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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 02 de Maio de 2024

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA/DED - São Cristóvão - EAD

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DED
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
EDU0038 APRENDIZAGEM Escolar E TRABALHO PEDAGÓGICO 45 h
Ementa:
A Aprendizagem escolar na perspectiva interacionista. O caráter integrado do desenvolvimento humano e da aprendizagem de conhecimentos escolares;Os Sujeitos da Aprendizagem. Aprendizagens colaborativas: as interações em sala de aula. As Interfaces da atuação do Coordenador Pedagógico. A perspectiva dos ciclos de vida: infância, juventude e vida adulta como categorias histórico-culturais e seus aspectos contemporânea
Bibliografia:
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; Araujo, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005. RIBEIRO, Vera Masagão; RIBEIRO, Vanda Mendes; GUSMÃO, Joana Buarque de. Indicadores de qualidade para a mobilização da escola. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 227-251, jan./abr. 2005. Direito de aprender, leia: BRASIL. UNICEF. Aprova Brasil: o direito de aprender. Boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil. Brasília, 2007. http://provinhabrasil.inep.gov.br/ ______. UNICEF. UNDIME. Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender. Brasília, 2008.
EDU0041 AVALIAÇÃO ESCOLAR 45 h
Ementa:
Fundamentos teóricos da Avaliação da Aprendizagem. Avaliação escolar. Avaliação Institucional e Auto avaliação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Indicadores de desempenho na escola e o IDEB
Bibliografia:
CAPPELLETTI, Isabel F. (org) Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007. CARVALHO, M. P. de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, Campinas, v.22, n.1, jan./jun., 2004. HOFFMANN,Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Editora Mediação, 1993. LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? Série Idéias (8):71-80. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo, 1990. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999
EDU0046 CURRICULO, CULTURA E CONHECIMENTO ESCOLAR 45 h
Ementa:
O Papel do Currículo como Espaço de Formação Humana. Tendências Atuais na organização curricular. O Conhecimento como centro do Currículo. Currículo e Diversidade. A Reforma Educacional dos anos 90 e sua proposta curricular para a educação básica. Base Curricular Nacional Expressa em Diversos Documentos Normativos Elaborados À Luz Da LDB/1996
Bibliografia:
ARROYO, M. G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores : seus direitos e o currículo. Organizaçãodo documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel,Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 52 p. FERNANDES, C. de O; FREITAS, L. C. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Organização dodocumento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 44 p. GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48 p. LIMA, E. S. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação,Secretaria de Educação Básica, 2008. 56 p. MOREIRA, A. F. B e CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério daEducação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 48 p
EDU0047 INTRODUÇÃO AO CURSO E AO AMBIENTE VIRTUAL 15 h
Ementa:
Apresentação do Cursos de Especialização em Coordenação Pedagógica e familiaridade com o ambiente virtual onde esse cursos se desenvolve. Orientações para o desenvolvimento das atividades presenciais e a distância do curso, visando facilitar a ambientação dos cursistas nos recursos tecnológicos do ambiente MOODLE, que serão utilizados durante o processo formativo.
Bibliografia:
PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. VITORINO, Elizete Vieira. Educação a distância (EaD) na percepção dos alunos. Itajaí: UNIVALI, 2006. MAGDALENA, Beatriz Corso. Internet em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003. PASSARELLI, Brasilina. Interfaces digitais na educação: alucinações consentidas. São Paulo: USP, 2007. MOORE, Michael G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007. GIANOLLA, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2006. ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2000. SERBIN, Raquel Volpato. Formação de professores. São Paulo: UNESP Fundação. 1998. PETERS, Otto. A educação a distância em transição. São Leopoldo: UNISINOS, 2004. FERNADES, Natal Lânia. Professores e computadores: navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004. CORRÊA, Juliane. Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 5ed. Campinas:Papirus, 2008. MARTINS, Paulo Emílio Matos. Estado e gestão pública. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 1. 2007.
EDU0045 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60 h
Ementa:
Fundamentos da Pesquisa Científica. Construção do Referencial Teórico e procedimentos Metodológicos. O Tema e o Problema da Pesquisa. Tipologia de pesquisas: Pesquisa-ação. Pesquisa de Tipo Etnográfico. Estudo de caso. História Oral e Pesquisa Documental
Bibliografia:
ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.113 [citado 2009-05-14], pp. 51-64. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200003&lng= BARBIER, Reneé. A pesquisa-ação. Brasília : Plano, 2002. DEMO, Pedro.Pesquisa Participante: mito e realidade. Rio de Janeiro: Senac, 1984. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.3, pp. 483-502. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022005000300011&lng=pt&nrm=iso GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 2, jun. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010288392000000200002&lng=pt&nrm=iso. GHIRALDELLI JR., Paulo. A Teoria Educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 2, jun. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010288392000000200005&lng=p&nrm=iso.
EDU0037 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO PEDAGÓGICA 45 h
Ementa:
A Política Educacional e seus Fundamentos. Políticas Públicas e Programas com foco no PDE. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB . A Gestão escolar e as políticas públicas no Brasil
Bibliografia:
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério - FUNDEB ZEVEDO (2004) “O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica”; ___________ (2002) “Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal”, disponível em Educação e Sociedade. vol. 23, nº 80, p.49-71.
EDU0040 PRÁTICAS E ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA 45 h
Ementa:
Direito ao acesso cultura e comunicação.Redes Sociais, práticas e espaços de comunicação na escola.Potencialidades nos ambientes comunicacionais em articulação Mao ambiente formal e não formal. A Internet como mídia e ambiente.
Bibliografia:
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. Tradução: I.Blinkstein e José P. Paes. São Paulo: Cultrix, 1971. MAIA, Rousiley C. M. Redes cívicas e Internet: do ambiente informativo denso às condições da deliberação pública. In: EISENBERG, José e CEPIK, Marco (Orgs). Internet e política: teoria e prática da democracia eletrônica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. PALACIOS, Marco. A Internet como mídia e ambiente: reflexões a patir de um experimento de rede local de participação. In: MAIA, Rousiley e CASTRO, Maria Céres Pimenta Spínola. (Orgs.). Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Editora UFMG, 2006. PEREIRA, José Haroldo. Curso básico de teoria da comunicação. 4.ed. Rio de Janeiro: Quartet. 2007 SCHERER-WARREN, Ilse. Redes Sociais na Sociedade de Informação. In: MAIA, Rousiley e CASTRO, Maria Céres Pimenta Spínola. (Orgs.). Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Editora UFMG, 2006.
EDU0034 Sala Ambiente Projeto Político-Pedagógico e Organização do Ensino 45 h
Ementa:
Proposição de diálogos com as temáticas abordadas nas salas ambientes: Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico; Currículos, Cultura e Conhecimento Escolar; Avaliação Escolar; Políticas Educacionais e Tópicos Especiais (Conselhos Escolares). Reflexão e intervenção em torno do planejamento escolar no contexto de democratização da gestão das escolas públicas tendo com instrumento norteador o Projeto Político-Pedagógico (PPP) construído de forma coletiva e dialógica, a fim de instigar o exercício e a construção da identidade institucional. O papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar e na construção do PPP.
Bibliografia:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. A educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar – introdução crítica. 8a. ed., São Paulo:Cortez, 1999. SOUSA, José Vieira de Sousa. Avanços e recuos na construção do projeto-político pedagógico em rede de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos A . e RESENDE, Lúcia G. de (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. VEIGA, Ilma Passos A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto polítcopedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos A. e RESENDE, Lúcia G. de (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. _____. (org.). Projeto políticopedagógico da escola – uma construção possível. 2a. ed., Campinas, SP: Papirus, 1996. _____; FONSECA, Marília (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas, SP:Papirus, 2001. XAVIER, Antonio Carlos da Ressurreição e SOBRINHO, José Amaral. Manual de implantação do PDE. Brasília: Banco Mundial, 1999.
EDU0033 Sala Ambiente Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico. 30 h
Ementa:
A função de coordenação pedagógica sob um olhar analítico e crítico da realidade educacional brasileira, articulando-o a uma reflexão sobre o seus fazeres profissionais no cotidiano escolar, de modo a evidenciar os problemas que ali precisam ser enfrentados. Dentre esses saberes e fazeres destacam-se a compreensão dos aspectos históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos que norteiam o trabalho pedagógico, e considerá-los em suas análises; a interpretação os dados oficiais sobre os programas para educação nos âmbitos dos sistemas educacionais; o estudo da organização do trabalho pedagógico e sua influência na gestão democrática da escola e a análise das questões relativas à violência e à indisciplina existentes na escola e formas de autonomia e liberdade possíveis, tendo em vista a formação de sujeitos emancipados política e intelectualmente.
Bibliografia:
ARROYO, M. Quando a Violência Infanto-Juvenil Indaga a Pedagogia. In: Educação e Sociedade: revista de ciência da educação. Campinas: Cortez/CEDES. V. 28, Nº 100, 2007. DAYRELL, J. A - A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007 HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. Teoria e Educação, Porto Alegre: Palmarinca, n, 4,1991. SILVA, A. M. M. A violência na escola: a percepção dos alunos e professores. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/amc_a.php?t=001 VASCONCELLOS, C. S. Os desafios da disciplina em sala de aula e na escola. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/amb_a.php?t=014
EDU0036 Tópicos Especiais - Tecnologias e Mídias na Educação 30 h
Ementa:
Fundamentos teóricos e metodológicos para aprofundamento de conhecimentos sobre tecnologias e Mídias na Educação. Recursos Midiáticos na escola. Projetos educacionais em tecnologia.
Bibliografia:
MCT/BRASIL. 2001. http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/18878.html MEC - Mídias na Educação disponível em http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao OLIVEIRA, Romualdo. P. e ARAUJO, Gilda C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005. SETTE, S. S.; AGUIAR, M.A., SETTE, J. S. A. A Vivência na escola: integração teoria-prática na formação de recursos humanos para Informítica na Educação. In: Simpísio Brasileiro de Informítica na Educação - SBIE, 11, 2000. SETTE, S.S., ANGEIRAS, M.F.D, AGUIAR, M.A. Educação Cidadã, Mídias e Formação de Professores - Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 91-103, jan. 2009 _________________, INFOTABA: Resgatando a cultura indígena na era da informação. In: Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. Rio de Janeiro: Entre Lugar, 1999, v. 01. p. 855-863. TAKAHASHI, T. (coord.) Livro Verde da sociedade da informação no Brasil.

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