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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 05 de Maio de 2024

ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO/DCS - São Cristóvão - EAD

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - DCS
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
SOCIA0040 CULTURA E IDENTIDADE 44 h
Ementa:
Estranhamento e identificação cultural. Conceito antropológico de cultura. Cultura e Identidade. Cultura e espaço escolar: cultura do espaço escolar, currículo e cultura escolar, a cultura escolar brasileira, a pluralidade do espaço escolar, a construção da identidade e a relativização das diferenças no espaço escolar, dimensões coletivas e individuais das diferentes culturas do espaço escolar. Cultura e nacionalidade: o nacional, o regional e o local. Cultura brasileira. Indústria cultural.
Bibliografia:
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e sair da Modernidade. 4ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006 DAUSTER, Tania (Org.) Antropologia e Educação. Rio de Janeiro: Forma e Ação, 2007. FRANCOIS, François. Diálogo entre as culturas, O - Do universal ao multiculturalismo. São Paulo, Zahar, 2009. GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Os filhos da África em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. KUPER, Adam. A visão dos antropólogos. Bauru, SP : EDUSC, 2002. MATHEWS, Gordon. Cultura global e identidade individual. Bauru: EDUSC, 2000. SANTOS, R. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Porto Alegre, Tomo Editorial. 2005
SOCIA0042 ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONTEÚDOS E METODOLOGIAS 40 h
Ementa:
Conhecimento e metodologia de ensino. Método de ensino: a idéia de método. Ensino e aprendizagem: continuidades e rupturas. Propostas curriculares. Sociologia: recortes e soluções metodológicas. Recursos didáticos. O uso da literatura, teatro, cinema e iconografia como recursos didáticos no ensino das Ciências Sociais. O uso do livro didático: limites e possibilidades. Estrutura de um projeto de curso: objetivos, opções metodológicas e recortes de conteúdos. Temas básicos de ensino. A singularidade da aula. Objetivos e sistemas de avaliação. Educação e ensino como pesquisa.
Bibliografia:
CARVALHO, A. M. P. (org.) A formação do Professor e a Prática de Ensino, São Paulo, Pioneira, 1988. CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. (Org.). Sociologia e ensino em debate. 1 ed. Ijuí-RS: Ed. Unijuí, 2004, v. 1 CHIAPPINI, L. (coord. geral) Aprender e Ensinar com textos não escolares, São Paulo: Cortez Editora, 1997; v. 3 HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. (Org.). A sociologia vai à escola - história, ensino e docência. 1 ed. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009, v. 1 WEBER, Max Ensaios de Sociologia, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Ed., 1982 (5a ed.), p. 180.
SOCIA0049 ENSINO DE SOCIOLOGIA: HISTÓRIA, METODOLOGIA E CONTEÚDOS 40 h
Ementa:
História do ensino de Sociologia no ensino médio no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos e finalidades do ensino de Sociologia no nível médio. Modelos e possibilidades para a prática de ensino da disciplina.
Bibliografia:
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo, 2000. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983. BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo, Brasiliense, 1990. BOURDIEU, Pierre. Lições da Aula. São Paulo: Ática, 1994. BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. CARVALHO , Lejeune Mato Grosso (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. 392 p. CATANI, D. B., BUENO, B. Oliveira, SOUSA, C. P. de e SOUZA, C. C. Docência, Memória e Gênero: Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. CATANI, Denice B. e VICENTINI, Paula P. Formação e Autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores, São Paulo: Escrituras, 2006 CRONOS -Revista do Programa de pós-graduação em ciências sociais da UFRN. Dossiê Ensino da sociologia no Brasil. v.8, n2 (jul./dez. 2007). DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro, FGV, 1998. DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Atlas. 1981. HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luis Fernandes de (Orgs.) A sociologia vai à escola. História, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet:FAPERJ, 2009. KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 6ª edição, 2001. LAGO, Benjamin Marcos. Curso de Sociologia e Política. Petrópolis: Editora Vozes, 2002, 4ª edição [1ª edição de 1996]. MEDIAÇÕES. Revista de Ciências Sociais. Dossiê Ensino de Sociologia. Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. v. 12, nº 1 (jan/jun. 2007). Londrina: Midiograf, 2007. MILLS, C.Wright. Sobre o artesanto intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. NÓVOA, A. e FINGER, Mathias. (Orgs.). O Método (Auto)Biográfico e a Formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever”, in O trabalho do antropólogo, Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 1998. PLANCHAREL, Alice Anabuki e OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de . Leituras sobre sociologia no ensino médio. (Orgs.) Maceió: EDUFAL, 2007 QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais. 2 Ed. Lisboa: Gradiva, 1998, 282p. SOUSA, Cynthia P. e CATANI, Denice B. Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo, Escrituras Editora, 1998. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Editora Atual, 2007. VILLAS BOAS, Glaucia. Mudança provocada: passado e futuro no pensamento sociológico brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.179 p
SOCIA0044 ESPAÇO ESCOLAR 32 h
Ementa:
Diferença entre espaço privado e público. O espaço escolar como objeto da Sociologia da Educação. Analisar o espaço escolar como meio de reprodução social. Distinguir as noções de socialização, educação e escolarização. Situar o espaço escolar no contexto social abrangente. Relações de poder na escola. Re-conhecer a própria escola mediante elaboração de um projeto investigativo sobre ela mesma.
Bibliografia:
BOURDIEU, P. Escritos de Educação, introdução e organização de CATANI e NOGUEIRA, Rio de Janeiro: Vozes, 1998. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber. Porto Alegre: Artmed, 2000. DURKHEIM, Émile Educação e Sociologia, Lisboa: Edições 70, 2007 FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. SP: Atica, 2004. PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. SACRISTÁN, Gimeno. O Aluno como Invenção. Porto: Porto Editora, 2003. SILVA, T. T. Documentos de identidade – uma introdução às teorias do currículo, Belo Horizonte: Autêntica, 1999. Sociologia no ensino médio: entrevistas com Márcio da Costa e Santo Conterato. Revista Habitus, UFRJ, vol. 7, n. 1, junho de 2009. ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de e VILELA, Rita Amélia Teixeira. Itinerários de pesquisa. Perspectivas qualitativas em sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003
SOCIA0050 ESTRUTURA E MUDANÇAS SOCIAIS 32 h
Ementa:
Conceitos de estrutura e estratificação social. Processos de institucionalização. Instituição e processo de socialização. Relações de poder no interior das instituições. A escola como uma instituição social. Teorias sociológicas da mudança social. Educação e mudança social no mundo contemporâneo.
Bibliografia:
BERGER, Peter ; HUNTINGTON, Samuel P. (orgs). Muitas Globalizações : Diversidade Cultural no Mundo Contemporâneo. São Paulo : Record, 2004. BOYLE, David. O manifesto comunista de MARX e ENGELS. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 2006. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 6.ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2003. BRYM, Robert. Et. Al. Sociologia : sua bússola para o novo mundo. São Paulo : Cegage Learning, 2008. ELIAS, Norbet. Os estabelecidos e os outsiders. Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ________________. Sociologia. 4.ed.Porto Alegre : 2005. RODRIGUES, José Albertino. Durkheim. 9.ed. São Paulo: Editora Ática, 2008. SZTOMPKA, Piotr. A sociologia da mudança social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. WEBER, Max. Economia e Sociedade. Vol.1. 4.ed. Brasília : Editora da UnB, 2009.
SOCIA0039 HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA 32 h
Ementa:
Pressupostos e contexto do surgimento do pensamento sociológico. Os precursores e suas idéias, o desenvolvimento da Sociologia acadêmica, o ingresso nas universidades. Sociologia na França, na Alemanha, nos EUA e dispersa em outros países. O desenvolvimento da sociologia no Brasil. A importância da história da Sociologia e a contribuição dos clássicos para o professor se situar metodologicamente frente ao programa que irá elaborar para o ensino médio
Bibliografia:
BOTELHO, André e SCHWARCZ, Lilia M. Um enigma chamado Brasil. 29 intérpretes e um país. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. COLLINS, Randall. Quatro tradições sociológicas. Petrópolis, RJ : Vozes, 2009. GIDDENS, A. e TURNER J. (Orgs.) Teoria social hoje . São Paulo: UNESP, 2000 LALLEMENT, Michel. História das Idéias sociológicas.V.I. Das Origens a Max Weber. Petrópolis: Vozes, 2003. LALLEMENT, Michel. História das Idéias sociológicas. V.II - de Parsons aos contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2004
SOCIA0045 INTRODUÇÃO AO AMBIENTE VIRTUAL 40 h
Ementa:
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Bibliografia:
ARETIO, L.Garcia; CORBELLA, Marta R. La Educación a Distancia In: RUBIO, Rogelio M. (org). Teoria de La Educación: educación social. Madrid: UNED, 2001(a) LITWIN, Edith.(org.) Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa.Porto Alegre: Artmed. 2001.110 p. NETO, Francisco José da Silveira Lobo, Regulamentação da educação a distância: caminhos e descaminhos, In Silva, Marco.(Org.) Educação online. São Paulo:Edições Loyola, 2003. PRETI, Oreste (org.) Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT;Brasília: Plano, 200. 268p. VIANEY, João; TÔRRES, Patrícia. L; SILVA, Elizabelh. A Universidade Virtual do Brasil: os números do ensino superior a distância no país em 2002. Disponível em:http://icoletiva.com.br/informe-uv-brasil.doc. Acessado em 10/03/2003
SOCIA0047 MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE 10 h
Ementa:
Leitura de textos teóricos e romanceados sobre o gênero memorialístico. Análise de textos acadêmicos que recorrem as autobiografias como método para conhecimento da realidade educacional. Elaboração de um memorial com reflexões do professor-cursista sobre sua formação docente.
Bibliografia:
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo, 2000. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983. BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo, Brasiliense, 1990. BOURDIEU, Pierre. Lições da Aula. São Paulo: Ática, 1994. BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. CARVALHO , Lejeune Mato Grosso (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. 392 p. CATANI, D. B., BUENO, B. Oliveira, SOUSA, C. P. de e SOUZA, C. C. Docência, Memória e Gênero: Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. CATANI, Denice B. e VICENTINI, Paula P. Formação e Autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores, São Paulo: Escrituras, 2006 CRONOS -Revista do Programa de pós-graduação em ciências sociais da UFRN. Dossiê Ensino da sociologia no Brasil. v.8, n2 (jul./dez. 2007). DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro, FGV, 1998. DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Atlas. 1981. HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luis Fernandes de (Orgs.) A sociologia vai à escola. História, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet:FAPERJ, 2009. KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 6ª edição, 2001. LAGO, Benjamin Marcos. Curso de Sociologia e Política. Petrópolis: Editora Vozes, 2002, 4ª edição [1ª edição de 1996]. MEDIAÇÕES. Revista de Ciências Sociais. Dossiê Ensino de Sociologia. Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. v. 12, nº 1 (jan/jun. 2007). Londrina: Midiograf, 2007. MILLS, C.Wright. Sobre o artesanto intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. NÓVOA, A. e FINGER, Mathias. (Orgs.). O Método (Auto)Biográfico e a Formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever”, in O trabalho do antropólogo, Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 1998. PLANCHAREL, Alice Anabuki e OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de . Leituras sobre sociologia no ensino médio. (Orgs.) Maceió: EDUFAL, 2007 QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais. 2 Ed. Lisboa: Gradiva, 1998, 282p. SOUSA, Cynthia P. e CATANI, Denice B. Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo, Escrituras Editora, 1998. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Editora Atual, 2007. VILLAS BOAS, Glaucia. Mudança provocada: passado e futuro no pensamento sociológico brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.179 p
SOCIA0046 MEMÓRIA E PRÁTICA DOCENTE 10 h
Ementa:
A análise da experiência docente do professor-cursista como referência para a reflexão da prática docente em sala de aula. A construção da identidade profissional: as características individuais e coletivas da formação do professor
Bibliografia:
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo, 2000. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983. BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo, Brasiliense, 1990. BOURDIEU, Pierre. Lições da Aula. São Paulo: Ática, 1994. BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. CARVALHO , Lejeune Mato Grosso (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. 392 p. CATANI, D. B., BUENO, B. Oliveira, SOUSA, C. P. de e SOUZA, C. C. Docência, Memória e Gênero: Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. CATANI, Denice B. e VICENTINI, Paula P. Formação e Autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores, São Paulo: Escrituras, 2006 CRONOS -Revista do Programa de pós-graduação em ciências sociais da UFRN. Dossiê Ensino da sociologia no Brasil. v.8, n2 (jul./dez. 2007). DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro, FGV, 1998. DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Atlas. 1981. HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luis Fernandes de (Orgs.) A sociologia vai à escola. História, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet:FAPERJ, 2009. KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 6ª edição, 2001. LAGO, Benjamin Marcos. Curso de Sociologia e Política. Petrópolis: Editora Vozes, 2002, 4ª edição [1ª edição de 1996]. MEDIAÇÕES. Revista de Ciências Sociais. Dossiê Ensino de Sociologia. Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. v. 12, nº 1 (jan/jun. 2007). Londrina: Midiograf, 2007. MILLS, C.Wright. Sobre o artesanto intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. NÓVOA, A. e FINGER, Mathias. (Orgs.). O Método (Auto)Biográfico e a Formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever”, in O trabalho do antropólogo, Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora Unesp, 1998. PLANCHAREL, Alice Anabuki e OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de . Leituras sobre sociologia no ensino médio. (Orgs.) Maceió: EDUFAL, 2007 QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais. 2 Ed. Lisboa: Gradiva, 1998, 282p. SOUSA, Cynthia P. e CATANI, Denice B. Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo, Escrituras Editora, 1998. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Editora Atual, 2007. VILLAS BOAS, Glaucia. Mudança provocada: passado e futuro no pensamento sociológico brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.179 p
SOCIA0043 ORIENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA DESENVOLVER O TCC 40 h
Ementa:
Teorias e metodologias da pesquisa em ciências sociais. Análise das técnicas de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de um TCC que qualidade. Normas e orientações para elaboração e apresentação do TCC. Plano, projeto ou programa/ proposta de ação, avaliação e mobilização da memória. Incorporação dos conteúdos aprendidos e das experiências vivenciadas no curso.
Bibliografia:
BAUER, W. M. & GASKELL, G. (ed.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som – um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007 BOOTH, W.C.; COLOMB, G:G: e WILLIAMS, J:M: A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000 LAVILLE, Christian ; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte/Porto Alegre: Ed. da UFMG/ARTMED, 1999. MARTINELLI, M.L. (org.). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora, 1999. MEDEIROS, João B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 1991 SALOMON, Décio Vieira. A Maravilhosa Incerteza - pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SOCIA0048 PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA 40 h
Ementa:
A participação política moderna, a partir do conceito de cidadania e de representação política. Genealogia, evolução e transformação dos Movimentos sociais. Problemática contemporânea do conceito de cidadania, de participação política e da educação para a cidadania. Participação política e cidadania no Brasil.
Bibliografia:
BOBBIO, Norberto & PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Tradução de Carmem C. Varriale (et al.). Volumes 1 e 2. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1993. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil – o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. O discurso competente e outras falas. 11 ed. rev.e ampl. São Paulo: Cortez, 2006. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais no Início do Século XXI: antigos e novos atores sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos Movimentos Sociais. São Paulo: Edições Loyola, 2008. FREITAS, Fábio F. B. Para além da “estadania”: pensando a cidadania como categoria estratégica. In: NEVES, Paulo Sérgio da Costa/RIQUE, Célia D. G./FREITAS, Fábio F. B. (orgs.). Política e Democracia: desafios à educação em direitos humanos. Recife: Gajop; Bagaço, 2002. MENDONÇA FILHO, Manoel Carlos et al. Polícia, direitos humanos e educação para a cidadania. In: NEVES, Paulo Sérgio da Costa/RIQUE, Célia D. G./FREITAS, Fábio F. B. (orgs.). Política e Democracia: desafios à educação em direitos humanos. Recife: Gajop; Bagaço, 2002. NEVES, Paulo (org.). Educação, Cidadania – Questões Contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009. PINSK, Carla Bessanezi / PINSK, Jaime (orgs.) História da cidadania. São Paulo: Editora Contexto, 2003. WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Política. Volumes 1 e2. São Paulo: Ática, 1998.

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