Código | Nome | Carga Horária | |
ADM0175 | AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO | 30 h | |
Ementa: Ferramentas de mecanismo que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos. |
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Bibliografia: Referências Básicas BERALDO E BERGAMINI - Avaliação de desempenho humano nas organizações. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. BOHLANDER, George et al. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thompson, 2003. CHIAVENATO, I. Avaliação do Desempenho: Uma abordagem Sistêmica. São Paulo: Ed. LTR, 1997. _______. Recursos humanos. Edição Compacta. 8ª ed.São Paulo: Atlas, 2004. REIS, Germano Glufke Avaliação 360 graus Um instrumento de desenvolvimento Gerencial. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. ROCHA, Eduardo Peixoto Feedback 360graus. Campinas (São Paulo): Editora Alínea, 2001. SOUZA, V.L. Gestão de desempenho: julgamento ou dialogo.Rio de Janeiro: FGV, 2002.77p. Referências Complementares BECKER, B.E., HUSELID, M.A., ULRICH,D. Gestão estratégia de pessoas com scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 2001. BOUDREAU, J. W. MILKOVICH, G. T. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. PONTES, Benedito Rodrigues. Avaliação de desempenho: nova abordagem. 9ª ed. São Paulo, 2005. RABAGLIO, M. O. Ferramenta de avaliação de desempenho com foco em competências. São Paulo: Editora Qualitymark, 2008. |
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ADM0170 | COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, LIDERANÇA E PODER | 30 h | |
Ementa: Administração e comportamento organizacional. Conceitos essenciais no estudo do comportamento organizacional: motivação, liderança e poder nas Organizações. Teorias sobre Liderança. Novas abordagens sobre Liderança. Atitudes E Comportamentos No Ambiente Do TRABALHO. Poder nas Organizações: Instrumentos de Poder, o Poder nas Burocracias. Liderança e Poder. Liderança e Gerencia. Temas Contemporâneos sobre comportamento nas Organizações. |
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Bibliografia: Referencias Básicas DAVIS, K. & NEWSTRON, J. W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 2001. V.1. DUBRIN, A. J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. Tradução COOK, J. S. & LEAL, m. m. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003. 471 p. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Referencias complementares HUNTER, J. C. Como tornar um líder servidor; os princípios de liderança do Monge e o executivo. Trad de A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. KOTTER, J. P. Afinal, o que fazem os líderes: a nova face do poder e da estratégia. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro. Sextante, 2004. ARAÚJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. 579p. |
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ADM0167 | CONSULTORIA INTERNA EM GESTÃO DE PESSOAS | 30 h | |
Ementa: Consultoria Interna e Externa em Gestão de Pessoas: conceito, natureza, posição e papel. Estruturas de Consultoria Interna. O papel do consultor interno. A visão empreendedora do processo de consultoria. As etapas do processo de Consultoria Interna em RH. Definição e elaboração de Projeto de Consultoria Interna em RH. Princípios e modelos de consultoria. A ética na prática da consultoria. Aspectos normativos da gestão de pessoal. Políticas e práticas para atuação estratégica de Recursos Humanos. Planejamento Estratégico de RH. Implantação de modelo de RH estratégico. Elaboração de Projeto de Implantação de mudanças na área de Gestão de Pessoas-Orientação Metodologia do Trabalho Científico para alinhamento dos alunos em relação às praticas e normas técnicas. |
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Bibliografia: Referencias Básicas BITENCOURT, Cláudia e colaboradores. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. BLOCK, Peter. Consultoria, o desafio da liberdade. São Paulo: Makron Books, 1991. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. LEITE, Luiz Augusto Mattana da Costa. Consultoria em gestão de pessoas / Luiz Augusto Mattana da Costa Leite, Ieda Vecchioni Carvalho, João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira, Ricardo Henry dias Rohm Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. MANCIA, Lídia Tassini Silva. Os desafios da consultoria interna: uma experiência gaúcha. (Administração) Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologias, práticas. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007. ORLICKAS, Elizenda. Consultoria Interna de Recursos Humanos. São Paulo: Makron Books, 1998. ROSA, Luiz Edmundo Prestes. Consultoria Interna de RH. In: BOOG, Gustavo e Magdalena. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes. volume 1. São Paulo: Editora Gente. 2002. Referencias Complementares DECENZO, D. A. STEPHEN, P. R. Administração de recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2001. DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2006. MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 219p. |
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ADM0171 | CULTURA, MUDANÇA E CLIMA ORGANIZACIONAL | 30 h | |
Ementa: Definição de Cultura Organizacional. Papel da Cultura Organizacional. Fatores Formadores da Cultura Organizacional. Valores da Organização. Processo de Mudança Organizacional: fatos geradores, tipologias e modelos básicos de gestão de mudanças. Aprendizagem Organizacional e Desenvolvimento Organizacional. Os processos de institucionalização em órgãos públicos: a cultura brasileira, e a descontinuidade administrativa. Governabilidade, Projetos de Mudanças e resistências culturais das estruturas existentes. Motivação: conceitos e principais teorias. Clima Organizacional: Conceitos, tipos, indicadores. Diagnóstico de Clima Organizacional. Interface da Cultura e Clima Organizacional nos Processos de Mudança. |
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Bibliografia: Referências Básicas BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de Clima organizacional. Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, Maio/Ago. 2006. CLEGG, Stewart R. Tecnologia, instrumentalidade e poder nas organizações. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 32, n. 5, nov/dez. 1992. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2007 LIMA, Suzana Maria Valle (Org.). Mudança Organizacional: teoria e gestão. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2003. FREITAS, Maria E. Cultura organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo; Makron, McGraw-Hill, 1991. ______. Cultura organizacional: grandes temas em debate. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, jul/set. 1991. Referências Complementares BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de Clima organizacional. Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, Maio/Ago. 2006. CLEGG, Stewart R. Tecnologia, instrumentalidade e poder nas organizações. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 32, n. 5, nov/dez. 1992. FREITAS, Maria E. Cultura organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo; Makron, McGraw-Hill, 1991. ______. Cultura organizacional: grandes temas em debate. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, jul/set. 1991. FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. Rio de Janeiro: Atlas, 1991. ______. Estória, mitos heróis: cultural organizacional e relações de trabalho. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, out/dez. 1987. HANDY, Charles. Deuses da administração: como enfrentar as constantes mudanças da cultura organizacional. São Paulo, Vértice, 1987. KRAUSZ, Rosa R. Compartilhando o poder nas organizações. São Paulo: Nobel, 1991. MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. OLIVEIRA, Marco Antônio G. Como entender a cultura organizacional. São Paulo: Nobel, 1988. THÉVENET, Maurice. Cultura de empresa, auditoria e mudança. Tradução de Lemos Azevedo. Lisboa: Monitor, 1989. TAVARES, Maria das Graças de Pinho. Cultura organizacional: uma abordagem antropológica da mudança. São Paulo. Qualitymark, 1991. WOOD JR., Thomaz. Mudança organizacional: uma abordagem preliminar. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 32(3), jul/ago. 1992, p. 74. |
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ADM0166 | ÉTICA PROFISSIONAL E RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 30 h | |
Ementa: O Espaço da Ética na Relação Indivíduo e Sociedade: Conceitos básicos; Direitos e deveres; Reconhecimento da importância do comportamento no trabalho; Aspectos da Ética empresarial e profissional; Estratégias de comportamento que favoreçam o relacionamento interpessoal. Atuação de modo a favorecer o trabalho participativo em equipe. O trabalho em grupo como estratégia para o estabelecimento de um relacionamento interpessoal empático; Estratégias e técnicas para facilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento de autoimagem, auto conceito, autoestima, expressividade emocional, tomada de decisão, feedback, empatia, cooperação e direção de grupo; O processo de mudança comportamental como agente de mudança. |
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Bibliografia: Referências Básicas BONETTI, D. A. e cols. Serviço social e ética: convite a uma nova praxis. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998. BOHLANDER, G.; SHEMAN, A.; SNELL, S. A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CORTELLA, M.S. O espaço da ética na relação indivíduo e sociedade. In: FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. (Org.). Cultura e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. LOPES SÁ, Antônio. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2000. ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 316 p. (16) Referências Complementares BARBOSA, Livia. Igualdade e Meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008. BENEVIDES, M. Vitória de Mesquita. A Cidadania Ativa. São Paulo: Ática. 1991. PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. SCHERMERHORN JR., J. R.; HUNT, J. G.; OSBORN, R. N. Fundamentos do comportamento organizacional. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. TOPPING, Peter A. Liderança e gestão. Rio de Janeiro: Campus, 2002. |
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ADM0174 | GESTÃO POR COMPETÊNCIA | 30 h | |
Ementa: Definição e descrição de competências. Tipologias das Competências. Mapeamento das competências. Gestão por competências. Conceitos; objetivos; integração com demais práticas de gestão de pessoas. Etapas, cuidados para delimitação, implementação e acompanhamento da Gestão por Competências. |
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Bibliografia: Referências Básicas CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000. DUTRA, Joel Souza, Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão dePessoas na Empresa Moderna. São Paulo, Atlas, 2007. GRAMINIA, M. R. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. São Paulo: Editora Pearson, 2007. LEME, Rogério; GONÇALVES, Elsimar; JUNIOR, Euclides; VESPA, Marcia; SANTOS, Paulo; SINACHI, Renan; NETO, Rodopiano; HUCZOK, Romeu; RIBEIRO, Rosane. Gestão por Competências no Setor Público. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2011. RABAGLIO, M. O. Gestão por Competências - Ferramentas para atração e captação de talentos humanos. Editora QualityMark, 2008. Referências Complementares BRANDAO, H.P. ZIMMER M.V. PEREIRA, C.G. MARQUES, F. COSTA, H.V. CARBONE, P.P. ALAMADA, V.F. Gestão de Desempenho por Competências: integrando a avaliação 360°, o Balanced Scorecard e a Gestão por competências. Anais XXVIII Encontro da ANPAD, Brasília, 2005, CD-ROM. CARBONE, P. P. et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. FISCHER, A. L. O Conceito de Modelo de Gestão de Pessoas Modismo e Realidade em Gestão de Recursos Humanos nas Empresas Brasileiras. In: DUTRA, J. (Org.) Gestão por Competências. São Paulo: Gente, 2001. FLEURY, M.T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. FLEURY, M.T., FLEURY, A. Alinhando Estratégia e Competências. RAE Revista de Administração de Empresas. V.44, n.1, 2004. GIL, A. C.. Gestão de Pessoas. Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2006. RUAS, R. Gestão por Competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R., ANTONELLO, C., BOFF, L. (Org.) Os Novos Horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. |
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ADM0164 | INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA | 30 h | |
Ementa: Indicadores sociais: histórico, conceitos básicos e exemplo de utilização; Principais fontes e disponibilidade de indicadores sociais no Brasil; Principais fontes e disponibilidade de indicadores econômicos no Brasil; Etapas da Construção de Índices Sintéticos. |
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Bibliografia: Referências Básicas JANNUZZI, Paulo M. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração da UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009. JORGE, Marco A. e MENESES, Neílson S. Elaboração de Índices Municipais de Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil. Aracaju: Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Economia da UFS: UAB, 2011. Bibliografia Complementar: GADREY, J e JANY-CATRICE, F. Os Novos Indicadores de Riqueza. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006. GUIMARÃES. J.R.S. e JANNUZZI, P.M. Indicadores Sintéticos no Processo de Formulação e Avaliação de Políticas Públicas: Limites e Legitimidades. XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais - ABEP, Caxambu- MG Brasil, 20-24 set. 2004. JANNUZZI, P. M. Indicadores Sociais: conceitos básicos para uso na avaliação e formulação de políticas. Campinas: Alínea, 2001. JORGE, M. A.; MENESES, N. S;. OLIVEIRA, M. M. S. e SANTOS, F. Medindo o Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios Sergipanos através de Três Índices Diferenciados. Revista Econômica do Nordeste REN, v. 45, n.1, jan-mar/2014, p. 63-77. JORGE, M. A.; FREI, F.; SALES, J. M. S. e LIMA, B. M. Cálculo e Implementação do IDGM Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal no Município de Itabaiana/SE. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 34, jan-jun/2010. |
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ADM0173 | LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 30 h | |
Ementa: Rotinas de Admissão de Empregados; Tipos de contratos de trabalho; A terceirização de serviços na visão do Tribunal Superior do Trabalho; Jornada de trabalho e Remuneração: pontos controvertidos; Aplicação. |
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Bibliografia: Referências Básicas BRASILIA. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Presidência da República Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasilia, 1999. SENADOR FEDERAL. Legislação consolidada do servidor público. 5. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008. 184 p. Conteúdo: LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2006, Referências Complementares SOUZA, R. A. Manual de legislação social. 3. ed. ampl. Atual. São Paulo: LTr, 1997. MANUS, P. P. T.. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2011. - MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2011. VIANNA, CLÁUDIA. Manual Prático das Relações Trabalhistas. 4.ed. São Paulo: LTR, 2000. |
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ADM0169 | O PAPEL DO COMUNICADOR | 30 h | |
Ementa: Importância da Comunicação; Processo de Comunicação; Ruídos na Comunicação; Problemas de comunicação organizacional; Governança e comunicação. |
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Bibliografia: Referências Básicas BERLO, David Kemmenth. O processo da comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003. GIL, Antonio Carlos Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais São Paulo: Atlas, 2001. PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial: conceitos e técnicas para administradores Campinas: Alínea, 2002. Referências Complementares FISCHER, ROSA MARIA. Mudança e transformação organizacional. In: As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. FLEURY, M. TEREZA LEME; SAMPAIO, JADER DOS REIS. Uma discussão sobre cultura organizacional. In: As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002 |
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ADM0165 | OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS | 30 h | |
Ementa: Tendências e mudanças na gestão de pessoas: desafios e como as organizações contemporâneas lidam com essas mudanças. Dinamismo na gestão: novas perspectivas que envolvem o interesse público. Gestão baseada na eficiência e eficácia. Incorporação dos Objetivos organizacionais. Comprometimento com Resultados. Revisão de literatura com temas pertinentes a problemática estudada. |
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Bibliografia: Referências Básicas BATITUCCI, Márcio D. Recursos Humanos 100%: A Função de RH no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. VASCONCELOS, I. F.G.; MASCARENHAS, A.D.; VASCONCELOS, F.C. Gestão do paradoxo passado versus futuro: uma visão transformacional da gestão de pessoas. São Paulo, 2006. Referências Complementares GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001. FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. Gestão de pessoas os desafios de aproximar a teoria da prática e vice-versa. Revista de Administração, São Paulo v.33, n. 2, p. 90-94, abril/junho 1998. SOUZA, Vera Lúcia. Gestão de Resultados de Pessoas e Equipes: Julgamento ou Diálogo? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. TACHIZAWA, Takeshy, FERREIRA, Victor Cláudio Paradela e FORTUNA, Alfredo. Gestão com pessoas uma abordagem aplicada à estratégia de negócios. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2001. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 1999. |
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ADM0168 | QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO | 30 h | |
Ementa: O propósito de um programa de Qualidade de Vida ou Promoção de Saúde nas Organizações é encorajar e apoiar hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre todos os funcionários e famílias durante toda a sua vida profissional. |
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Bibliografia: Referências Básicas BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana a revolução digital. São Paulo: Atlas, 2006. LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas na sociedade pós-industrial. São Paulo: Atlas, 2004. MASI, D. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 9 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. Referências Complementares BOUDREAU, John W.; MILKOVICH, George T. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2007 DUTRA, J.S. Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002. MONTANA, P. J. e CHARNOV, B. H. Administração. 2 ed., São Paulo: Saraiva, 2003. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo. Saraiva, 2002. RODRIGUES, C. Teorias da motivação: teorias de processo. Coimbra/PO: Instituto Politécnico de Coimbra, 2006. |
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ADM0177 | SEMINÁRIO TEMÁTICO I | 10 h | |
Ementa: Apresentação do Curso: Normas de funcionamento. Apresentação da equipe responsável pelo desenvolvimento do Módulo Básico Ambientação a plataforma Moodle a ser utilizada como Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
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Bibliografia: Bibliografia Básica: Dalmau, Marcos Baptista Lopez Introdução à educação a distância / Marcos Baptista Lopez Damau. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009. |
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ADM0178 | SEMINÁRIO TEMÁTICO II | 10 h | |
Ementa: Avaliação das atividades realizadas no Módulo Básico. Definição dos temas para elaboração do artigo científico. Como escrever um artigo cientifica. |
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Bibliografia: NORMAS DA ABNT; OUTROS A DEFINIR |
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ADM0179 | SEMINÁRIO TEMÁTICO III | 10 h | |
Ementa: Socialização dos trabalhos desenvolvidos. Avaliação final e conclusão do curso. |
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Bibliografia: - |
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ADM0172 | SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 30 h | |
Ementa: Contexto histórico do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Ações de responsabilidade social de empresas no Brasil e seus impactos nas comunidades. A sustentabilidade da empresa e ações de sustentabilidade na sociedade. A sustentabilidade na esfera pública e a agenda A3P. |
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Bibliografia: Referências Básicas ASHLEY, P. A. (Coord.) Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005. DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2011. MELO NETO, F. P. de; BRENNAND, J. M. Empresas socialmente sustentáveis: o novo desafio da gestão moderna. São Paulo: Qualitymark, 2004. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Agenda ambiental na administração pública. Disponível em:< http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf. Acesso em: 12 abr. 2016. Referências Complementares ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade. São Paulo: Campus, 2007. FIALHO, F. et al. Gestão da sustentabilidade na era do conhecimento. Florianópolis: Visual Books, 2008. |
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ADM0176 | TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO | 30 h | |
Ementa: Métodos e técnicas de treinamento eficazes no meio empresarial e o gestor como facilitador no desenvolvimento de pessoas; processo de controle do treinamento e seus benefícios para a empresa; mecanismos de avaliação e validação do treinamento; fatores que contribuem para o sucesso do treinamento; formas de aplicação de treinamento e desenvolvimento e os benefícios dos mesmos para as pessoas e organizações. Universidade Corporativa. |
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Bibliografia: Referências Básicas CARVALHO, A. V. de. Treinamento: princípios, métodos e técnicas. São Paulo: Thomson Learning, 2001. BOUDREAU, J. W. MILKOVICH, G. T. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa. 1.edição. São Paulo: Makron Books. 1999. Referências Complementares EBOLI, Marisa. Educação Corporativa no Brasil - Mitos e Verdades. Brasilia: Ed. Gente. 2004 LUCENA, M. D. da S.. Planejamento de recursos humanos São Paulo: Atlas, 1995. LE BOTERF, G.; REUILLARD, P. C. R. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. |
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