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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 06 de Maio de 2024

RESIDÊNCIA AGRÁRIA (AGROECOLOGIA, QUESTÃO AGRÁRIA, AGROIND. E COOPERATIVISMO)/PQRA - São Cristóvão

 

curso  Nível  Lato Sensu

PROQUERA - PQRA
Disciplinas do Curso
Código Nome Carga Horária
PQRA0004 Agroecologia, produção e sustentabilidade 40 h
Ementa:
Reflexões sobre o conceito de desenvolvimento rural sustentável. Conceitos, princípios e perspectivas (Agroecologia, agricultura orgânica, agricultura convencional e agronegócio). Produção animal e vegetal. Ética na produção animal. Sistemas diversificados de produção (Sistemas Agroflorestais, Policultivo, Consórcios, Integração lavoura-pecuária).
Bibliografia:
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases científicas para uma agricultura sustentável. Rio de Janeiro: Ed. Agropecuária, 2002. BRASIL. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Brasília, Distrito Federal, 2012. BROOM, D.M.; FRASER, A.F. Comportamento e bem-estar de animais domésticos. 4.ª ed. Manole. 2010. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Análise Multidimensional da Sustentabilidade: uma proposta metodológica a partir da agroecologia. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.13, jul/set 2002. ________________________________. Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER, 2004. HOTZEL, M. J.; MACHADO FILHO, L. C. P. Bem-estar animal na agricultura do século XXI. Ver. Etol,. São Paulo, v. 6, n. 1, jun. 2004 . KAGEYAMA, Â. Desenvolvimento rural: conceitos e aplicação no caso brasileiro. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. SILVEIRA, L. M.; PETERSEN, P.; SABOURIN, E. (Org.) Agricultura familiar e agroecologia no semi-árido: avanços a partir do Agreste da Paraíba. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2002. 355p.
PQRA0007 Agroindústria e cooperativismo 40 h
Ementa:
História do Cooperativismo; Exepriências Cooperativistas pelo Mundo; Educação Cooperativista; Sociologia da Cooperação; Organização Social; Noções Básicas de Contabilidade Aplicada ao Cooperativismo e ao Associativismo; Marketing Social e Marketing para Causas Sociais; Marco Jurídico do Cooperativismo e Associativismo; Economia Solidária; Constituição, Desenvolvimento de Cooperativas e Associações e o Processo de Cooperação no MST.
Bibliografia:
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho?: Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. 2ªed. – São Paulo: Ed.: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995. BENINI, É. A.; FARIA, M. S.; NOVAES, H. T.; DAGNINO, R. Gestão Pública e Trabalho Associado. São Paulo: Ed. Outras Expressões, 2011. CERIOLI, Paulo; MARTINS, Adalberto. Sistema Cooperativista dos Assentados. Caderno de Cooperação Agrícola Nº5. 2ªed. – São Paulo, 1998. CHRISTOFFOLI, Pedro Ivan. O Desenvolvimento de Cooperativas de Produção Coletiva de Trabalhadores Rurais no Capitalismo: Limites e Possibilidade. Dissertação de Mestrado, Curitiba – PR, 2000. CONCRAB. “AS EXPERIÊNCIAS CLÁSSICAS DE COOPERAÇÃO AGRÍCOLA”. O Caderno das Experiências Históricas da Cooperação Agrícola Nº03. São Paulo, 2001. CPID/Consejo Mundial de Iglesias y Asociación de Economistas el Tercer Mundo. Tecnologia y Necesidades Básicas. 1ªed. – Ciudad Universitária “Rodrigo Facio” – Costa Rica, 1979. ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utopico ao Socialismo Cientifico. Editora Centauro 2012. MARX, Karl. Critica ao Programa de Götha. Editora Boitempo 2012. PIRIUS, Virgílio Frederico. Cooperativismo e Lei. Editora Unisinos 2001. SCHNEIDER, José Odelso; KONZEN, Otto Guilherme. Breve Histórico do Cooperativismo no Brasil e no Mundo. Cadernos CEDOPE: Série Cooperativismo e Desenvolvimento Rural e Urbano, São Leopoldo, v.11, n.19, p.12-17, 2000. __________ Educação e Capacitação Cooperativa: os desafios no seu desempenho. São Leopoldo: Ed.: UNISINOS, 2010. __________. Democracia, Participação e Autonomia Cooperativa. 2.ed. São Leopoldo: Ed.: UNISINOS, 2003. SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. 1ªed. – São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002. WELLEN, Henrique. Para a Crítica da “Economia Solidária” 1ª Edição Agosto 2012, Editora Outras Expressões. VALE, Sônia Maria Leite Ribeiro do; RIBON, Miguel. Manual de Escrituração da Empresa Rural. Viçosa: Editora UFV, 2000.
PQRA0002 CAMPO E DESENVOLVIMENTO: A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA 50 h
Ementa:
Introdução à Discussão Teórica da Questão agrária no Brasil. A modernização e a expansão capitalista no campo e as alterações das relações de produção e de trabalho. A relação campo-cidade e a oposição rural e urbano; Mobilidade do Trabalho: migrações campo-cidade; Transformações no Campo e o Agronegócio no Brasil. Agricultura Familiar: realidades e contradições. Perspectivas no campo no Século XXI.
Bibliografia:
ALENTEJANO, Paulo Roberto R. Pluriatividade: uma noção válida para a análise da realidade agrária brasileira, In: TEDESCO, João Carlos (org.). Agricultura Familiar: realidades e perspectivas, Passo Fundo: Ed. da UPF, 1999, p. 148 – 173. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Questão da Cidade e do Campo: teorias e política, Mercator, Revista de Geografia da UFC, ano 03, número 05, 2004. __________. Seria o Brasil “menos urbano do que se calcula?. In: O Espaço Urbano: novos escritos sobre a cidade, São Paulo: Contexto, 2004, 129-136. CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. Jovens Andarilhos no tempo curto do ciclo do capital. In: Okara, Revista da Pós Graduação do Curso de Geografia da UFPb, ano 01, número 01, 2007. DELGADO, Guilherme C. A Questão Agrária no Brasil, 1950-2003. In: Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo / Luciana Jaccoud, organizadora; Frederico Barbosa da Silva [et al.]. – Brasília: IPEA, 2005. Texto em pdf. site: desafios.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/questaosocial/Cap_2.pdf FERNANDES, Mançano Bernardo. Entrando nos Territórios do Território. In: Campesinato e Territórios em Disputa org. Eliane Tomiasi Paulino, João Edmilson Fabrini (orgs). 1ª edição São Paulo: Expressão Popular: UNESP: Programa de Pós Graduação em geografia, 2008, p. 273-301. GIRARDI, Eduardo Paulon. A Configuração da Questão Agrária. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/configuracao.htm ____________. Estrutura Fundiária. In: Atlas da Questão Agrária Brasileira. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm LUXEMBURGO, Rosa. A Formação do Exército de Reserva, p. 319-340. In: Introdução à Economia Política, São Paulo: Martins Fontes, (edição 1ª), s/d. tradução de Carlos Leite. (ler Prefácio de Ernest Mandel – imprescendível para a leitura de R. Luxemburgo – datado de 1969). HEIDEMANN, Dieter. Migrantes e a Crise da Sociedade do Trabalho: humilhação secundária, resistência e emancipação, in Caderno de Trabalho de campodo XV ENG/AGB, São Paulo, p. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Barbárie e Modernidade: As Transformações no Campo e o Agronegócio no Brasil, in Revista Terra Livre, 21, São Paulo: AGB, ano 19, v. 02, n.21, Julho-dez de 2003, p. 113-156. _______________. Geografia Agrária: Perspectivas no início do século XXI, in O Campo no Século XXI: território de vida e de construção da justiça social; orgs: Ariovaldo Umbelino de Oliveira e Marta Inez Medeiros Marques, São Paulo: Editora Casa Amarela e Editora Paz e Terra, 2004, ps.29-70. MACHADO, Antonio Maciel Botelho e CASALINHO, Helvio Debli. Crítica à pluriatividade e suas relações com o campesinato e a reforma agrária. In: Revista NERA, ano 13, nº. 17, julho/dezembro2010. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/revistas/17/9_machado_e_casalinho.pdf MARQUES, Marta Inez Medeiros. Agricultura e Campesinato no Mundo e no Brasil: um renovado desafio à reflexão teórica. In: Campesinato e Territórios em Disputa. Eliane Tomiasi Paulino e João Edmilson Fabrini (orgs). 1ª edição São Paulo: Expressão Popular: UNESP: Programa de Pós Graduação em geografia, 2008, p. 49-78. MARTINS, José de Souza. A produção capitalista de relações nãocapitalistas de produção. In: O Cativeiro da Terra, São Paulo: Liv. Editora: Ciências Humanas, 1979 p. 09 a 22. __________. A vida entre Parênteses: Migrações Internas no Mundo Contemporâneo, In A Sociedade vista do abismo. Petrópolis:Vozes, 2002, p 139-162. MOURA, Margarida Maria. Camponeses. 2ª Ed. série princípios, São Paulo, Ática, 1988. SHANIN, Teodor. Lições Camponesas. In: Campesinato e Territórios em Disputa. Eliane Tomiasi Paulino e João Edmilson Fabrini (orgs). 1ª edição São Paulo: Expressão Popular: UNESP: Programa de Pós Graduação em geografia, 2008, p. 23-47 STÉDILE, João Pedro (coord.) A Questão Agrária Hoje. 2ª ed. Porto Alegre-RS:Editora Universitária UFRGS, 1994. THOMAZ, Júnior A. Camponês, se Operário! Limites e Perspectivas para a Compreensão da Classe Trabalhadora no Brasil. In: Geografia e Trabalho no século XXI. Volume II, Presidente Prudente, 130- 167, 2006. VELTMEYER, Henry e PETRAS, James. Camponeses numa era de Globalização Neoliberal: América Latina em Movimento. In: Campesinato e Territórios em Disputa. São Paulo: Expressão Popular. UNESP: Programa de Pós Graduação em geografia, 2008, p. 79-117. Entrevista com Ariovaldo Umbelino pelo “O Correio da Cidadania”. http://terralivre.org/2012/01/entrevista-com-ariovaldo-umbelino-pelo-o-correio-da-cidadania/
PQRA0008 Metodologia Científica 20 h
Ementa:
Método científico. ABNT. Tipos de Pesquisas. Projeto de Pesquisa. Preparação de documentos técnico-científicos. Trabalhos acadêmicos.
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: Referências - elaboração. Rio de Janeiro, 2002. _______________. NBR 6028: Resumos - apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ______________. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. _______________. NBR 14 724: informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2002. GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo:Atlas, 2002. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
PQRA0001 METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO 40 h
Ementa:
O mito da neutralidade científica. O impacto do trabalho científico sobre a sociedade. O produtivismo científico. Educação popular. A extensão rural como ferramenta de emancipação. Metodologias participativas.
Bibliografia:
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. CHIZZOTTI A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Ed Vozes: 2006. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1988. __________________. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-lo melhor através da ação. In: C. R. Brandão (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. JAPIASSU, H. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975. MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. VERDEJO, M. E. Diagnostico Rural Participativo – DRP: Um guia prático. Secretaria da Agricultura Familiar – Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Brasília, 2006. WANDERLEY, M. N. B. A sociologia rural na América Latina: produção de conhecimento e compromisso com a sociedade. In: ALASRU, 2010. Disponível em: http://www.alasru.org/wp-content/uploads/2011/06/Nazareth-Wanderlei.pdf
PQRA0003 Política, legislação e Estado 40 h
Ementa:
Estado, ideologia e poder. Função social da propriedade. Raízes históricas da concentração da terra e a luta pela Reforma Agrária no Brasil. . A Reforma Agrária no contexto jurídico brasileiro. Políticas públicas. Direitos dos povos na determinação da soberania alimentar e cultural. Políticas públicas e legislação vigente no Brasil para produtos agroecológicos.
Bibliografia:
ARRUDA, H. P. Latifúndio, minifúndio, módulo rural, reforma agrária e colonização. Brasília: INCRA, 1976. BRASIL. Lei 12.188, de 11 de janeiro de 2010. Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. _________. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Brasília, Distrito Federal, 2012. COSTA, L. F. C. e SANTOS, R. Política e reforma agrária. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. 245p. DUSSEL, Enrique. Política de la Liberación: historia mundial y crítica. Madrid. Trotta, 2007. MARÉS, C. F. A Função Social da Terra. . Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2003,p. 113. MARTINS, J. de S. Os Camponeses e a Política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981. ______. O Poder do Atraso. São Paulo: Hucitec, 2ª Ed. 1999 STÉDILE, J. P.; GORGEN, F. S. A luta pela terra no Brasil. São Paulo: Scritta, 1993. STÉDILE, J. T. O MST e a questão agrária. Proposta, v. 71, p.69-94. 1997. PRADO Jr., C. A Questão Agrária no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 3ª Ed, 1981.
PQRA0006 Práticas agroecológicas 40 h
Ementa:
Fertilidade do solo e nutrição das espécies em sistemas de produção agroecológica. Sistemas Diversificados de produção. Reciclagem e produção de resíduos e materiais orgânicos para adubação e controle de doenças e pragas.
Bibliografia:
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases científicas para uma agricultura sustentável. Rio de Janeiro: Ed. Agropecuária, 2002. SILVEIRA, L. M.; PETERSEN, P.; SABOURIN, E. (Org.) Agricultura familiar e agroecologia no semi-árido: avanços a partir do Agreste da Paraíba. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2002. 355p.
PQRA0005 Saúde e segurança alimentar e nutricional no campo 20 h
Ementa:
Noções sobre a inter-relação entre saúde e ambiente, considerando: os conceitos de saúde e doença; a dinâmica do processo saúde-doença e seus determinantes; o perfil de morbimortalidade e o impacto das alterações ambientais e da produção de alimentos na saúde; a importância da vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental e conceitos de promoção de saúde. Conhecimentos sobre Segurança Alimentar e Nutricional,enfatizando questões como fome e pobreza; direito humano à alimentação adequada; cadeias agroalimentares e mercado de alimentos; aproveitamento dos alimentos e desperdício, conselhos de SAN e participação social, políticas e programas de segurança alimentar e nutricional.
Bibliografia:
ALBUQUERQUE, C.M.S.; OLIVEIRA C.P.F. Saúde e doença: significações e perspectivasm mudança. Revista do ISP. 2002. ALMEIDA FILHO, N; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde-doença: introdução à epidemiologia.3. ed. Rio de Janeiro: MedsiEd., 2002. p. 27-64. BRASIL. As Cartas da Promoção da Saúde /Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. ____________. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília:Congresso Nacional, 1988. _____________. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990: [Lei Orgânica da Saúde]. Dispõe sobre ascondições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e ofuncionamentodos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa doBrasil], Brasília, DF, p. 18.055, 20 set. 1990. ____________. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Lei nº 11.346, de 15 desetembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Publicado no Diário Oficial da União em 18 de setembo de 2006. BUSS, P. Promoção da saúde e qualidade de vida. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p.163-177, 2000. CASTRO, J.Geografia da Fome: o dilema brasileiro – pão ou aço. 5ª ed, Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2005, 318p. CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: Relatório Final, Declarações e Proposições. Brasília, DF. 2011. 139 páginas. FRANCO, L. J; PASSOS, A. D. C. Fundamentos de epidemiologia. Barueri: Manole, 2005. FREIRE, P. Educação e Mudança. 23 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1988. ______________. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Morais, 1980. RIGOTTO, R. (Org). Agrotóxicos, trabalho e Saúde: vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no Baixo Jaguaribe/CE. Fortaleza: Expressão Popular Ed., 2011, 612p. ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e saúde. Rio de Janeiro: Medsi, 1999. SCHNEIDER, O.F. Segurança alimentar e nutricional. Tecendo a rede de saberes. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012. SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. Physis [online].2007, vol.17, n.1, pp. 29-41.ISSN 0103-7331. SMITH, J.M. Roleta Genética: riscos documentados dos alimentos transgênicos sobre a saúde. São Paulo: João de Barro Editora, 2009.
PQRA0010 TEMPO COMUNIDADE 180 h
Ementa:
Estágio de vivência supervisionado em áreas da reforma agrária
Bibliografia:
Bibliografia sugerida nas disciplinas anteriores

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