Formulário de Pesquisa
QUESTIONÁRIO EPISTEMOLÓGICO PARA EDUCADORES DE INFÂNCIA
(Adaptado por Paula Raupp (2016) com referência em (Gonçalves, 2002 e Azevedo, 2013)


Este instrumento foi idealizado com a finalidade de oportunizar a reflexão sobre as concepções pessoais acerda das aprendizagens e das dificuldades de aprendizagens na educação de infância. Desta forma, tem como objetivo, a expressão de sua compreensão pessoal, no qual não há respostas certas ou erradas. A importância de sua participação é fundamental, não somente para ajudar na análise das afirmativas em questão, mas também para possibilitar uma atitude construtiva da qualidade na educação infantil. Portanto, cordialmente, responda com franqueza todas as afirmativas, pois a pesquisa depende de sua colaboração para que se conclua com sucesso, sem haver nenhum ônus financeiro ou comprometimento institucional. Todas as respostas será de caráter confidencial, restritas somente ao pesquisador e orientador do projeto. Não há necessidade de identificação, no entanto todos os itens devem ser respondidos. O tempo dispreendido, será de no máximo 20 minutos. Agradecemos a sua participação colaborativa, em prol do sucesso da educação de Infância.
Atenciosamente, Ana Paula Raupp Pereira, mestranda em Educação Especial com Especialidade em Dificuldades de Aprendizagem Específica – Universidade do Minho (Portugal). Orientadora Professora Doutora Ana Paula Loução Martins.
Este (*) significa que é obrigatório a resposta.

I. Dados Pessoais
Esta primeira abordagem, tem como objetivo fazer sua caracterização pessoal e profissional. Responda cada questão escolhendo apenas uma das alternativas apresentadas.
Sexo
Idade
Atuação Profissional
Escolaridade
Tempo de Atuação Profissional
II Concepções sobre Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
Esta segunda abordagem tem como objetivo que você expresse o que pensa sobre o tema acima indicado. O critério de resposta está em você marcar uma das alternativas indicadas na tabela referente às afirmativas: 1 – discorda totalmente; 2 – discorda parcialmente; 3 – não concorda e nem discorda; 4 – concorda parcialmente; 5 – concorda totalmente
1. Algumas pessoas nascem inteligentes e aprendem muito, outras vão ter capacidade limitada para aprender.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
2. A aprendizagem é um processo lento de construção do conhecimento
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
3. A capacidade de aprender se desenvolve de maneira diferente em cada pessoa.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
4. A sobrecarga de trabalho do(as) professores(as) dificulta o planejamento e o preparo das aulas, o que reflete nos resultados apresentados pelos alunos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
5. Alguns alunos nunca sentem dificuldades de aprendizagem.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
6. Alunos com problemas de aprendizagem devem tomar medicamentos para que consigam aprender como os demais alunos, inclusive na educação de infância.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
7. Quando a família falha, a escola deve exercer o seu papel.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
8. Alunos de turmas indisciplinadas aprendem menos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
9. Alunos inteligentes, não precisam estudar muito para obter bons resultados.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
10. Alunos que questionam o que os professores dizem, são tidos como audaciosos e desrespeitosos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
11. Aprender com compreensão é um processo pessoal, que acontece dependendo do desenvolvimento cognitivo de cada um.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
12. As avaliações dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem devem ser mais fáceis do que as dos demais alunos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
13. As pessoas sabem que aprenderam, quando não esquecem mais de um determinado conteúdo.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
14. É errando que se aprende.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
15. Ensinar, é uma tarefa difícil que requer preparação adequada.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
16. As dificuldades de aprendizagem, nos impedem de ter sucesso.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
17. Escola mal equipada, compromete a aprendizagem dos alunos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
18. Fazer e refazer exercícios é a melhor maneira de aprender.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
19. Não se deve esperar que os pais ensinem seus filhos, pois isto é papel da escola e do professor.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
20. O aluno muitas vezes não aprende porque é preguiçoso.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
21. As dificuldades de aprendizagem dos alunos, estão relacionadas aos conteúdos curriculares, que são inadequados as suas necessidades.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
22. O aluno não aprende porque os pais não o acompanham.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
23. O conhecimento científico é muito útil para trabalhar em laboratório, para pesquisar e para inventar coisas novas, mas não serve praticamente para nada na vida cotidiana.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
24. As dificuldades de aprendizagem, só existem na cabeça das pessoas.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
25. Quando a família da criança é desestruturada ela não aprende.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
26. O conhecimento científico sempre trás consigo, uma melhora de vida para as pessoas.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
27. O professor deve elogiar sempre que o aluno fala coisas interessantes ou corretas, isto o motiva a aprender mais.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
28. O professor deve levar em consideração ao planejar as aulas, os assuntos que são de interesse do aluno, mas deve cuidar para que estes façam parte dos conteúdos programáticos do ano letivo em que o aluno se encontra.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
29. O professor é fonte de conhecimento, por isto cabe a ele transmitir conteúdos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
30. Os alunos não aprendem, porque o método de ensino adotado pela escola não é praticado por todos os professores, não havendo unidade na ação educativa.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
31. Os melhores professores, são aqueles que organizam muito bem as suas aulas e que respeitam seus planos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
32. Os primeiros a detectarem que uma criança tem dificuldades de aprendizagem, são os pais e os professores, e isto é notado por causa de seu comportamento desorganizado e/ou pertubador em sala de aula.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
33. Quando os professores realizam atividades que desafiam a mente para a resolução de problemas, fica mais fácil absorver novos conhecimentos, porque a mente fica mais afiada, mais propensa ao trabalho e a informação mais clara.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
34. Para ter sucesso nos estudos é necessário alguma capacidade de trabalho dirigido e eficaz.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
35. Quando a família ajuda os alunos nas tarefas escolares , ele se sai melhor nas avaliações.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
36. Quando o aluno se prejudica nas avaliações, embora seja esforçado, deve ser encaminhado para o psicólogo ou psicopedagogo afim de receber ajuda.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
37. Quando o aluno tem aulas motivadas com experiências contextuais, aprende melhor o conteúdo.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
38. Quando o livro didático é ruim, prejudica aprendizagem do aluno.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
39. Quando o professor é simpático, os alunos aprendem mais.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
40. Se o professor dá uma boa aula, todos os alunos aprendem.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
41. Um dos grandes problemas que tem prejudicado a aprendizagem dos alunos é o TDAH – Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
42. Um bom professor indica ao aluno a maneira correta de resolver os problemas.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
43. Para os pais é difícil aceitar quando os filhos apresentam dificuldades de aprendizagem, quando comparados a eles que foram bons alunos na escola.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
44. Quando o professor não cumpre o conteúdo curricular, prejudica a aprendizagem dos alunos.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
45. Alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, serão ruins ou medianos a vida inteira.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
46. Quando o aluno é inteligente, mas não consegue aprender, a responsabilidade na maioria das vezes está na metodologia que o professor utiliza.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
47. A aprendizagem, se dá, quando o aluno compreende os conteúdos rapidamente.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
48. Quanto mais perguntas o aluno faz, mas ele demostra que não aprendeu, ou não está prestando atenção a aula.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
49. A escola oferece pouca oportunidade de desenvolver competências cognitivas nas crianças.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
50. A capacidade de aprendizagem, já nasce com cada um de nós.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
51. A memorização, indica que o aluno é inteligente.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
52. A sabedoria está na capacidade de resolução de problemas.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
53. Se não houver aprendizagem em certo tempo específico, o aluno não terá muitas chances para a aprendizagem.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
54. As dificuldades é um processo natural da aprendizagem.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
55. Para desenvolver a aprendizagem, o aluno necessita de tarefas pouco exigentes.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
56. A função das atividades escolares é medir o conhecimento e atribuir notas.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
57. Aprender, é adquirir conhecimentos ao longo da vida, através das experiências.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
58. Existem teorias que desenvolve metodologias, que ajudam a aumentar o desempenho do nosso cérebro para a aprendizagem.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
59. O papel do professor é estimular o aluno a sempre dar respostas corretas e assim evitar o erro.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
60. Quando o aluno fala ou escreve errado, o professor deve logo corrigi-lo.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
61. Cada aluno deve saber lidar com suas dificuldades de aprendizagem
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
62. A escola é responsável por desenvolver muitas dificuldades de aprendizagem.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
63. Não cabe a escola, procurar solucionar as dificuldades na aprendizagem de seus alunos, através de metodologias adequadas.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
64. A prevenção as dificuldades de aprendizagem, só é possível, quando o aluno frequenta uma boa educação de infância.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
65. As crianças que frequentam a educação de infância devem ser logo encaminhadas para um especialista, caso apresentem dificuldades de aprendizagem.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
66. Uma das funções da educação de infância é ensinar o aluno à pensar a pensar e à aprender a aprender.
Discordo Totalmente
Concordo Totalmente
Enviar
Este conteúdo não foi criado nem aprovado pelo Google. Denunciar abuso - Termos de Serviço - Termos Adicionais
Formulários Google