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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 30 de Abril de 2024

ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA/DLES - São Cristóvão

 

curso  Nível  Lato Sensu

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS - DLES
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
LETR0012 A ABORDAGEM GRAMATICAL E OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 60 h
Ementa:
Análise teórico-prática de conceitos de gramática. As perspectivas linguísticas de gramática e competência comunicativa. O papel do conteúdo gramatical no processo de ensino/aprendizagem do conteúdo gramatical. O papel do docente e do discente no processo de ensino/aprendizagem de gramática. Processos de análise e produção de material didático para o ensino da competência gramatical em línguas estrangeiras para a Educação Básica.
Bibliografia:
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LETR0005 A LEITURA NA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ELE. 32 h
Ementa:
Estudo de diferentes concepções de leitura voltadas para a produção e análise de materiais didáticos de ELE, na escola contemporânea.
Bibliografia:
BRASIL, MEC, Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Conhecimento de Espanhol. Vol. 1, p. 125-164, Brasília, 2006. _______________ Secretaria da Educação Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, 1998. BAPTISTA, L. M. T. R. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: COSTA, E. G. M e BARROS, C. S. Coleção explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, 2010, p. 119-136. BARROS, Cristiano de e COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins e Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.) BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010. p. 85-118. VARGENS, D. P. M; FREITAS, L. M. A. Ler e escrever: muito mais que unir palavras. In: COSTA, E. G. M e BARROS, C. S. Coleção explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, 2010, p. 191- 220. CHATIER, Anne-Marie. Enseñar a leer y escribir: una aproximación histórica. México: Fondo de Cultura Económica. 2004. p.89-121. COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Da decodificação à leitura crítica: por onde transita o livro didático de espanhol? In: JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Dossiê especial Revista X, vol.1, 2011 p. 59-77. _____________________________. Gêneros discursivos e leitura em língua estrangeira. Revista do GEL, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 181-197, 2008. ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. La producción de materiales didácticos de español lengua extranjera en Brasil. In: ABEH, Suplemento el hispanismo en Brasil (2000), 59-80. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 50º. ed. São Paulo: Editora Cortez. 2009. GERALDI, João W. Linguagem e ensino. Mercado de Letras, Campinas, 2006, p. 27-77. LERNER, Delia. Leer y escribir en la escuela: lo real, lo posible y lo necesario. México: Fondo de Cultura Moderna. 2008. p. 39-58. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definições e funcionalidades. In: DIONÍSIO, Angela Paiva. MACHADO, Ana Rachel. BEZERRA, Maria Auxiliadora. (organizadoras). Gêneros textuais e ensino. 2°ed, Lucerna, Rio de Janeiro, 2003, p. 19-36. SANTOS, Ana Cristina dos. Enseñanza del español instrumental para la lectura: elaboración de material didáctico. Actas del VIII Seminário de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. São Paulo, 28 de octubre de 2000. Págs. 125-135. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6°ed. Porto Alegre: ArtMed. 1998. ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da (organizadores). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2005.
LETR0006 AS TDIC NA ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 60 h
Ementa:
Análise teórico-prática de conceitos e experiências das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). As ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas (videoconferência, fóruns, chats, e-mails) via web. O novo papel do docente e do discente no contexto do ensino baseado em tecnologias da informação e comunicação. Processos de análise e produção de material didático para o ensino de línguas estrangeiras para a Educação Básica com as TDIC.
Bibliografia:
BRASIL, MEC, Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Conhecimento de Espanhol. Vol. 1, p. 125-164, Brasília, 2006. _______________ Secretaria da Educação Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, 1998. COSCARELLI, C. V. (Org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. COSCARELLI, C. V. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. In: Coscarelli, C. V. Linguagem em (Dis)curso. Palhoça: SC, v. 9, n. 3, p. 549-564, set./dez. 2009. DIAS, Reinildes. Integração das TIC ao ensino e aprendizagem de Língua. Macmillan, 2009. Disponível em: http://www.macmillan.com.br/artigos/detalhe.php?ID=MTQ=. Acesso em 16/03/13. ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. La producción de materiales didácticos de español lengua extranjera en Brasil. In: ABEH, Suplemento el hispanismo en Brasil (2000), 59-80. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definições e funcionalidades. In: DIONÍSIO, Angela Paiva. MACHADO, Ana Rachel. BEZERRA, Maria Auxiliadora. (organizadoras). Gêneros textuais e ensino. 2°ed, Lucerna, Rio de Janeiro, 2003, p. 19-36. MARCUSCHI, L. A. Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto. In: Línguas, instrumentos linguísticos, 3. Campinas: Pontes, 1999. p. 21‐46. MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. PAIVA, V. L. M de O.; BOHN, V. C. R. O uso de tecnologias em aulas de L1. Disponível em http://www.veramenezes.com/paivabohn.pdf. Acesso em 14/04/2013. RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs). Os hipertextos que Cristo leu. In: Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N (org). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba, São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. v.23 n.81 Campinas Dec. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em 07/02/12. XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf. Acesso em 08/03/13.
LETR0011 AVALIAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: PERSPECTIVA TEÓRICA E METODOLÓGICA 32 h
Ementa:
Definição de âmbitos da avaliação. Avaliação, medida e provas: alguns conceitos. Avaliação e ensino de língua estrangeira. Alguns tipos de avaliação e de instrumentos. A avaliação nas modalidades orais e escritas.
Bibliografia:
ALDERSON, J. Charles, CLAPHAM, Caroline e WALL, Dianne. Exámenes de idiomas: elaboración y evaluación. Trad. de Neus Figueras. Madrid: Cambridge University Press, 1998. 294p. ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes; DONNINI, Lívia; ERES FERNÁNDEZ, Gretel. Inglês e Espanhol no Enem 2010: análise das provas e reflexões sobre seus possíveis desdobramentos. Brasília: Sociedade de Linguística Aplicada, 2010. Disponible en: . Accedido el: 18 jul. 2011. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: SEC/SEF, 1998. 120 p. Disponível em: . Acesso em: 26 dez. 2010. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: . Accedido el: 29 jul. 2011. CONDEMARÍN, Mabel e MEDINA, Alejandra. Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Trad. de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005. 200p. CONSEJO DE EUROPA. Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte / Instituto Cervantes, 2002. Disponible en: . Accedido el: 10 ago. 2010. ERES FERNÁNDEZ, Isabel Gretel María. e BAPTISTA, Lívia Marcia Tiba Rádis. La enseñanza de lenguas extranjeras y la evaluación. Madrid: Arco Libros, 2010. KANASHIRO, D. S. K. As linhas e as entrelinhas: um estudo das questões de língua espanhola no Enem. 2012. 237 p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponible en: . Accedido el: 1 jul. 2012. PASTOR CESTEROS, Susana. La evaluación del proceso de aprendizaje de segundas lenguas. In: Perspectivas teóricas y metodológicas: lengua de acogida, educación intercultural y contextos inclusivos. Madrid, Comunidad de Madrid, Consejería de Educación. p. 503-514, 2003. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2009. PRATI, Silvia. La evaluación en español lengua extranjera: elaboración de exámenes. 1.ed. Buenos Aires: Libros de la Araucária, 2007. SCARAMUCCI, Matilde V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trab.Ling.Apl., Campinas, SP, n. 36, p. 11-22, jul./dez. 2000. SCARAMUCCI, Matilde V. R. Avaliação da leitura em inglês como língua estrangeira e validade de construto. Caleidoscópio. Vol. 7, n.1, p. 30-48, jan/abr 2009.
LETR0009 ENSINO E APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES ORAIS EM ELE: ANALISE E CONSTRUÇÃO DE MATERIAL 32 h
Ementa:
Estudo dirigido sobre ensino e aprendizagem das habilidades orais – compreensão e expressão – do espanhol como língua estrangeira (E/LE). Análise e elaboração de materiais didáticos para a prática e desenvolvimento das referidas habilidades através de situações e temas socioculturais e dos variados gêneros textuais.
Bibliografia:
BARALO, Marta. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros, 2004. BARROS, Cristiano Silva de y GOETTENAUER, Elzimar de Marins Costa. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol. En: BARROS, Cristiano Silva de y GOETTENAUER, Elzimar de Marins Costa (Coord.). Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o Ensino, v. 16, p. 85 a 118. BERGES, Manuela G.T. La comprensión auditiva. En: LOBATO, S. J. y GARGALLO, I. S. (org.). Vademécum para la formación de profesores. Madrid: SGEL, 2004, p. 899 a 915. BORDÓN MARTÍNEZ, Teresa. La evaluación de La expresión oral y de la comprensión auditiva. En: LOBATO, S. J. y GARGALLO, I. S. (org.). Vademécum para la formación de profesores. Madrid: SGEL, 2004, p. 983 a 1003. BRUNO. Fátima A. T. C. Os gêneros orais em aulas de ELE: uma proposta de abordagem. En: BARROS, Cristiano Silva de y GOETTENAUER, Elzimar de Marins Costa (Coord.). Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Coleção Explorando o Ensino, v. 16, p.221 a 232. LIMA, Acacia. Expressão oral em língua espanhola na Universidade Federal de Sergipe: um estudo sobre os fatores positivos, negativos e (des)motivacionais que implicam sua aprendizagem (Dissertação de Mestrado em Letras). Orientador Givaldo Melo de Santana. São Cristóvão, 2012. MENDES, Edleise. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entre-culturas”. En: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz y SILVA, Kleber Aparecido da (Orgs). Lingüística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007, p.119 a 139. MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Producción, expresión e interacción oral. Madrid: Arco Libros, 2002. PARAQUETT, Márcia. A América Latina e materiais didáticos de espanhol como LE. En: SCHEYREL, D. y SIQUEIRA, S. (org.) Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 379 a 403. PINILLA GÓMEZ, Raquel. La expresión oral. En: LOBATO, S. J. y GARGALLO, I. S. (org.). Vademécum para la formación de profesores. Madrid: SGEL, 2004, p. 879 a 897. PINILLA GÓMEZ, Raquel. El desarrollo de las estrategias de comunicación en los procesos de expresión oral: un recurso para los estudiantes de E/LE. En: El desarrollo de la expresión oral en el aula de español como lengua extranjera. Revista Carabela, nº 47, Madrid: SGEL, 2000, p. 53 a 67. SANTOS GARGALLO, Isabel. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Arco Libros, 2004.
LETR0013 FUNDAMENTOS DA CULTURA LITERÁRIA DA AMÉRICA NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ELE 32 h
Ementa:
O Modernismo e a Vanguarda. Os fundamentos elaborativos de suas poéticas. Abordagem sistemática de poemas de Darío, Lugones, Borges, Neruda, Vallejo, Huidobro, Paz. Estudo da criação ficcional contemporânea. A relação entre invenção e tradição na narrativa: o processo de renovação da linguagem, com as consequentes implicações no modo de ver a realidade. Correntes e problemas contemporâneos. Criação de estratégias de como elaborar materiais didáticos de literatura hispano-americana para fomentar as práticas literárias no ensino de espanhol como língua estrangeira.
Bibliografia:
ALCINA FRANCH, José, (comp.). Indianismo e indigenismo en América. Madrid: Alianza Universidad, 1990. ALEGRIA, Fernando. Historia de la novela hispanoamericana. México: De Andrea, 1965. AMÉRICA HISPÂNICA. Rio de Janeiro: SEPEHA. n ºs 1 a 17, 1988-97. ANTELO, Raul. Na ilha de Marapatá: Mário de Andrade lê os hispano-americanos. São Paulo: Hucitec; Brasília: INL, 1986. ARAÚJO, Helena. La Scherezada criolla. Ensayos sobre escritura femenina hispanoamericana. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 1989. BELLINI, Giuseppe. Historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Castalia, 1985. BRUWHWOOD, John S. La novela hispanoamericana del siglo XX. Una vista panorámica. México: Fondo de Cultura Económica, 1984. CARPENTIER, Alejo. Literatura y conciencia política en América Latina. Madrid: Alberto Corazón, 1969. ------. La novela latinoamericana en vísperas de un nuevo siglo y otros ensayos. 2. ed. Madrid: Siglo XXI, 1981.------ et alii. Historia y ficción en la narrativa hispanoamericana. Venezuela: Monte Ávila, 1984. CHIAMPI, Irlemar. Barroco e Modernidade: ensaios sobre literatura latino-americana. São Paulo: Perspectiva/ FAPESP, 1998. COUTINHO, Eduardo F., (org.). A unidade diversa: ensaios sobre a nova literatura hispano-americana. [prefácio de Bella Jozef]. Rio de Janeiro: Ânima; Brasília: INL, 1985. FERNÁNDEZ MORENO, Cesar, (intr. e coord.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979. FERNÁNDEZ RETAMAR, Roberto. Para una teoría de la literatura hispanoamericana. 4. ed. La Habana: Pueblo y Educación, 1984. FUENTES, Carlos. La nueva novela hispanoamericana. México: Joaquín Mortiz, 1980. HARSS, Luis. Los nuestros. Buenos Aires: Sudamericana, 1981. HENRÍQUEZ UREÑA, Max. Breve historia del Modernismo. México: Fondo de Cultura Económica, 1962. HENRÍQUEZ UREÑA, Pedro. Las corrientes literarias en la América Hispánica. México: Fondo de Cultura Económica, 1954. JOZEF, Bella. O espaço reconquistado. Uma releitura. 2. ed. revista. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. ------. História da literatura hispano-americana. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. ------. A máscara e o enigma. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. ------. O jogo mágico. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. ------. Romance hispano-americano. São Paulo: Ática, 1986. ------. Diálogos oblíquos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1999. KLAHN, Norma y CORRAL, Wilfrido, H., (compiladores). Los novelistas como críticos. México: Fondo de Cultura Económica, 1991. 2 v. LANGOWSKI, Gerald J. El surrealismo en la ficción hispanoamericana. Madrid: Gredos, 1982. LIENHARD, Martin. La voz y su huella. Escritura y conflicto étnico-social en América Latina (1492-1988). La Habana: Casa de Las Américas, 1990. MARCO, Joaquín. Literatura hispanoamericana: del Modernismo a nuestros días. Madrid: Espasa Calpe, 1987. (Colección Austral, 17). MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de la América Latina. 1979-1992. México: Fondo de Cultura Económica, 1993. MORENO FRAGINALS, Manuel, (rel.). África en América Latina. 2. ed. México: Siglo XXI; Paris: UNESCO, 1987. PIZARRO, Ana.(org.) Hacia una historia de la literatura hispanoamericana. México: El Colegio de México / Universidad Simón Bolívar, 1987. ------. (org.) América Latina - palavra, literatura e cultura. v. 2 e 3. São Paulo: Memorial/ Ed. da UNICAMP, 1994-5. RAMA, Ángel. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1985. ------. La novela latinoamericana. Panoramas 1920-1980. Bogotá: Colcultura, 1982. ------. Transculturación narrativa en América Latina. 3. ed. México: Siglo Veintiuno, 1987. RAMOS, Julio. Desencuentros de la modernidad en América Latina. Literatura y política en el siglo XIX. México: Fondo de Cultura Económica, 1989. RODRÍGUEZ-LUIS, Julio. Hermenéutica y praxis del indigenismo: La novela indigenista, de Clorinda Matto a José María Arguedas. México: Fondo de Cultura Económica, 1980. RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Narradores de esta América. t. 2. Buenos Aires: Alfa Argentina, 1974. SHAW, Donald W. Nueva narrativa hispanoamericana. 3. ed. Madrid; Cátedra, 1985. VIDAL, Hernán. Literatura hispanoamericana e ideología liberal: surgimiento y crisis. Buenos Aires: Hispamérica, 1976. ZEA, Leopoldo, (coord.). América Latina en sus ideas. México: Siglo XXI; Paris: UNESCO, 1986.
LETR0007 LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA. 32 h
Ementa:
Estudo da tipologia das obras lexicográficas. As funções dos dicionários pedagógicos bilíngues: codificação e/ou decodificação. Critérios para a avaliação de dicionários. O ensino do uso do dicionário e o dicionário como ferramenta didática.
Bibliografia:
ALVAR EZQUERRA, M. Los diccionarios y la enseñanza de la lengua. AYALA CASTRO, M. C. (coord.). Diccionario y enseñanza. Alcalá: Universidad de Alcalá Servicio de Publicaciones, 2001. CALERO HERAS, J. Entre palabras. Para aprender a manejar el diccionario. Barcelona: Octaedro, 1997. CARVALHO, O. L. de S.; BAGNO, M. (orgs.). Dicionários Escolares: políticas, formas & usos. São Paulo: Parábola, 2011. DURÃO, A. B. de A. B. (Org.) Por uma Lexicografia Bilíngue Pedagógica. Londrina: UEL, 2010. _____ (Org.). Vendo o dicionário com outros olhos. Londrina: UEL, 2011. FUENTES MORÁN, M. T.; MODEL, B. A. (eds.). Investigaciones sobre lexicografía bilingüe. Colección Lexicografía 1. Granada: Ediciones Tragacanto, 2009. HUMBLÉ. P. Dicionários e ensino de línguas. Disponível em: http://www.pget.ufsc.br/publicacoes/professores.php?idpub=26. HUMBLÉ, P. O discurso do dicionário. Disponível em; http://www.pget.ufsc.br/publicacoes/professores.php?idpub=53. HUMBLÉ, P. Produção versus compreensão no Dicionário Bilíngüe português-espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina. In: Maria José Damiani Costa; Meta Elizabete Zipser; Marta Elizabete Zanatta; Angelita Mendes. (Orgs.). Línguas: ensino e ações. Florianópolis, 2002, v. 1, p. 181-192. ISQUERDO, A. N.; KRIEGER, M. da G. (org.). As Ciências do Léxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. V. II. Campo Grande: Ed. UFMS, 2004. ISQUERDO, A. N.; FINATTO, M. J. B. (org.). As Ciências do Léxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. Vol. IV. Campo Grande/Porto Alegre: Ed. UFMS/Ed. UFRGS, 2010. KROMANN, H. P. Principles of Bilingual Lexicography. In. Theory of Bilingual and Multilingual Lexicography I: Principles and Components. Copenhague, 1991. MALDONADO, C. Uso del diccionario en el aula. Madrid: Arco/Libros, S.L. 1998. ______. The Bilingual Dictionary: Definition, history, bidirectionality. In: HARTMANN, R. R. K. (ed.). Lexicography – Critical Concepts. London: Routledge, 2003. MARTÍNEZ MARÍN, J. El Diccionario y la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. En: Asele, Actas, 1, 1988, pp. 307-315. Diponible en . PIRES DE OLIVEIRA, A. M. P.; ISQUERDO, A. N. (org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2.ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2001. PRADO ARAGONÉS, J. El uso del diccionario para la enseñanza de la lengua: consideraciones metodológicas. En: Káñina, Rev. Artes y Letras, Univ. Costa Rica. Vol. XXIX (Especial), 2005, pp. 19-28. Disponible en: http://www.latindex.ucr.ac.cr/kanina-29-especial-lex/005-Prado-Uso-Diccionario-Ensenanza.pdf. RANGEL, E. de O., BAGNO, M. Dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. XATARA, C. et al. (org) Lexicografia Pedagógica: definições, história, peculiaridades. Universidade Federal de Santa Catalina, 2008. Disponible en http://www.cilp.ufsc.br/LEXICOPED.pdf. XATARA, C. et al. (org). Dicionários na teoria e na prática: como e para que são feitos. São Paulo: Parábola, 2011. WIEGAND, H. E. y Mª T. FUENTES MORÁN. Estructuras lexicográficas. Aspectos centrales de una teoría de la forma del diccionario. Granada: Tragacanto, 2009. ZAVAGLIA, A. Por uma lexicografia bilíngüe diferencial. In: Durão, A.B.A.B. Lingüística contrastiva: teoria e prática. Londrina: Moriá, 2004, pp.169- 177.
LETR0003 MATERIAIS DIDÁTICOS DE ELE: FUNDAMENTOS 32 h
Ementa:
Conceito de Material Didático e Livro Didático. O uso de Materiais Didáticos no decorrer da História da Educação. Características de Materiais Didáticos. O Material Didático e a formação do professor. O Livro Didático de Espanhol como Língua Estrangeira: história, políticas e usos.
Bibliografia:
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. Araraquara: Junqueira & Marin, 2008. BARROS, Cristiano Silva & COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins (orgs). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012. BRASIL – MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC, Secretaria de Ensino Fundamental, 1998. __________________. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, volume 1. BRASIL - MEC-FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático – PNLD 2012. Brasília: Ministério de Educação, FNDE, 2009. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/edital-pnld-2012-ensino-medio Acesso em: 25 de ago. 2011 ___________________. GUIA de livros didáticos: PNLD 2011: língua estrangeira moderna. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. ___________________.GUIA de livros didáticos: PNLD 2012: língua estrangeira moderna. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. CASSIANO, C. C. de F. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). São Paulo, 2007. 234 p. Tese de Doutorado em Educação, PUC-SP. CORACINI, Maria José (org.). Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático. SP: Pontes, 2011. DIAS, Reinildes; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. DIONISIO, A. P. & BEZERRA. M. A. (Orgs) O livro didático de Português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático: discursos e saberes. São Carlos: Junqueira & Marin, 2008. FREITAG, Bárbara et alii. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez,1997. NÓVOA, A. (Org.) Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995. OLIVEIRA, Luiz Eduardo. Gramatização e escolarização: contribuições para uma história do ensino das línguas vivas no Brasil (1757-1827). São Cristóvão: Editora UFS: Aracaju: Editora Oviedo Teixeira, 2010. OLIVEIRA, João Batista Araujo. A Política do Livro Didático. Campinas: Unicamp/ Summus, 1999. RICHARDS, Jack C. & RODGERS, Theodore S. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. 2. ed. Madrid: Cambridge University Press, 2003. SANCHEZ, Aquilino. Historia de la enseñanza del español como lengua extranjera. Madrid: SGEL, 1992. __________________. Los métodos en la enseñanza de idiomas. Evolución histórica y análisis didáctico. Madrid: SGEL, 2007. SCHEYERL, Denise & SIQUEIRA, Sávio (orgs.). Materiais Didáticos para o ensino de línguas na Contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. SOARES, Magda Becker. “Um Olhar sobre o Livro Didático”. Presença Pedagógica. Belo Horizonte; editora Dimensão, v. 2, n. 12, p. 52-63, nov./dez. 1996.
LETR0014 Material didático para fins específicos em E/LE 20 h
Ementa:
Necessidades específicas de comunicação formal e informal nos diversos âmbitos profissionais. Aspectos linguísticos, pragmáticos e funcionais de EFE. A língua espanhola como veículo de expressão cultural, comercial e científica. Análise e elaboração de material didático para ensino-aprendizagem de EFE.
Bibliografia:
ANDREU ANDRÉS, M. A. y GARCÍA CASAS, M. (2000) Actividades lúdicas en la enseñanza de LFE: el juego didáctico: actas del I CIEFE, Amsterdam. AGUIRRE BELTRAN, B. (1998) Enfoque, metodología y orientaciones didácticas de la enseñanza del español con fines específicos. Carabela (44), 5-29, Madrid, SGEL. AGUIRRE BELTRAN, B. (1998) Comunicación y cultura en situaciones profesionales: saber ser, saber estar y saber hacer. Frecuencia L (7), 19-24, Madrid. AGUIRRE BELTRAN, B. (2000) El español para la comunicación profesional. Enfoque y orientaciones didácticas: actas del I CIEFE, Amsterdam. CASSANY, D. (2003) La lectura y escritura de géneros profesionales en EpFE: actas del II CIEFE, Amsterdam. GOMEZ MOLINA, J. R. (2003) La competencia léxica en el currículo de español para fines específicos (EpFE): actas del II CIEFE, Amsterdam. LORENZO ZAMORANO, S. (2002) Materiales multiculturales en el aula de español: recorrido crítico. En M. Pérez Gutiérrez, J. Coloma Maestre (Eds.) El español, lengua del mestizaje y la interculturalidad. Universidad de Murcia: actas del XIII Congreso Internacional de ASELE (pp. 538-553). Murcia: Universidad de Murcia. LONG, M. H. (2003) Español para fines específicos: ¿textos o tareas?: actas del II CIEFE, Amsterdam. SABATER, M. L.(2000) Aspectos de la formación del profesorado de español para fines específicos: actas del I CIEFE, Amsterdam. SNAUWAERT, E. y VANOVERBERGHEV, F. (2006) Introducir la competencia intercultural en el currículo de empresariales mediante tebeos. Para «poder ganar dinero hay que saber perder tiempo» : actas del III CIEFE, Utrecht
LETR0015 METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA 60 h
Ementa:
Introdução ao método científico. Introdução ao planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas e projeto). Orientação e elaboração de projeto de monografia conjuntamente com a apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução ao estudo da elaboração do projeto de pesquisa.
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normalização da Documentação no Brasil. Rio de Janeiro, 2000. ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2007. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisas. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008. MEDEIROS, João Bosco. Redação Cientifica: a prática, fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008. SALOMON, D.V. Como fazer monografia. 11 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LETR0008 O DOCENTE DE LÍNGUAS E A CRIAÇÃO DE MATERIAL: A (DES)CONSTRUÇÃO NA CULTURA DIGITAL 32 h
Ementa:
Os recursos digitais das novas e novíssimas tecnologias possibilitam ao professor criar materiais educativos que podem estimular o aprendiz tornando-o mais protagonista do processo de aprendizagem. A mediação do material, o digital e a labor docente, depende muitas vezes da criação e elaboração do material para as aulas. Nestes novos retos, o professor se transforma em um “mediador” (facilitador) que abandona a figura tradicional e assume uma postura crítica frente à educação, propondo novas formas de aprendizado e de interações. Assume-se uma postura reflexiva e critica, e seguindo os pensamentos de Paulo Freire (2002, p. 12), ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção.” Assim, se faz importante considerar a integração do material proposto por parte do professor para estimular a participação de todos os implicados no processo de ensino e favorecer o sentimento de grupo. Este curso propõe a criação de material digital pensando em um primeiro momento na representação das novas tecnologias no cenário atual nas escolas e em um segundo momento na apropriação dessas representações para criar novos sentidos na elaboração e reflexão do material que utilizamos nas aulas.
Bibliografia:
BARROS, C. e GOETTENEAUR, C. E. Elaboração de material didático para o ensino de espanhol, in: Espanhol Ensino Médio, MEC: 2010. Disponível em: http://quadernsdigitals.net/index.php?accionMenu=secciones.VisualizaArticuloSeccionIU.visualiza&proyecto_id=3&articuloSeccion_id=9538&PHPSESSID=852f3537e962e4c2d472e6eafd4903c6 [Data de consulta: 30/05/2013] BETTIO, R. W. de; MARTINS, A. Objetos de aprendizado: um novo modelo direcionado ao ensino a distância. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5938 [Data de consulta:31 de maio de 2013] DÍAZ BARRIGA, Frida y HERNÁNDEZ ROJA, Gerardo. Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. McGraw Hill, México, 1999. BUZATO, Marcelo. Sobre a necessidade de letramento eletrônico na formação de professores: O Caso Teresa. En. CABRAL, Loni Grimm, et all. Linguística e Ensino: Novas Tecnologías. Blumenau: Nova Letra, 2001. CANCLINI, Néstor García. La modernidad después de la posmodernidad. In: BELUZZO, Ana Maria de Moraes (Org.). Modernidade: vanguardas artísticas na América Latina. São Paulo: Memorial da América Latina, 1990. ___ . Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Sudamericana, 1995. COSCARELLI, Carla V. Espaços hipertextuais. Anais do II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, jun. 2003, FAE - UFMG, BH. Coord.: Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza B. Smolka. (CDROM) ______________________Hipertexto e subversão: um diálogo com Andrea Ramal. FALE/UFMG. Belo Horizonte: http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/GEhptxramal.htm . Março, 2003 LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 13-38 Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/prod_mat.pdf [Data de consulta: 08/03/2013] LEVY, Pierre: Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999. ___________As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: 34,1993. (Coleção TRANS) REGGINI, Horacio C. Tecnología, palabra y reflexión. II Congreso Internacional de la Lengua Española, 1997 SANTAELLA, Lucia. O novo estatuto do texto nos ambientes de hipermídia. In: SIGNORINI, Inês. [Re] discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ................................A ecologia pluralista da comunicação. São Paulo: Paulus, 2010. SOARES, Izabel Cristina Rodrigues. Coerência e conversação: a construção do sentido no texto conversacional. In: MENEZES DE OLIVEIRA E PAIVA, Vera Lúcia.(org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LETR0004 PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS E CRÍTICAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ESPANHOL 32 h
Ementa:
Análise/ produção de materiais didáticos e as abordagens contemporâneas para o Ensino de E/LE com foco na perspectiva intercultural e na construção de identidades.
Bibliografia:
AGUADO, Teresa. Pedagogía Intercultural. Madrid: McGraw-Hill, 2003. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. MOITA LOPES, L. P. Por uma Lingüística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (Orgs.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. DIAS, Reinildes; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. GARCÍA MARTINEZ, Alfonso; ESCARABAJAL FRUTOS, Andrés; ESCARABAJAL DE HARO, Andrés. La interculturalidad. Desafío para la educación. Madrid: Dykinson, 2002. GIROUX, H. A. Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. MENDES, Edleise. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entre-culturas”. In: ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. Lingüística aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2007. MENDES, Edleise. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, Edleise; CASTRO, Maria Lúcia (Orgs.). Saberes em português: ensino e formação docente. Campinas: Pontes, 2008. MOITA LOPES, Luiz Paulo. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas/ SP: Mercado de Letras, 2002. MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org). Discursos de Identidades. Discurso como espaço de Construção de Gênero, Sexualidade, Raça, Idade e Profissão na Escola e na Família. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 13-38. MOTA, K. M. S. Incluindo as diferenças, resgatando o coletivo - novas perspectivas multiculturais no ensino de línguas estrangeiras. In: MOTA, K.; SHEYERL, D.(orgs.) Recortes Interculturais na sala de aula de Línguas Estrangeiras. Salvador: ADUFBA, 2004, v.1, p. 35-60. PARAQUETT, Marcia. Lingüística aplicada, inclusión social y aprendizaje de español en contexto latinoamericano. Revista Nebrija de Línguistica Aplicada a la enseñanza de lenguas, 2009, p.1-23. PARAQUETT, Márcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de español para brasileiros. In: COSTA, E. G. M e BARROS, C. S. Coleção explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, 2010. PEREIRA, Ariovaldo Lopes; GOTTHEIM, Liliana (Orgs.). Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T.T. da (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 73-102.
LETR0016 TRABALHO MONOGRÁFICO II 40 h
Ementa:
Orientação e elaboração da monografia de conclusão de curso de especialização.
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normalização da Documentação no Brasil. Rio de Janeiro, 2000. ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2007. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisas. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008. MEDEIROS, João Bosco. Redação Cientifica: a prática, fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008. SALOMON, D.V. Como fazer monografia. 11 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

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