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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL/DED - São Cristóvão

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DED
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
ENSCM0004 ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA - ACPP 60 h
Ementa:
Estudo sobre o exercício profissional. Registro da experiência docente (elaboração e reescrita de Memorial). Problematização a partir do Memorial, com vistas à reflexão sobre as identidades pessoais, profissionais e institucionais de creches e pré-escolas. Subsídios para a definição do objeto de investigação, dos instrumentos metodológicos e das formas de registro reflexivo para a elaboração de Plano de Ação Pedagógica e, posteriormente, de Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso. Memória, história de vida e pesquisa: articulação entre teoria e prática. Organização e análise dos registros. Ressignificação e reinvenção do trabalho docente na educação infantil: desdobramentos e resultados. Espaço de socialização das Ações Pedagógicas e dos Trabalhos Monográficos de Final de Curso.
Bibliografia:
FARIA, Ana Lúcia Goulart; Demartini e Prado (org). Por uma cultura da infância- metodologias de pesquisa com crianças. Editora Autores Associados, Campinas-SP, 2002.; SARMENTO & PINTO, M As Crianças: contextos e identidades. Braga; Centro de Estudos da Criança/ Universidade do Minho, 1997.;ARROYO, M. A infância interroga a pedagogia. In Sarmento, M. e Gouvea. Estudos da Infância Educação e práticas sociais, Petropolis, vozes, 2008.; AQUINO, Ligia Maria Leão. Infância e diversidade nas orientações nacionais para educação infantil. In Abramowicz e Vandenbroeck, educação infantil e diferença, SP, Campinas, 2013.; ABRAMOWICZ, A. e OLIVEIRA. As relações étnico-raciais e a sociologia da infância no Brasil: alguns aportes In BENTO, M. A.S. Educação infantil igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais, (org.) , SP, CEERT, 2011.;
ENSCM0006 BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 30 h
Ementa:
O brincar como eixo curricular e sua prática no cotidiano da educação infantil. O brincar e suas teorias. A brincadeira na infância diferentes abordagens: filosofia, antropologia, psicologia e sociologia da infância. O brincar como forma própria de a criança significar e apreender o mundo. Brincadeira e construção de conhecimento. Brincadeira como experiência de cultura. Brincadeira e culturas infantis. Jogo, brinquedo e brincadeira: definições e questões. A ludicidade como mediadora da ação da criança. As culturas infantis na contemporaneidade e o repertório de brinquedos, brincadeiras e práticas lúdicas ao longo da história. Os espaços e tempos do brincar em creches e pré-escolas.
Bibliografia:
Kishimoto, Tizuko Morchida. Brincar e Suas Teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.; Kishimoto, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1994.; BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação, 10 de março de 2004. BRASIL. Conselho Nacional de Educação Básica. Resolução n, 05 de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. BRASIL. Práticas Cotidianas na Educação Infantil – Bases para Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC / Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, MEC/Secretaria de Educação Básica/ UFRGS, 2009. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf
ENSCM0005 CURRÍCULO, PROPOSTA PEDAG., PLANEJ. E ORG. E GEST. DO ESPAÇO, DO TEMPO E DAS ROTINAS 60 h
Ementa:
Análise das tendências da organização curricular na Educação Infantil: áreas do desenvolvimento, áreas do conhecimento, calendário de eventos, projetos. Propostas pedagógicas: análise de propostas municipais à luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Projeto político-pedagógico e seu comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças, com a prática inclusiva e com a valorização da diversidade sócio-cultural no cotidiano de creches e pré-escolas: subsídios para sua elaboração e revisão. Observação, registro, documentação, planejamento e avaliação na Educação Infantil: questões para a prática pedagógica. A especificidade de creches e pré-escolas no que diz respeito a: organização e gestão do espaço (instigador, flexível, relacional); organização e gestão do tempo (tempo individual, tempo de relações em pequenos grupos e no coletivo - equilíbrio entre atividades mais calmas e mais movimentadas); agrupamentos das crianças e as possibilidades de convivência com diferentes faixas etárias; inserções e transições (casa–escola, creche–pré-escola, pré-escola– primeiro ano do Ensino Fundamental); rotinas de atividades; movimentação e circulação em diferentes espaços (áreas internas e ao ar livre) e diferentes propostas (movimentos amplos, exploração de objetos, imaginação e manifestações simbólicas, ampliação de modos de comunicação e criação de significados, expressão da curiosidade, expansão das experiências de cultura); interrelações entre educar e cuidar, mente-corpo/racionalidade-desejo; ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar, alimentação, higiene, descanso; valorização e construção da autonomia, da cooperação e da solidariedade; valorização das produções infantis.
Bibliografia:
BRASIL. Conselho Nacional de Educação Básica. Resolução n, 05 de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.; BRASIL. Práticas Cotidianas na Educação Infantil – Bases para Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC / Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, MEC/Secretaria de Educação Básica/ UFRGS, 2009. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf.; BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação, 10 de março de 2004.; MARTINS, Maria Cristina; BRETAS, Silvana A. Infância, cidade e escola: itinerários da pesquisa com crianças na rede pública de Aracaju. In: NEVES, Paulo. Educação e cidadania: questões contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.; AQUINO, Ligia Maria Leão. Infância e diversidade nas orientações nacionais para educação infantil. In Abramowicz e Vandenbroeck, educação infantil e diferença, SP, Campinas, 2013.; LARROSA, J. Pedagogia profana. Danças, piruetas e mascaradas. BH, Autentica, 2001 .; MARCHI, R. de C. A teoria social contemporânea e a emergência da sociologia da infância na segunda modernidade: aspectos políticos e teóricos In Muller, F. (org) Infancia em perspectiva, políticas, pesquisas e instituições, SP, Cortez, 2010.
ENSCM0008 EXPRESSÃO E ARTE NA INFÂNCIA 45 h
Ementa:
Infância: imaginação e arte. Infância e produção cultural contemporânea. Concepções de arte e suas implicações segundo as abordagens teóricometodológicas em arte-educação. A construção da linguagem gráfico-plástica da criança de 0 aos 6 anos. Arte e cultura: apreciar-conhecer-produzir. As crianças e a Arte: experiências estéticas e expressivas com as artes visuais e plásticas, cinema, fotografia, dança, expressão corporal e movimento, expressões dramáticas e teatro, expressões rítmicas e musicais e literatura.
Bibliografia:
CUNHA, S.R.V. (Org). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.; ARROYO, M. A infância interroga a pedagogia. In Sarmento, M. e Gouvea. Estudos da Infância Educação e práticas sociais, Petropolis, vozes, 2008.; BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação, 10 de março de 2004. BRASIL. Conselho Nacional de Educação Básica. Resolução n, 05 de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. BRASIL. Práticas Cotidianas na Educação Infantil – Bases para Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC / Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, MEC/Secretaria de Educação Básica/ UFRGS, 2009. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf
ENSCM0001 INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA CULTURA CONTEMPORÂNEA E NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 45 h
Ementa:
Concepções de infância e suas implicações para o trabalho pedagógico junto às crianças de até seis anos de idade. As crianças e a diversidade nas culturas contemporâneas. A construção da identidade pessoal e coletiva (etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, lingüística, religiosa, etc.) nas interações, relações e práticas cotidianas da cultura contemporânea. Interações sociais, afetividade e aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural. Políticas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos no Brasil: breve retrospectiva. Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009) e demais documentos orientadores de políticas de educação infantil. A educação infantil no contexto local: história, concepções e situação do atendimento.
Bibliografia:
BARBOSA, M. C. e HORN, M. G. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008; ARIÉS, Philippe. História Social da criança e da família. Zahar editora, RJ, 1988.; FARIA, Ana Lúcia Goulart; Demartini e Prado (org). Por uma cultura da infância- metodologias de pesquisa com crianças. Editora Autores Associados, Campinas-SP, 2002.; GHIRALDELLI Jr. Paulo (org). Infância, escola e modernidade. Editora Cortez, SP: Editora da Universidade Federal do Paraná, 1997.; AQUINO, Ligia Maria Leão. Infância e diversidade nas orientações nacionais para educação infantil. In Abramowicz e Vandenbroeck, educação infantil e diferença, SP, Campinas, 2013.;
ENSCM0007 LINGUAGEM, ORALIDADE E CULTURA ESCRITA 30 h
Ementa:
Concepções de linguagem, relação entre pensamento e linguagem e entre linguagem e interações. A comunicação com e entre os bebês, e com e entre as crianças pequenas. Os adultos e as interações verbais com as crianças: falas e escutas. As crianças pequenas e a linguagem: ações e simbolizações. Corpo, gesto, a construção do sentido e a aquisição da linguagem oral da criança. Relação entre oralidade e cultura escrita. letramento e cultura escrita. O letramento no cotidiano das crianças pequenas: gêneros discursivos e suas apropriações. A brincadeira com as palavras e o texto poético. Narrativas e leitura de histórias. Literatura na Educação Infantil: da produção à recepção das crianças. O livro infantil em creches e pré-escolas: espaços, acervos e ampliações.
Bibliografia:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação, 10 de março de 2004.; BRASIL. Práticas Cotidianas na Educação Infantil – Bases para Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC / Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, MEC/Secretaria de Educação Básica/ UFRGS, 2009. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf.; CORSARO, William A. Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares. In Muller, Fernanda, CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs). Teoria e prática na pesquisa com Crianças: Diálogos com Willian Corsaro, S.P. Cortez, 2009.; LARROSA, J. Pedagogia profana. Danças, piruetas e mascaradas. BH, Autentica, 2001.; KOHAN, W. O. Infância. Entre educação e filosofia BH, Autentica, 2005.;
ENSCM0002 METODOLOGIAS DE PESQUISA E EDUCAÇÃO INFANTIL 30 h
Ementa:
Método científico e pesquisa em educação. Abordagens qualitativas e quantitativas: características, limites e possibilidades. Pesquisas no campo da educação infantil: principais tendências ao longo da história e cenário atual. Pesquisa com crianças: metodologias investigativas. Relação entre pesquisa e prática docente na educação infantil: Problematização e implementação de ações pedagógicas a partir da observação, do registro, do planejamento e da avaliação sobre a prática educativa e pedagógica na educação infantil.
Bibliografia:
CRAIDY, M. M. e KAERCHER, G. H. (orgs.). Educação Infantil pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.;SARMENTO, M. e GOUVEA, M.C.S. (orgs). Estudos da Infância. Educação e Práticas Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.;BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação, 10 de março de 2004.; BRASIL. Conselho Nacional de Educação Básica. Resolução n, 05 de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.; BRASIL. Práticas Cotidianas na Educação Infantil – Bases para Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC / Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, MEC/Secretaria de Educação Básica/ UFRGS, 2009. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf.; KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel. Infância: fios e desafios da pesquisa, editora Papirus, Campina-SP,1997.; CORSARO, William A. Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares. In Muller, Fernanda, CARVALHO, Ana Maria Almeida (Orgs). Teoria e prática na pesquisa com Crianças: Diálogos com Willian Corsaro, S.P. Cortez, 2009.; SARMENTO & PINTO, M As Crianças: contextos e identidades. Braga; Centro de Estudos da Criança/ Universidade do Minho, 1997.;MARTINS, Maria Cristina; BRETAS, Silvana A. Infância, cidade e escola: itinerários da pesquisa com crianças na rede pública de Aracaju. In: NEVES, Paulo. Educação e cidadania: questões contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.;
ENSCM0009 NATUREZA E CULTURA: CONHECIMENTOS E SABERES 45 h
Ementa:
As crianças e o conhecimento matemático: observação, análise, planejamento e execução de atividades de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas: quantidades, medidas, formas e orientações espaçotemporais. As crianças e o conhecimento do mundo físico e natural: observação, análise, planejamento e execução de atividades que possibilitem o contato, o conhecimento, o cuidado (a preservação) da biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra, bem como o não desperdício dos recursos naturais. As crianças e o conhecimento do outro e do mundo social: observação, análise, planejamento e execução de atividades que possibilitem experiências sócio-afetivas, de planejamento, organização pessoal e social e o cuidado com o coletivo; que despertem a curiosidade acerca do mundo social e que levem a conhecer, produzir e inserir-se na(s) cultura(s); que propiciem a interação e o conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras; que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade. Projetos pedagógicos articulados: análise, planejamento e utilização de diferentes fontes de consulta e de registro (uso de computador, máquina fotográfica, projetores, filmes/vídeos, instrumentos musicais, além das artes plásticas e visuais e da escrita).
Bibliografia:
FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca; BECK, Dinah (org.). Infâncias, gênero e sexualidade nas tramas da cultura e da educação. Canoas: ULBRA, 2013.;BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação, 10 de março de 2004.;BRASIL. Conselho Nacional de Educação Básica. Resolução n, 05 de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. BRASIL. Práticas Cotidianas na Educação Infantil – Bases para Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC / Universidade Federal do Rio Grande do Sul para Construção de Orientações Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, MEC/Secretaria de Educação Básica/ UFRGS, 2009. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf.;
ENSCM0003 SEMINÁRIOS DE PESQUISA E OFICINAS 15 h
Ementa:
Seminários: Atividades coletivas e multidisciplinares, com foco em temáticas de interesse comuns que visam debater e problematizar questões relacionadas às práticas docentes na educação infantil, bem como estabelecer diálogo com teóricos da Pedagogia, da Educação Infantil e das ciências relacionadas ao campo da Educação Infantil e da Infância. Oficinas: Atividades de natureza prática que visam subsidiar os docentes cursistas para o uso da biblioteca, dos equipamentos e mídias eletrônicas e das novas tecnologias da informação, assim como para a escrita e leitura de textos acadêmicos.
Bibliografia:
ARIÉS, Philippe. História Social da criança e da família. Zahar editora, RJ, 1988.; FARIA, Ana Lúcia Goulart; Demartini e Prado (org). Por uma cultura da infância- metodologias de pesquisa com crianças. Editora Autores Associados, Campinas-SP, 2002.; GARCIA, Claudia Amorim; Castro e Jobim (org.) Infância, cinema e sociedade (coleção da escola de professores) Ravil recursos áudio visual, RJ 1997.;PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. Editora Contexto, S. P.,1999.;

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