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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

GESTÃO DE PESSOAS/DAD - São Cristóvão

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAD
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
ADM0175 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 30 h
Ementa:
Ferramentas de mecanismo que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.
Bibliografia:
Referências Básicas BERALDO E BERGAMINI - Avaliação de desempenho humano nas organizações. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. BOHLANDER, George et al. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thompson, 2003. CHIAVENATO, I. Avaliação do Desempenho: Uma abordagem Sistêmica. São Paulo: Ed. LTR, 1997. _______. Recursos humanos. Edição Compacta. 8ª ed.São Paulo: Atlas, 2004. REIS, Germano Glufke – Avaliação 360 graus – Um instrumento de desenvolvimento Gerencial. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. ROCHA, Eduardo Peixoto – Feedback 360graus. Campinas (São Paulo): Editora Alínea, 2001. SOUZA, V.L. Gestão de desempenho: julgamento ou dialogo.Rio de Janeiro: FGV, 2002.77p. Referências Complementares BECKER, B.E., HUSELID, M.A., ULRICH,D. Gestão estratégia de pessoas com “scorecard”. Rio de Janeiro: Campus, 2001. BOUDREAU, J. W. MILKOVICH, G. T. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. PONTES, Benedito Rodrigues. Avaliação de desempenho: nova abordagem. 9ª ed. São Paulo, 2005. RABAGLIO, M. O. – Ferramenta de avaliação de desempenho com foco em competências. São Paulo: Editora Qualitymark, 2008.
ADM0170 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, LIDERANÇA E PODER 30 h
Ementa:
Administração e comportamento organizacional. Conceitos essenciais no estudo do comportamento organizacional: motivação, liderança e poder nas Organizações. Teorias sobre Liderança. Novas abordagens sobre Liderança. Atitudes E Comportamentos No Ambiente Do TRABALHO. Poder nas Organizações: Instrumentos de Poder, o Poder nas Burocracias. Liderança e Poder. Liderança e Gerencia. Temas Contemporâneos sobre comportamento nas Organizações.
Bibliografia:
Referencias Básicas DAVIS, K. & NEWSTRON, J. W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 2001. V.1. DUBRIN, A. J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. Tradução COOK, J. S. & LEAL, m. m. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003. 471 p. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Referencias complementares HUNTER, J. C. Como tornar um líder servidor; os princípios de liderança do Monge e o executivo. Trad de A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. KOTTER, J. P. Afinal, o que fazem os líderes: a nova face do poder e da estratégia. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro. Sextante, 2004. ARAÚJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. 579p.
ADM0167 CONSULTORIA INTERNA EM GESTÃO DE PESSOAS 30 h
Ementa:
Consultoria Interna e Externa em Gestão de Pessoas: conceito, natureza, posição e papel. Estruturas de Consultoria Interna. O papel do consultor interno. A visão empreendedora do processo de consultoria. As etapas do processo de Consultoria Interna em RH. Definição e elaboração de Projeto de Consultoria Interna em RH. Princípios e modelos de consultoria. A ética na prática da consultoria. Aspectos normativos da gestão de pessoal. Políticas e práticas para atuação estratégica de Recursos Humanos. Planejamento Estratégico de RH. Implantação de modelo de RH estratégico. Elaboração de Projeto de Implantação de mudanças na área de Gestão de Pessoas-Orientação Metodologia do Trabalho Científico para alinhamento dos alunos em relação às praticas e normas técnicas.
Bibliografia:
Referencias Básicas BITENCOURT, Cláudia e colaboradores. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. BLOCK, Peter. Consultoria, o desafio da liberdade. São Paulo: Makron Books, 1991. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. LEITE, Luiz Augusto Mattana da Costa. Consultoria em gestão de pessoas / Luiz Augusto Mattana da Costa Leite, Ieda Vecchioni Carvalho, João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira, Ricardo Henry dias Rohm – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. MANCIA, Lídia Tassini Silva. Os desafios da consultoria interna: uma experiência gaúcha. (Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologias, práticas. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007. ORLICKAS, Elizenda. Consultoria Interna de Recursos Humanos. São Paulo: Makron Books, 1998. ROSA, Luiz Edmundo Prestes. Consultoria Interna de RH. In: BOOG, Gustavo e Magdalena. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes. volume 1. São Paulo: Editora Gente. 2002. Referencias Complementares DECENZO, D. A. STEPHEN, P. R. Administração de recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2001. DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2006. MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 219p.
ADM0171 CULTURA, MUDANÇA E CLIMA ORGANIZACIONAL 30 h
Ementa:
Definição de Cultura Organizacional. Papel da Cultura Organizacional. Fatores Formadores da Cultura Organizacional. Valores da Organização. Processo de Mudança Organizacional: fatos geradores, tipologias e modelos básicos de gestão de mudanças. Aprendizagem Organizacional e Desenvolvimento Organizacional. Os processos de institucionalização em órgãos públicos: a cultura brasileira, e a descontinuidade administrativa. Governabilidade, Projetos de Mudanças e resistências culturais das estruturas existentes. Motivação: conceitos e principais teorias. Clima Organizacional: Conceitos, tipos, indicadores. Diagnóstico de Clima Organizacional. Interface da Cultura e Clima Organizacional nos Processos de Mudança.
Bibliografia:
Referências Básicas BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de Clima organizacional. Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, Maio/Ago. 2006. CLEGG, Stewart R. Tecnologia, instrumentalidade e poder nas organizações. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 32, n. 5, nov/dez. 1992. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2007 LIMA, Suzana Maria Valle (Org.). Mudança Organizacional: teoria e gestão. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2003. FREITAS, Maria E. Cultura organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo; Makron, McGraw-Hill, 1991. ______. Cultura organizacional: grandes temas em debate. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, jul/set. 1991. Referências Complementares BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de Clima organizacional. Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, Maio/Ago. 2006. CLEGG, Stewart R. Tecnologia, instrumentalidade e poder nas organizações. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 32, n. 5, nov/dez. 1992. FREITAS, Maria E. Cultura organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo; Makron, McGraw-Hill, 1991. ______. Cultura organizacional: grandes temas em debate. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, jul/set. 1991. FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. Rio de Janeiro: Atlas, 1991. ______. Estória, mitos heróis: cultural organizacional e relações de trabalho. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, out/dez. 1987. HANDY, Charles. Deuses da administração: como enfrentar as constantes mudanças da cultura organizacional. São Paulo, Vértice, 1987. KRAUSZ, Rosa R. Compartilhando o poder nas organizações. São Paulo: Nobel, 1991. MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. OLIVEIRA, Marco Antônio G. Como entender a cultura organizacional. São Paulo: Nobel, 1988. THÉVENET, Maurice. Cultura de empresa, auditoria e mudança. Tradução de Lemos Azevedo. Lisboa: Monitor, 1989. TAVARES, Maria das Graças de Pinho. Cultura organizacional: uma abordagem antropológica da mudança. São Paulo. Qualitymark, 1991. WOOD JR., Thomaz. Mudança organizacional: uma abordagem preliminar. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 32(3), jul/ago. 1992, p. 74.
ADM0166 ÉTICA PROFISSIONAL E RELAÇÕES INTERPESSOAIS 30 h
Ementa:
O Espaço da Ética na Relação Indivíduo e Sociedade: Conceitos básicos; Direitos e deveres; Reconhecimento da importância do comportamento no trabalho; Aspectos da Ética empresarial e profissional; Estratégias de comportamento que favoreçam o relacionamento interpessoal. Atuação de modo a favorecer o trabalho participativo em equipe. O trabalho em grupo como estratégia para o estabelecimento de um relacionamento interpessoal empático; Estratégias e técnicas para facilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento de autoimagem, auto conceito, autoestima, expressividade emocional, tomada de decisão, feedback, empatia, cooperação e direção de grupo; O processo de mudança comportamental como agente de mudança.
Bibliografia:
Referências Básicas BONETTI, D. A. e cols. Serviço social e ética: convite a uma nova praxis. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998. BOHLANDER, G.; SHEMAN, A.; SNELL, S. A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CORTELLA, M.S. O espaço da ética na relação indivíduo e sociedade. In: FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. (Org.). Cultura e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. LOPES SÁ, Antônio. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2000. ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 316 p. (16) Referências Complementares BARBOSA, Livia. Igualdade e Meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008. BENEVIDES, M. Vitória de Mesquita. A Cidadania Ativa. São Paulo: Ática. 1991. PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. SCHERMERHORN JR., J. R.; HUNT, J. G.; OSBORN, R. N. Fundamentos do comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. TOPPING, Peter A. Liderança e gestão. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
ADM0174 GESTÃO POR COMPETÊNCIA 30 h
Ementa:
Definição e descrição de competências. Tipologias das Competências. Mapeamento das competências. Gestão por competências. Conceitos; objetivos; integração com demais práticas de gestão de pessoas. Etapas, cuidados para delimitação, implementação e acompanhamento da Gestão por Competências.
Bibliografia:
Referências Básicas CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000. DUTRA, Joel Souza, Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão dePessoas na Empresa Moderna. São Paulo, Atlas, 2007. GRAMINIA, M. R. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. São Paulo: Editora Pearson, 2007. LEME, Rogério; GONÇALVES, Elsimar; JUNIOR, Euclides; VESPA, Marcia; SANTOS, Paulo; SINACHI, Renan; NETO, Rodopiano; HUCZOK, Romeu; RIBEIRO, Rosane. Gestão por Competências no Setor Público. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2011. RABAGLIO, M. O. Gestão por Competências - Ferramentas para atração e captação de talentos humanos. Editora QualityMark, 2008. Referências Complementares BRANDAO, H.P. ZIMMER M.V. PEREIRA, C.G. MARQUES, F. COSTA, H.V. CARBONE, P.P. ALAMADA, V.F. Gestão de Desempenho por Competências: integrando a avaliação 360°, o Balanced Scorecard e a Gestão por competências. Anais… XXVIII Encontro da ANPAD, Brasília, 2005, CD-ROM. CARBONE, P. P. et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. FISCHER, A. L. O Conceito de Modelo de Gestão de Pessoas – Modismo e Realidade em Gestão de Recursos Humanos nas Empresas Brasileiras. In: DUTRA, J. (Org.) Gestão por Competências. São Paulo: Gente, 2001. FLEURY, M.T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. FLEURY, M.T., FLEURY, A. Alinhando Estratégia e Competências. RAE – Revista de Administração de Empresas. V.44, n.1, 2004. GIL, A. C.. Gestão de Pessoas. Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2006. RUAS, R. Gestão por Competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R., ANTONELLO, C., BOFF, L. (Org.) Os Novos Horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ADM0164 INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA 30 h
Ementa:
Indicadores sociais: histórico, conceitos básicos e exemplo de utilização; Principais fontes e disponibilidade de indicadores sociais no Brasil; Principais fontes e disponibilidade de indicadores econômicos no Brasil; Etapas da Construção de Índices Sintéticos.
Bibliografia:
Referências Básicas JANNUZZI, Paulo M. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração da UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009. JORGE, Marco A. e MENESES, Neílson S. Elaboração de Índices Municipais de Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil. Aracaju: Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Economia da UFS: UAB, 2011. Bibliografia Complementar: GADREY, J e JANY-CATRICE, F. Os Novos Indicadores de Riqueza. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006. GUIMARÃES. J.R.S. e JANNUZZI, P.M. Indicadores Sintéticos no Processo de Formulação e Avaliação de Políticas Públicas: Limites e Legitimidades. XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais - ABEP, Caxambu- MG – Brasil, 20-24 set. 2004. JANNUZZI, P. M. Indicadores Sociais: conceitos básicos para uso na avaliação e formulação de políticas. Campinas: Alínea, 2001. JORGE, M. A.; MENESES, N. S;. OLIVEIRA, M. M. S. e SANTOS, F. Medindo o Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios Sergipanos através de Três Índices Diferenciados. Revista Econômica do Nordeste – REN, v. 45, n.1, jan-mar/2014, p. 63-77. JORGE, M. A.; FREI, F.; SALES, J. M. S. e LIMA, B. M. Cálculo e Implementação do IDGM – Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal – no Município de Itabaiana/SE. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 34, jan-jun/2010.
ADM0173 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 30 h
Ementa:
Rotinas de Admissão de Empregados; Tipos de contratos de trabalho; A terceirização de serviços na visão do Tribunal Superior do Trabalho; Jornada de trabalho e Remuneração: pontos controvertidos; Aplicação.
Bibliografia:
Referências Básicas BRASILIA. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Presidência da República Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasilia, 1999. SENADOR FEDERAL. Legislação consolidada do servidor público. – 5. ed. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008. 184 p. Conteúdo: LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006, Referências Complementares SOUZA, R. A. Manual de legislação social. 3. ed. ampl. Atual. São Paulo: LTr, 1997. MANUS, P. P. T.. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2011. - MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2011. VIANNA, CLÁUDIA. Manual Prático das Relações Trabalhistas. 4.ed. São Paulo: LTR, 2000.
ADM0169 O PAPEL DO COMUNICADOR 30 h
Ementa:
Importância da Comunicação; Processo de Comunicação; Ruídos na Comunicação; Problemas de comunicação organizacional; Governança e comunicação.
Bibliografia:
Referências Básicas BERLO, David Kemmenth. O processo da comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003. GIL, Antonio Carlos – Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais – São Paulo: Atlas, 2001. PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para administradores Campinas: Alínea, 2002. Referências Complementares FISCHER, ROSA MARIA. Mudança e transformação organizacional. In: As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. FLEURY, M. TEREZA LEME; SAMPAIO, JADER DOS REIS. Uma discussão sobre cultura organizacional. In: As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002
ADM0165 OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS 30 h
Ementa:
Tendências e mudanças na gestão de pessoas: desafios e como as organizações contemporâneas lidam com essas mudanças. Dinamismo na gestão: novas perspectivas que envolvem o interesse público. Gestão baseada na eficiência e eficácia. Incorporação dos Objetivos organizacionais. Comprometimento com Resultados. Revisão de literatura com temas pertinentes a problemática estudada.
Bibliografia:
Referências Básicas BATITUCCI, Márcio D. Recursos Humanos 100%: A Função de RH no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. VASCONCELOS, I. F.G.; MASCARENHAS, A.D.; VASCONCELOS, F.C. Gestão do paradoxo “passado versus futuro”: uma visão transformacional da gestão de pessoas. São Paulo, 2006. Referências Complementares GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001. FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. Gestão de pessoas – os desafios de aproximar a teoria da prática e vice-versa. Revista de Administração, São Paulo v.33, n. 2, p. 90-94, abril/junho 1998. SOUZA, Vera Lúcia. Gestão de Resultados de Pessoas e Equipes: Julgamento ou Diálogo? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. TACHIZAWA, Takeshy, FERREIRA, Victor Cláudio Paradela e FORTUNA, Alfredo. Gestão com pessoas – uma abordagem aplicada à estratégia de negócios. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2001. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.
ADM0168 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 30 h
Ementa:
O propósito de um programa de Qualidade de Vida ou Promoção de Saúde nas Organizações é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre todos os funcionários e famílias durante toda a sua vida profissional.
Bibliografia:
Referências Básicas BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Atlas, 2006. LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas na sociedade pós-industrial. São Paulo: Atlas, 2004. MASI, D. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 9 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. Referências Complementares BOUDREAU, John W.; MILKOVICH, George T. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2007 DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. MONTANA, P. J. e CHARNOV, B. H. Administração. 2 ed., São Paulo: Saraiva, 2003. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo. Saraiva, 2002. RODRIGUES, C. Teorias da motivação: teorias de processo. Coimbra/PO: Instituto Politécnico de Coimbra, 2006.
ADM0177 SEMINÁRIO TEMÁTICO I 10 h
Ementa:
Apresentação do Curso: Normas de funcionamento. Apresentação da equipe responsável pelo desenvolvimento do Módulo Básico Ambientação a plataforma Moodle a ser utilizada como Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Bibliografia:
Bibliografia Básica: Dalmau, Marcos Baptista Lopez Introdução à educação a distância / Marcos Baptista Lopez Damau. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009.
ADM0178 SEMINÁRIO TEMÁTICO II 10 h
Ementa:
Avaliação das atividades realizadas no Módulo Básico. Definição dos temas para elaboração do artigo científico. Como escrever um artigo cientifica.
Bibliografia:
NORMAS DA ABNT; OUTROS A DEFINIR
ADM0179 SEMINÁRIO TEMÁTICO III 10 h
Ementa:
Socialização dos trabalhos desenvolvidos. Avaliação final e conclusão do curso.
Bibliografia:
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ADM0172 SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 30 h
Ementa:
Contexto histórico do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Ações de responsabilidade social de empresas no Brasil e seus impactos nas comunidades. A sustentabilidade da empresa e ações de sustentabilidade na sociedade. A sustentabilidade na esfera pública e a agenda A3P.
Bibliografia:
Referências Básicas ASHLEY, P. A. (Coord.) Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2011. MELO NETO, F. P. de; BRENNAND, J. M. Empresas socialmente sustentáveis: o novo desafio da gestão moderna. São Paulo: Qualitymark, 2004. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Agenda ambiental na administração pública. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf. Acesso em: 12 abr. 2016. Referências Complementares ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade. São Paulo: Campus, 2007. FIALHO, F. et al. Gestão da sustentabilidade na era do conhecimento. Florianópolis: Visual Books, 2008.
ADM0176 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 30 h
Ementa:
Métodos e técnicas de treinamento eficazes no meio empresarial e o gestor como facilitador no desenvolvimento de pessoas; processo de controle do treinamento e seus benefícios para a empresa; mecanismos de avaliação e validação do treinamento; fatores que contribuem para o sucesso do treinamento; formas de aplicação de treinamento e desenvolvimento e os benefícios dos mesmos para as pessoas e organizações. Universidade Corporativa.
Bibliografia:
Referências Básicas CARVALHO, A. V. de. Treinamento: princípios, métodos e técnicas. São Paulo: Thomson Learning, 2001. BOUDREAU, J. W. MILKOVICH, G. T. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa. 1.edição. São Paulo: Makron Books. 1999. Referências Complementares EBOLI, Marisa. Educação Corporativa no Brasil - Mitos e Verdades. Brasilia: Ed. Gente. 2004 LUCENA, M. D. da S.. Planejamento de recursos humanos São Paulo: Atlas, 1995. LE BOTERF, G.; REUILLARD, P. C. R. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

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