS, G. Cultural Tourism in Europe, CAB International, Wallingford, 1996. RICHARDS, G. Cultural Attractions and European Tourism, CABI, Wallingford, 2001. RICHARDS, G. and J. Wilson. “Developing Creativity in Tourist Experiences: A Solution to the Serial Reproduction of Culture?”, Tourism Management , No. 27, 2006. p. 1209-1223. TUCUM. Rede Cearense de Turismo Comunitário. Presentation held at the II International Seminar on Sustainable Tourism (Fortaleza, Ceará), Brasil. 2009 TURISOL. Rede Brasileira de Turismo Comunitário e Solidário. Presentation held at the II International Seminar on Sustainable Tourism (Fortaleza, Ceará), Brasil, 2008 UNESCO. Understanding Creative Industries: cultural statistics for public-policy making. Unesco. 2006. Disponível em: . Acesso em: 18/02/2010. ZUÑIGA, C. H., HABERT, G. P., & Sampaio, C. A. Arranjos socioprodutivos para o turismo de interesses especiais no território Patagônia Verde (Chile): uma alternativa para um desenvolvimento territorial sustentável. Turismo Visão e Ação, v.14, n.3. 2012. p. 292-303.
TURIS0029 NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS DE TURISMO 20 h
Ementa:
Modelos de Negócios no Turismo. Gestão do Conhecimento. Tecnologia e Novos Negócios. Modelos de Negócios Cooperativos. Modelos de Negócios e Meio Ambiente. Inovação Fechada e Aberta. Competitividade no Turismo.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARBOSA, Luiz Gustavo Medeiros; ZOUAIN, Deborah Moraes (org.) Gestão em turismo: experiências públicas e privadas. São Paulo: Aleph, 2004. BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 12. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Senac SP, 2007. FRANÇA, Paulo. Captação de Recursos para projetos e empreendimentos. São Paulo: Senac, 2005. HAVE, Steven te et al. Modelos de Gestão: o que são e quando devem ser usados. São Paulo: Pearson, 2004. OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda; BOEHE, Dirk Michael; BORINI, Felipe Mendes. Estratégia e Inovação em Corporações Multinacionais: A Transformação das Subsidiárias Brasileiras. São Paulo: Saraiva, 2008. PORTER, M. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Rio de Janeiro: Campus. 1989. RUAS, Roberto; FLEURY, Maria T. Leme; DUTRA, Joel Souza. Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Atlas, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. São Paulo: Jorge Zahar, 2003. DIAS, Reinaldo; AGUIAR, Marina R. de. Fundamentos do turismo: conceitos, normas e definições. São Paulo, SP: Alínea, 2002. LAGE, B. H. e MILONE P. C. Turismo: Teoria e Prática. São Paulo: Ed. Atlas, 2000. MINISTÉRIO do Turismo. Plano nacional de turismo. Disponível em: http://www.embratur.org.br/ NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do conhecimento. São Paulo: Bookman, 2008.
TURIS0007 PLANEJAMENTO DO TURISMO NO POLO COSTA DOS COQUEIRAIS 40 h
Ementa:
Planejamento: Conceitos e dimensões. Planejamento e desenvolvimento turístico. Política e Desenvolvimento do Turismo no Brasil e em Sergipe. Polos Turísticos.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BEZERRA, Deise Maria Fernandes. Planejamento e Gestão em Turismo. São Paulo: Roca, 2003. BENI, Mário Carlos. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006. COOPER, C.; FLETCHER, J.; GILBERT, D.; SHEFFERD, R. Turismo: princípios e práticas. Porto Alegre: Bookman, 2007. CRUZ, Rita de Cássia. Política de Turismo e Território. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2001. DIAS, Reinaldo. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003. PETROCCHI, M. Turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. TOMAZZONI, Edegar Luis. Turismo e Desenvolvimento Regional. Dimensões, Elementos e Indicadores. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2009. (Série Turismo) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRAGA, D.C. Planejamento turístico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. DENCKER, Ada de Freitas Maneti (Coord.) Planejamento e gestão em turismo e hospitalidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. HALL, C.M. Planejamento Turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto, 2004. MIELKE, Eduardo Jorge Costa. Desenvolvimento Turístico de Base Comunitária. São Paulo: Alínea, 2009. RUSCHMANN, D.; SOLHA, K.T. Planejamento turístico. Barueri, SP: Manole, 2006. LEITURAS INSTITUCIONAIS OBRIGATÓRIAS BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Diretrizes Políticas. Brasília, 2004. ________. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Diretrizes Operacionais. Brasília, 2004. ________. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Ação Municipal para a Regionalização do Turismo. Brasília, 2004. ________. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2007 – 2010: uma viagem pela inclusão. Brasília, 2007. ________. Ministério do Turismo. Avaliação do Programa Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Brasília, 2010. SERGIPE. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo; Empresa Sergipana de Turismo. Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Sergipe 2009 – 2014. Aracaju, 2009. _________. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo; Empresa Sergipana de Turismo. Regionalização do Turismo: roteiros do Brasil do estado de Sergipe. Aracaju, 2009.
TURIS0008 POLÍTICAS E SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O TURISMO 20 h
Ementa:
Abordagem sistêmica. Definição de sistemas de informação. Tipologias de sistemas da informação. Sistemas de informação e o processo decisório. Impacto da Tecnologia da Informação. Qualidade da Informação. Políticas para o uso de sistemas de informação. Internet e Intranet. E-Commerce. E-Business. Ética, Privacidade e Segurança da Informação.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GUIMARÃES. André. S; BORGES. Marta. P. E-turismo: internet e negócios do turismo. São Paulo: Cerage Learning, 2008; MARIN, Airton. Tecnologia da Informação nas Agências de Viagens: em Busca da Produtividade e do Valor. São Paulo: Aleph, 2004; O’CONNOR, Peter. Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Porto Alegre: Bookman, 2001; STAIR, Ralph. M ; REYNOLDS, George. W. Princípios de sistemas de informação. Rio de Janeiro: LTC, 1999. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: RESENDE, Denis Alcides. Planejamento de sistemas de Informação e informática: guia pratico para planejar a tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações. São Paulo: Atlas, 2003. 185 p. CARBONE, Pedro. P. Et all. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro : FGV São Paulo: 2009; EAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004; FITZSIMMONS, James A; FITSZIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 6. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. 583 p; O'BRIEN, James A. Sistemas de informação: e as decisões gerenciais na era da internet. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 431 p;
TURIS0009 POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO 20 h
Ementa:
Noções de política pública; O papel do Estado no turismo; Histórico das políticas públicas do turismo no Brasil; Estrutura organizacional do planejamento e gestão do turismo no Brasil; Planos Nacionais de Turismo no Brasil; Programa de Regionalização do Turismo: Roteiros do Brasil; Programa de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR; Tendências nas políticas públicas em turismo.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARAUJO, C. M.; TASCHNER, G. Turismo e Políticas Públicas de Turismo no Brasil. Beni, M. C. (Org.), Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão, Barueri: Manole, pp. 69-86. BARRETTO, M. Planejamento e organização do turismo. Campinas: Papirus, 1991. BENI, M.C. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006. BRASIL. Plano Nacional de Turismo 2013-2016. Brasília: Ministério do Turismo, 2013. BRASIL.Plano Nacional de Turismo 2007-2010: uma viagem de inclusão. Brasília: Ministério do Turismo, 2007a. BRASIL. Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo. Brasília: Mtur, 2006. CRUZ, R.C.A. Planejamento governamental do turismo: convergências e contradições na produção do espaço. Em Lemos, A. I. G.; Arroyo, M.; Silveira, M. L. (Org.). América Latina: cidade, campo e turismo. CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales: São Paulo, 2006. DIAS, R.. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003. DIÓGENES FERNANDES, M. F.; SOUZA, R. C.; QUEIROZ DANTAS, J. R. O papel do estado e das políticas públicas na definição do espaço turístico: um estudo de caso do município de Portalegre-RN. Revista de Políticas Públicas. São Luís, v.14, n.1, p. 167-176, 2010. HALL, C. M. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARAUJO, L. M. Análise de stakeholders para o turismo sustentável, Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n.1, p. 91-99, 2008. ARAUJO, L. M. Participação sociopolítica no planejamento turístico, Turismo -Visão e Ação -vol. 8 -n.1 p. 153 -164, 2006. BID. Programa de desarrollo del turismo en el estado de Sergipe (PRODETUR NACIONAL/SE), 2013. BRASIL. Programa de Regionalização do Turismo: diretrizes. Brasília: Ministério do Turismo, 2013. BRASIL. Turismo no Brasil 2011-2014. Brasília: Ministério do Turismo, 2011. BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 3: Institucionalização da Instância de Governança Regional / Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico. Coordenação Geral de Regionalização. – Brasília, 2007b. BRASIL. Plano Nacional do Turismo: diretrizes, metas e programas 2003-2007. Brasília: Ministério do Turismo, 2003. COSTA,C.; PANYIK, E.; BUHALIS, D. (ed.). European Tourism Planning and Organization Systems. Butterworth- Heinemann: Practice, 2013. IVARS BAIDAL, J. A. La planificación turística de los espacios regionales en España. Madrid: Sintesis, 2003. PETROCCHI, M. Planejamento e gestão do turismo. São Paulo: Futura, 2002. RUA, M. G. Turismo e Políticas Públicas de Inclusão. Brasil. Turismo social: diálogos do turismo uma viagem de inclusão. Ministério do Turismo, p. 17-37, 2006. SERGIPE. PDTIS Costa dos Coqueirais, V2, Documento Técnico, 2013. SERGIPE. Plano estratégico de desenvolvimento sustentável do turismo de Sergipe 2009- 2014 - Aracaju: SEDETEC/EMSETUR, 2009. VELASCO GONZÁLEZ, M. ¿Existe la política turística? La acción pública en materia de turismo en España (1951-2004). Política y Sociedad. Vol. 42. Universidad Complutense, 2005 VILELA, M. D. A. Legislação que disciplina os Conselhos de Políticas Públicas, Brasília: Câmara dos Deputados, 2005.
TURIS0030 TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 20 h
Ementa:
A questão ambiental e o turismo. O impacto do turismo no ambiente natural. Revitalização ativa: Turismo como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento Sustentado. Planejamento Ambiental.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CORRÊA, Maria Laetitia; PIMENTA, Solange Maria; ARNDT, Jorge Renato Lacerda (Org.). Turismo, sustentabilidade e meio ambiente: contradições e convergências. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009. DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. São Paulo, SP: Atlas, 2003. RODRIGUES, Adyr A. B (Org.). Turismo e ambiente: reflexões e propostas. 3. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 2002. 177 p. (Geografia : teoria e realidade ; Série linha de frente 41). SACHS. I. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro. SEBRAE, 2004. SWARBROOK, J. Turismo Sustentável: Meio Ambiente e Ecologia. São Paulo, ALEPH, 2000. TURISMO e desenvolvimento social sustentável. Fortaleza: EdUECE, 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: KINKER, Sonia. Ecoturismo e conservação da natureza em parques nacionais. Campinas, SP: Papirus, 2002. (Coleção turismo). LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder. 3ª Ed., Editora VOZES, Rio de Janeiro, 2001. MIELKE, Eduardo Jorge Costa. Desenvolvimento turístico de base comunitária: uma abordagem prática e sustentável. São Paulo, SP: Alínea, 2009. SILVA, Luciana Rodrigues de Moraes e. Turismo de base comunitária: um caminho sustentável para Poço Redondo e Canindé do São Francisco no semi-árido sergipano. São Cristóvão, SE, 2007 xviii, 154 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, 2007 WANDERLEY, Lílian de Lins. Litoral sul de Sergipe: uma proposta de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Rio Claro, SP, 1998. 411 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista
TURIS0010 TURISMO E GRANDES EVENTOS 20 h
Ementa:
Megaeventos e sua interface com o turismo. Os impactos positivos e negativos dos megaeventos. O papel do turismólogo na captação e na gestão de megaeventos.
Bibliografia:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: COMITÊ POPULAR DA COPA E OLIMPÍADAS DO RIO DE JANEIRO. Dossiê Megaeventos e violações dos Direitos Humanos no Rio de Janeiro. Junho de 2014. Disponível em: FONSECA, Lívia. Os Megaeventos e a exploração sexual. Centro Feminista de Estudos e Assessoria - CFEMEA. Brasília, n. 172, jan./ jun. 2012. Disponível em: GAGLIARDI, Clarissa; CARVALHO, Mônica (org). Megaprojetos, megaeventos, megalópole: a produção de uma nova centralidade em São Paulo. São Paulo: Olho d´Água, 2015. GOMES, Mariana Selister. A imagem do Brasil no exterior e o turismo: a operacionalização do Plano Aquarela em Portugal. Rosa dos Ventos, v. 4, n. 4, p. 506-521, 2012. LEITE, Rogerio Proença; SOUZA, Eder Claudio Malta (Org.). Cidades e Patrimônios Culturais: investigações para a iniciação à pesquisa. 1. ed. Sao Cristovao: Editora UFS, 2013. SANTOS, Rodrigo; SOUZA, Norma. Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil: perspectivas de crescimento e desenvolvimento do turismo brasileiro. Revista Científica Eletrônica de Turismo, Ano IX, n.16, 2012 SOARES, Maria Susana. Diplomacia cultural en el Mercosur: del riesgo país a la marca país. Cuadernos sobre Relaciones Internacionales, Regionalismo y Desarrollo, 2 (3), 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BIGNAMI, Rosana. A imagem do Brasil no turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. 2. ed. São Paulo, SP: Aleph, 2005. BARRETTO, Margarita; BURGOS, Raúl; FRENKEL, David. Turismo, politicas públicas e relações internacionais. Campinas, SP: Papirus, 2003. KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2000 LUMERTZ, Juliane. O Turismo e a Diplomacia: na Espanha e no Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. VIEIRA, E. C. J. Espetacularização da Cidade e (Re)Apropriações Culturais: Políticas Urbanas e as Novas Imagens de Consumo de Salvador/BA. Tese de Doutorado. Sergipe: UFS, p. 124 -154, 2016.

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