CRISTIANE ALCANTARA DE JESUS SANTOS, ET AL. 0 TURISMO DE ARACAJU/SE EM TEMPOS DE COVID-19: AMEACAS...
Dossie Tematico
0 turismo de Aracaju/SE em tempos de COVID-19: ameacas e tendencias
Tourism in Aracaju/SE in times of COVID-19: threats and trends
El turismo de Aracaju/SE en tiempos del COVID-19: amenazas y tendencias
Cristiane Alca'ntara de Jesus Santos
DOI: https://doi.org/10.18472/cvt.21n3.2021.1983
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
Redalyc: https://www.redalyc.org/articulo.oa?
cristie09@uol.com.br
id=115469516007
Antonio Carlos Campos
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
antonio68@gmail.com
Larissa Prado Rodrigues
Universidade de Sao Paulo (USP, Brasil
larissa4912@hotmail.com
RecepciOn: 02 Agosto 2021
AprobaciOn: 05 Noviembre 2021
RESUMO:
Este artigo parte do pressuposto de que o turismo internacional enfrenta uma crise profunda em decorrencia da pandemia da
COVID-19 que ensejou a paralisia do setor, acarretando prejuizos trilionarios. No entanto, seus efeitos se dio desigualmente no
espaco-tempo, o que demanda estudos localizados para decifrar as especificidades de seus impactos no turismo de diferentes lugares.
Diante disso, este estudo tern como objetivo analisar as implicacoes no turismo, especificamente, nos servicos turisticos da cidade de
Aracaju/SE, a partir das medidas restritivas instituidas com a pandemia. Os procedimentos metodolOgicos adotados nesta pesquisa
exploratOria foram o levantamento bibliografico, a pesquisa documental, bem como entrevistas corn agentes publicos e aplicacao
de formularios corn residentes da cidade, corn uma abordagem de analise quanti-qualitativa. Os resultados apontam novos desafios
postos para o destino no que tange a retomada e atracao de fluxos de turistas. Nesse sentido, torna-se urgente a elaboracdo de
propostas criativas e protocolos ajustados no cenario mundial para a reativacao das atividades do setor.
PALAVRAS-CHAVE: Turismo, Pandemia, Aracaju.
ABSTRACT:
This article assumes that international tourism is facing a deep crisis as a result of the COVID-19 pandemic that brought about
the paralysis of the sector, resulting in trillions of losses. However, its effects occur unevenly in space-time, which requires
localized studies to decipher the specificities of its impacts on tourism in different places. Therefore, this study aims to analyze the
implications on tourism, specifically, on tourism services in the city of Aracaju/SE, from the restrictive measures instituted with
the pandemic. The methodological procedures adopted in this exploratory research were the bibliographic survey, the documental
research, as well as interviews with public agents and application of forms with city residents, with a quantitative-qualitative
analysis approach. The results point to new challenges for the destination with regard to the resumption and attraction of tourist
f
l
ows. In this sense, it is urgent to prepare creative proposals and protocols adjusted in the world scenario for the reactivation of
the sector's activities.
KEYWORDS: Tourism, Pandemic, Aracaju.
RESUMEN:
Este articulo asume que el turismo internacional se enfrenta a una profunda crisis producto de la pandemia COVID-19 que
provocO la paralizaciOn del sector, resultando en billones de perdidas. Sin embargo, sus efectos ocurren de manera desigual en
el espacio-tiempo, lo que requiere de estudios localizados para descifrar las especificidades de sus impactos sobre el turismo en
diferentes lugares. Por tanto, este estudio tiene como objetivo analizar las implicaciones sobre el turismo, especificamente, sobre
los servicios turisticos de la ciudad de Aracaju/SE, desde las medidas restrictivas instituidas con la pandemia. Los procedimientos
metodolOgicos adoptados en esta investigaciOn exploratoria han sido la revision bibliografica, la investigaciOn documental, asi como
entrevistas a los agentes publicos y aplicaciOn de formularios con vecinos de la ciudad, con un enfoque de analysis cuantitativo-
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CADERNO VIRTUAL DE TURISMO, 2021, VOL. 21, NUM. 3, ISSN: 1677-6976
cualitativo. Los resultados apuntan a nuevos retos para el destino en cuanto a la reanudacion y atraccion de flujos turisticos. En
este sentido, es urgente elaborar propuestas creativas y protocolos ajustados en el escenario mundial para la reactivacion de las
actividades del sector.
PALABRAS CLAVE: Turismo, Pandemia, Aracaju.
INTRODUc AO
A virada do seculo XXI acompanhou uma serie de riscos e instabilidades que afetaram todas as atividades
economicas em nivel global, incluindo-se o turismo. Tais instabilidades ocorreram e ocorrem em varios
ambitos, a exemplo dos conflitos sociais; conflitos armados; instabilidades political; crises economicas;
desastres e catastrofes naturais; ataques terroristas; riscos culturais, doencas e epidemias/pandemias, entre
outros. Os ataques terroristas em Nova Iorque (2001), Paris (2015) e Barcelona (2017); a pandemia de
H1N1 (2009), a "Primavera Arabe" (2010) e os conflitos sociais na Turquia (2016) sao exemplos de eventos
que geraram instabilidades economicas e sociais que afetaram as viagens turisticas (Pieri & Panosso Netto,
2015; UNWTO, 2017).
E, certo que todos os deslocamentos envolvem riscos percebidos e/ou reais, sendo o primeiro relacionado
aos eventos que ocorrem pre-viagem, durante ou p6s-viagem e o segundo em tempo real. No entanto, a
chegada do novo seculo tambem acarretou transformacoes no comportamento dos turistas, uma vez que o
consumo de experiencias associado ao reequilibrio, a consciencia e a preocupacao ambiental, a valorizacao da
seguranca do destino e ao use das tecnologias de informacao e comunicacao (mobile-first, cachless payments,
traducoes em tempo real, QR Code nos atrativos e servicos, etc.) sao algumas das tendencias que marcam o
turismo e o consumidor turistico na atualidade (Trigo & Mazaro, 2012).
Neste cenario de riscos e instabilidades, mais recentemente, o virus SARS—CoV-2, tambem conhecido
como COVID-19, tal qual outros virus que geraram pandemias anteriores, a exemplo da gripe espanhola
de 1918-19 que se estima ter ceifado cerca de 1% a 3% da populacao mundial (Filho, 2020), trouxe a tona
uma serie de aspectos que merecem atencao nos ambitos sociais, economicos, culturais e comportamentais,
uma vez que apresenta alto indice de transmissibilidade e mortalidade. Evidentemente, a disseminacao
rapida da COVID-19 — tendo no turismo internacional um vetor de suma importancia para a propagacao
mundial da doenca — gerou diversos impactos diretos na pratica turistica que se somam aos fatores de
mudancas comportamentais emergidos no comeco do seculo, ocasionando novos e profundos desafios para
o planejamento turistico local no que tange a reformulacao da prestacao de servicos.
Em fevereiro de 2020, a Organizacao Mundial da Saude (OMS) declarou estado de emergencia de satide
publica de interesse internacional em relacao ao virus, o que ocasionou a situacao de alerta global, a fim de
se entender e, sobretudo, definir estrategias e alternativas que minimizassem o processo de disseminacao
viral que se alastrava por todo o mundo. Em 11 de marco de 2020, o diretor-geral da OMS declarou que o
SARS—CoV-2, devido a sua disseminacao geografica rapida, tratava-se de uma pandemia (UNASUS, 2020),
fato que desencadeou diferentes medidas sanitarias, inclusive corn alteracao da dinamica dos deslocamentos
domesticos e internacionais.
A partir das recomendacoes da OMS, urn novo cenario turistico mundial comecou a ser desenhado. Nos
primeiros meses da pandemia, a Organizacao Mundial do Turismo (OMT) apontou que 83% dos destinos
na Europa fecharam por completo as fronteiras [aerea e terrestre] ao turismo internacional. Nas Americas, o
percentual foi de 80%, na Asia e Pacifico de 70%, no Oriente Medio cerca de 62% e no continente africano
foi de 57% (UNWTO, 2020a). Alem disso, nesse mesmo periodo, os principais destinos mundiais receptores
de turistas internacionais foram os mais afetados na primeira onda da COVID-19 e, alp& as flexibilizacoes
impostas pelos governos no verso do hemisferio norte do mesmo ano, estes voltaram a ser os mais afetados
na segunda onda, a exemplo da Franca e da Espanha.
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No Brasil, mesmo apos a OMS decretar o estado pandemico, acompanhamos certa debilidade no processo
de tomada de decisao. 0 governo decretou medidas restritivas em 20 de marco e no dia anterior publicou a
Portaria da Casa Civil no. 126, de 19 de marco de 2020, que dispoe sobre a restricao excepcional e temporaria
de entrada no pais de estrangeiros oriundos da China, dos paises membros da Uniao Europeia, Islandia,
Noruega, Suica, Reino Unido da Gra-Bretanha, Irlanda do Norte, Australia, Japao, Malasia e Coreia (Brasil,
2020a).
As Unidades da Federacao passaram a estabelecer medidas restritivas e decretos sanitarios de acordo coin
a magnitude de cada caso. 0 Distrito Federal, no mesmo dia que a OMS anunciou o estado pande'mico,
suspendeu as aulas em todos os niveis e os eventos coin public° superior a 100 pessoas por 5 dias (Massalli,
2020). Ja. Sao Paulo, urn dos principais portoes de entrada de turistas do pais, comecou a adotar as primeiras
restricoes no dia 13 de marco de 2020. Ambas as localidades se anteciparam as medidas que seriam adotadas
posteriormente pelo governo federal.
No caso do Estado de Sergipe, do qual a cidade de Aracaju (nosso objeto de estudo) e a capital, o primeiro
decreto — Decreto n°. 40560 — foi aprovado em 16 de marco e publicado no dia 17 de marco de 2020
no Diario Oficial do Estado (DOE) (Sergipe, 2020). Essa normativa dispoe sobre a decretacao de situacao
de emergencia na saude publica do Estado de Sergipe, em razao da disseminacao do virus SARS-CoV-2 e
regulamenta as medidas para enfrentamento da crise de saude ptablica de importancia internacional. Tais
medidas visaram a suspensao de eventos coin mais de 50 pessoas; atividades coletivas em teatros e cinemas;
visitacao aos presidios e centros de detencao; e, atividades educacionais em todos os niveis por 15 dias.
Essas foram acoes iniciais adotadas por algumas das Unidades da Federacao, mas evidenciamos que em
todo o territorio nacional ate os dias atuais foram sancionadas apenas medidas especificas, devido a ausencia
de urn controle efetivo da disseminacao e mortalidade da doenca, mesmo coin urn piano nacional de
imunizacao contra o virus SARS-Cov-2. Embora algumas deliberacoes sejam mais restritivas e outras baseadas
em flexibilizacoes de alguns setores, medidas mais firmes no combate a pandemia se fazem extremamente
necessarias para tentar reduzir o numero de casos e vitimas.
A evolucao da propagacao do virus e da crise sanitaria gerou uma serie de incertezas que afetaram
profundamente o setor de turismo devido as medidas restritivas, bem como gerou impacto psicossocial
ocasionado pelo isolamento e pelas demandas por cuidados sanitarios, como o use de mascaras. No entanto,
esse cenario "oferece uma oportunidade singular para a reflexao e reorganizacao corn a finalidade de crescer
novamente e crescer de uma forma que seja melhor para o planeta e para as pessoas" (OMT, 2020, p. 6,
traducao nossa). Com isso, este artigo parte da hipOtese de que intameras transformacoes foram produzidas
nos servicos turisticos a partir da pandemia da COVID- 19 que se iniciou no ano de 2020, iluminando novos
e complexos desafios para o planejamento turistico.
Neste sentido, o estudo tern como objetivo analisar as implicacoes no turismo, especificamente, nos
servicos turisticos da cidade de Aracaju/SE, a partir das medidas restritivas instituidas corn a pandemia.
Torna-se relevante salientar que esta investigacao corn o recorte espacial no contexto aracajuano faz parte
dos estudos do Grupo de Pesquisa "Turismo em Tempos de Pandemia: Uma Abordagem Multi e Trans-
Escalar"[11 que tern como objetivo identificar e analisar os impactos da pandemia no Brasil e Argentina, na
America do Sul; Portugal, no continente europeu e Mocambique, na Africa.
PROCEDIMENTOS METODOIAGICOS
A pesquisa e de natureza exploratOria, corn uma abordagem quanti-qualitativa. Como procedimento
metodolOgico, primeiramente, foi realizado urn levantamento bibliografico para subsidiar e fundamentar a
angise dos resultados. Posteriormente, foi executada uma pesquisa documental para identificar e analisar os
decretos e portarias dos governos federal e estadual, bem como da prefeitura municipal de Aracaju, a fim
de acompanhar as acaes e medidas restritivas adotadas a partir da declaracio da pandemia. Para angise da
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variacao de empregabilidade nas atividades caracteristicas do turismo (ACT's) foram utilizados dados do
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministerio da Economia.
Ademais, foram realizadas entrevistas corn representantes do Orgao municipal de turismo e do sindicato de
guias de turismo e aplicados 317 formularios corn residentes em Aracaju atraves da ferramenta Google Forms,
no periodo de marco a maio de 2021, visando captar os impactos gerados, estrategias em curso e tendencias
do turismo.
BREVE CENARIO DO TURISMO DE ARACAJU PRE-COVID
A cidade de Aracaju, com uma area de 181 km2 e uma estimativa de 664.908 habitantes (IBGE, 2020a),
configura-se como o principal centro urbano do estado de Sergipe, destacando-se por suas funcoes politico-
administrativas, comerciais, industriais e de prestacao de servicos (Santos, 2017).
Entendendo a lOgica do capital e da competitividade a partir da producao de centralidades, a rede hoteleira,
as agencias de viagens, assim como os principais estabelecimentos de alimentos e bebidas (A&B) e demais
equipamentos de apoio ao turista, se fixaram nas capitais visando a aproveitar as vantagens economicas
atraves do incremento de novos fluxos de pessoas dos Ultimos anos pre-pandemia (Silva & Santos, 2015). Em
Aracaju, essa realidade nao difere, tendo em vista que se trata da cidade sergipana corn maior infraestrutura
turistica, o que faz com que muitas das awes vinculadas as politicas pUblicas de turismo que sao desenvolvidas
em ambito estadual, sejam destinadas a esta cidade em detrimento de outras que tambem compoem o mapa do
turismo brasileiro. Nao obstante, Silva e Santos (2015, p. 194), ao discutirem o turismo em Aracaju, afirmam
que, de fato, essa cidade "acompanhou as oportunidades e incentivos do Governo Federal ao setor turistico,
adequando e reestruturando seus espacos urbanos atraves de politicas de desenvolvimento do turismo em
Sergipe".
A cidade de Aracaju integra o Polo Costa dos Coqueirais, considerado prioritario pelo governo estadual,
uma vez que, alem da capital, tambem estao inseridos os municipios localizados na faixa litoranea do estado.
No entanto, apesar do polo integrar 13 (treze) municipios, estudos de consultorias contratadas pelo prOprio
Estado (Sergipe, 2013), bem como Santos (2017), comprovam que ha uma centralidade em Aracaju, se
tornando imprescindiveis awes mais eficazes no estabelecimento de novos modelos de desenvolvimento do
turismo que visem promover alternativas para o use racional do espaco e dos recursos turisticos do polo, assim
como elaborar novos produtos turisticos competitivos.
De acordo coin as indicacoes presentes no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentavel
do Polo Costa dos Coqueirais - PDITS (Sergipe, 2013), a importante estabelecer metas para aumentar a
atracao de turistas a partir dos produtos ou atrativos turisticos comercializados em todos os municipios do
Polo, a fim de ocasionar uma ruptura na concentracao dos servicos na cidade de Aracaju.
No entanto, vale ressaltar que a partir da Categorizacao dos Municipios instituida pelo Ministerio do
Turismo por meio da Portaria no. 144, de 27 de agosto de 2015, dentro da realidade sergipana, Aracaju
o unico municipio presente na Categoria A, o que faz corn que ele receba uma atencao especial no que
tange aos investimentos turisticos, em detrimento dos demais. De acordo corn o MTur (Brasil, 2016), essa
categorizacao tern como objetivo auxiliar no processo de tomada de decisoes estrategicas da gestic) ptiblica,
elaboracao e implementacao de politicas especificas para cada categoria de municipios.
Apesar da preponderancia de Aracaju no contexto do turismo sergipano, percebe-se a premencia de quebra
desse status quo, uma vez que as velhas praticas de associacao da atividade turistica somente ao segmento de
sol e praia nao tern permitido a diversificacao da oferta turistica local e, consequentemente, nao contribui
para o aumento do tempo de permanencia do turista na referida cidade. De acordo corn os dados fornecidos
pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ), a receita municipal do Turismo (ISS do setor)E21no anode
2019 — antes da pandemia — totalizou R$5.071.872,11, o que corresponde a apenas 1,76% do total da receita
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municipal dos servicos. Porem, torna-se importante salientar que o servico de hotelaria foi responsive' por
uma arrecadacio de R$ 4.251.885,45, ou seja, 83,8% entre as atividades caracteristicas do turismo.
Assim sendo, percebe-se que o cenirio do turismo de Aracaju antes da pandemia da COVID-19 ji merecia
uma atencao especial, tendo em vista as mudancas no processo de segmentacio e espaciali7acio do consumo
turistico. A partir da pandemia, as discussoes e preocupacoes sobre como retomar as atividades do setor de
servicos do turismo e ampliacio das viagens se tornam urgentes, uma vez que o fechamento das atividades
turisticas e a diminuicio dos deslocamentos incidiram principalmente nas maiores perdas do volume de
empregos diretos e indiretos do periodo (IB GE, 2020b).
Destarte, Aracaju esta localizada entre dois destinos consolidados da regiao Nordeste do Brasil, Salvador
e Macei6, o que carece de definicio de estrategias e awes que possam contribuir no posicionamento
competitivo da cidade no mercado turistico brasileiro, principalmente no momento de retomada das
atividades.
Nesse sentido, diante do impacto no setor de turismo que a pandemia da COVID-19 anunciou, ao
analisar o destino Aracaju, faz-se mister apontar suas principais caracteristicas e debilidades em termos
de planejamento turistico anterior a este grande evento de proporcoes globais. Para que a analise pen-
pandemia seja realizada de forma situada na realidade local, os fatores histOricos sao relevantes, ji que
podem influir significativamente no processo tornando a atividade mais vulnerivel frente a outros destinos
concorrentes. Assim, consideramos que, embora os impactos no turismo sejam evidentes e inquestioniveis,
estes se realizario de forma distinta entre paises, regioes e lugares, o que demanda uma anilise multiescalar
(Cruz, 2020a).
Com isso, objetiva-se que as questOes que entravam o turismo de Aracaju, ainda nao superadas, possam
ser encaradas com os novos obsticulos emergidos em um contexto generalizado de crise no setor, provocado
pela paralisia e reducio das viagens durante o periodo pandemic° que afetou todos os destinos turisticos. Isto
posto, os novos desafios de Aracaju se colocam com caracteristicas peculiares dado o cenirio turistico anterior
que se apresenta problematic° e que devem ser evidenciadas por meio de estudos na relacio totalidade-lugar.
ANALISE DOS SERVIcOS TURISTICOS DE ARACAJU NO MOMENTO PANDEMICO
Em decorrencia da pandemia a redundante afirmar que hi uma crise no turismo mundial a partir do
cancelamento dos voos, fechamento de fronteiras, estabelecimentos, equipamentos e atrativos turisticos. De
acordo com a OMT (2020), nos primeiros 10 meses do ano de 2020, as viagens internacionais apresentaram
uma queda de 72%, uma vez que os destinos receberam 900 milhoes a menos de turistas comparando com o
mesmo periodo do ano anterior. A Asia e o Pacifico registraram uma reducio de 82%; Oriente Medi° de 73%;
Africa de 69%; Europa e America de 68%. Isso resultou numa perda de 935 milhoes de Mares provenientes
do turismo internacional.
Ji para o inicio do ano de 2021, o barometro da OMT aponta que durante os cinco primeiros meses,
os destinos apresentaram uma reducio de 147 milhoes em chegadas internacionais, comparado ao mesmo
periodo de 2020. Contudo, ao analisarmos em relacio ao ano de 2019, a reducio e de 460 milhoes.
No Brasil, apesar do governo federal nao ter adotado medidas para fechamento de fronteiras e de proibicio
de chegada de voos internacionais, as prOprias empresas aereas foram responsiveis pela reducio dos voos. De
acordo com o relatOrio de impacto da pandemia da COVID-19 nos setores de turismo e cultura no Brasil
(Brasil, 2020b, p. 20-21),
os voos internacionais regulares, que os aeroportos brasileiros recebem, foram mais impactados que os domesticos,
apresentando queda de
61% nos desembarques, de 54% na quantidade de voos e de 58% na oferta de assentos
comercializados, de janeiro a julho 2020 comparado ao mesmo periodo do ano anterior. Alem disso, a taxa de ocupacao
media nas aeronaves chegou a 20,5% em maio de 2020.
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A regiao Nordeste apresentou uma queda de 51,8%, o que refletiu nos dados de desembarque no aeroporto
de Aracaju. De acordo corn a entrevista realizada corn o responsavel pela Secretaria Municipal de Industria,
Comercio e Turismo (SEMICT), "para o monitoramento do fluxo turistico de Aracaju, a SEMICT utiliza
como dados a movimentacao de passageiros no Aeroporto Santa Maria". Assim sendo, a partir dos dados
da Agencia Nacional de Aviacao Civil (ANAC) e da AENABRASIL (administradora do Aeroporto Santa
Maria), comparando-se os anos de 2019 e 2020 observa-se uma reducao de 50,29% no volume total de
passageiros, principalmente entre os meses de abril e agosto de 2020, periodo que corresponde a primeira
onda de contaminacoes e ao apice da media de mortes diarias pela COVID-19 (Grafico 1).
GRAFICO 1
Aeroporto Santa Maria — Aracaju: Variacao de movimentacao de passageiros - 2019/2020
Brasil, Agencia Nacional de Aviacio Civil, 2021a.
A reducao nos aeroportos, assim como os fluxos rodoviarios de Onibus de passageiros, que tambem sofreu
uma reducao de 77,1%, passando de 336.524 passageiros, em 2019, para apenas 77.399, em 2020 (Brasil,
2021b), deve-se invariavelmente as medidas restritivas impostas pelos governor estaduais e ao receio de
contaminacao durante o deslocamento no sistema de transporte.
E importante ressaltar que os dois primeiros meses do ano de 2020 apresentaram uma variacao baixa, tendo
em vista que as medidas restritivas no pais comecaram a ser adotadas no mes de marco. Por outro lado, o mes
de abril apresentou a maior queda comparativa nas atividades produtivas, impactando diretamente o setor
de turismo de Aracaju. As medidas foram acentuadas a partir do Decreto n°. 40.588 de 27 de abril de 2020,
que aplicou o Distanciamento Social Seletivo (DSS), fechando outros setores de atividades comerciais e de
servicos, como a proibicao de entrada de novos hospedes nos meios de hospedagem; restricao temporaria de
funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes que passaram a funcionar somente nos sistemas delivery
e/ou take away. Corn isso, a arrecadacao municipal oriunda do setor de turismo no ano de 2020 teve uma
queda de 51,57% comparada ao ano de 2019 (Aracaju, 2021).
Se analisarmos por setor de atividade, verifica-se que a arrecadacao municipal teve uma variacao de
-48,42%, sendo que as maiores perdas foram relacionadas ao cancelamento dos servicos de shows e eventos
corn -68,20% (Tabela 1).
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TABELA 1
Aracaju — Variacao da arrecadacao por setor de atividade 2019 - 2020
Arrecadacao por setor
Setor de Atividade
Variacao
2019
2020
Variacao
Servicos de
4.251.885,45
2.331.736,60
-1.920.148,85
-45,16%
Hotelaria
Servicos de Agencia
471.713,15
162.058,55
-309.654,60
-65, 64%
de Turismo
Servicos Shows e
202.703,01
64.450,14
-138.252,87
-68,20%
Eventos
Servicos de
Producao de Shows
101.362,38
36.742,51
-64.619,87
-63,75%
e Espetaculos
Servicos de
Exposicao, Feiras,
44.208,12
21.014,91
-23.193,21
-52, 46%
Congressos
Total
5.071.872,11
2.616.002,71
-2.455.869,40
-48,42%
Aracaju, Secretaria Municipal da Fazenda, 2021.
No municipio de Aracaju, o segmento de servicos foi aquele que apresentou o pior saldo no acumulado
do ano de 2020, corn -2.332 postos de trabalho (Grafico 2). Neste aspecto, e possivel observar que, apesar
da tendencia de saldos negativos entre os meses de marco e setembro, a partir de outubro o saldo apresentou
relativa melhora, decorrente da retomada de algumas atividades economicas e da flexibilizacao das medidas
de isolamento social no estado de Sergipe.
1500
1000
0
388
405
500
288
ac
Lk,
0
0
0
Ian
Fey Mar Abr Mai
lun
Jul
Ago Set Out Nov Del.
-500
-244
-169
c.
-397
-555
"6-1000
-870
r
i2
-980
-1500
1662
-2000
GRAFICO 2
Aracaju — Variacao mensal de emprego formal no setor de Servicos, 2020
Brasil, Ministerio da Economia, Caged, 2020c.
Apesar de nap termos acesso aos dados da contribuicao do setor de A&B na arrecadacio municipal por
tipologia de atividade, a partir das analises dos dados do Caged, observa-se que este setor e os meios de
hospedagem foram os mais afetados no que diz respeito as variaveis admissao e desligamento, comparando-se
os anos de 2019 (pre-pandemia) e 2020. Enquanto no setor de A&B, o balanco entre admissoes e demissoes
no periodo conta corn urn saldo negativo de 727 postos de trabalho, na hotelaria o saldo foi de -322 empregos
formais (Grafico 3).
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ycjIrg
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CADERNO VIRTUAL DE TURISMO, 2021, VOL. 21, NUM. 3, ISSN: 1677-6976
GRAFICO 3
Aracaju — Variacao mensal de emprego formal no setor de Restaurantes
e outros estabelecimentos de servicos de alimentacao e bebidas, 2020
Brasil, Ministerio da Economia, Caged, 2020c
De acordo com a Associacao Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), a partir de sua pesquisa
realizada em marco de 2021 sobre o impacto das medidas restritivas nos bares, restaurantes e similares,
As restricoes impostas trazem um impacto enorme na viabilidade do segmento de bares, restaurantes e similares. Indicando
que 61% dos empresarios estao buscando manter em funcionamento, mas nao possuem condicoes. Sendo que 6,8% ji
fecharam ou ja decidiram por fechar, e 10,2% nao possuem condicoes sequer de arcar corn os custos do fechamento (Abrasel,
2021, s/p).
As pressoes por abertura dos diversos setores da economia aracajuana ocorreram em meio aos processos
de restricao da mobilidade urbana, que definiu horarios de funcionamento com toque de recolher a partir
das 22 horas, alem de diversas suspensoes e fechamentos parciais das areas comerciais, estabelecimentos
religiosos e outros tipos de atividades que gerassem aglomeracoes (Decreto n°. 6.111, de 16 de abril de 2020,
e subsequentes). Mesmo sem a adocao de lockdown, entre marco de 2020 e fevereiro de 2021, o faturamento
do setor de A&B apresentou os piores indices. Segundo a pesquisa da Abrasel/SE, 81,4% dos empresarios do
setor nao conseguiram manter folha de pagamento em dia, 86,4%, nao cumpriram pagamento de tributos
federais e estaduais, enquanto 79,7% nao conseguiram arcar com os tributos municipais (Abrasel, 2021).
Por outro lado, as empresas de organizacao de eventos, agencias de viagens e de locacao de veiculos, que
tambem sao importantes empregadores na cidade de Aracaju, apresentaram perdas de postos de empregos na
ordem de 414,0%, 133,3% e 66,7% respectivamente (Brasil, 2020c). Dentre estas, as empresas de organizacao
de eventos foram as que apresentaram as maiores perdas, tendo em vista que as medidas de isolamento social
e as proibicaes de qualquer tipo de evento impossibilitaram a retomada do setor. As agencias de viagens e
de locacao de veiculos apresentaram percentuais menores, uma vez que as atividades atreladas a ester setores
nao foram cessadas por completo, mesmo considerando o momento adverso. Tal fato pode ser comprovado
a partir da analise das respostas ao formulario aplicado[31 com residentes de Aracaju que abordou sobre a
realizacao de viagens no periodo de pandemia, no qual 43,22% dos respondentes informaram que realizaram
ao menos uma viagem a lazer no ano 2020, sendo os destinos mais procurados aqueles localizados no prOprio
estado ou nos estados mais prOximos, como Bahia e Alagoas.
Outro setor de atividade que tambem foi atingido durante este periodo pandemic° foi o de guias
de turismo. Segundo a entrevista realizada com a representante do Sindicato dos Guias de Turismo[41
(SINGTUR/SE), o prOprio sindicato se mobilizou para a distribuicao de cestas basicas entre os guias de
Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, municipio que integra a Regiao da Grande Aracaju, como acao de
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amparo ao trabalhador neste momento de crise. Ademais, a entrevistada ressaltou que nao houve uma politica
estabelecida pelos governos municipais, uma vez que somente surgiram propostas de adesao a financiamentos
atraves de linha de credit() gerada pelo Banco do Estado de Sergipe. Fato que nada auxilia o profissional ao se
submeter as exigencias e restricoes da rede bancaria, contribuindo para aumentar a divida pessoal.
Nao obstante, alem das atividades formais do turismo, os trabalhadores informais que correspondem aos
vendedores ambulantes nas praias, pracas e demais atrativos, bem como artesaos, garcons e cozinheiros dos
quiosques de praia, fornecedores e vendedores de crustaceos (caranguejo), guardadores de carro em vias
publicas, entre outros, ficaram sem trabalho nesse periodo, ampliando a situacao de vulnerabilidade social
e economica, uma vez que nem todos tiveram acesso as parcelas do Auxilio Emergencial de R$ 600,00 do
Governo Federal, que nao supre as despesas para sustentar a familia (Brasil, 2020d).
Assim, torna-se urgente a elaboracao de propostas criativas e novos protocolos de reativacao das atividades
do setor, porem acreditamos que qualquer acao neste sentido esta sob influencia de fatores externs aos
stakeholders dos destinos, devendo-se atentar as prerrogativas como a erradicacao da COVID-19, corn a
administracao da vacina, conforme as orientacoes da OMS.
NOVAS FORMAS DE TURISMO POs-COVID 19?
Os Ultimos acontecimentos mundiais instaurados pela pandemia da COV1D-19 impuseram novas condicoes
a praxis social, redefinindo as relacoes e, por conseguinte, o cotidiano enquanto reproducao da vida. A
amalgama neoliberal se acentua frente ao isolamento social — imposto pela demanda de contencao da
disseminacao generalizada e desenfreada do virus SARS-Cov-2—, levando ao aprofundamento da tonica
individuo-individualismo-individualizacao e ao aumento do tempo do trabalho produtivo, que invade o
espaco da casa e a vida privada coin uma parcela de trabalhadores circunscritos e restritos ao ambiente
domestic° (Carlos, 2020).
Neste periodo inaugurado, de acordo corn Carlos (2020, p. 12), o tempo da valorizacao dominou nao
somente as relacoes sociais, como tambem ultrapassou o limiar da porta da moradia, de modo que "[...] o
espaco domestic° é, hoje, cada vez mais o atelie onde o habitante vai transformando todos os momentos
da vida privada em 'trabalho em acao—. Nesse sentido, a baixa socializacao produzida pelo distanciamento
social e quarentena conduz ao desenvolvimento generalizado de doencas da psique humana, abalando a sail&
emocional e mental (Bianchi, 2020).
Nesse contexto, o turismo, para alguns, mais atentos e inflexiveis com as medidas de seguranca sanitaria,
tornou-se urn "habito" de ferias impraticavel; enquanto, para outros, Ode se tornar urn refUgio frente ao caos
colocado pela pandemia em diversos ambitos da sociedade. Ao analisarmos os dados da pesquisa realizada
corn os residentes de Aracaju, dentre os respondentes 56,78% informaram nao ter realizado nenhum tipo de
viagem durante a pandemia. E importante ressaltar que 45,83% mencionaram a falta de confianca na maneira
como o poder public°, federal, estadual e municipal, enfrenta a pandemia como fator preponderante em sua
decisio de nao realizar viagens.
Por outro lado, o isolamento exacerbado produtor do cotidiano tedioso e pouco movimentado pela
impossibilidade de realizacao de atividades que antes eram promovidas fora da residencia, fazem com que
o turismo possa se configurar como uma possivel e imediata solucao para a tensio concentrada no lar
pela imposicao do tempo produtivo sob a vida. Assim, as problematicas trazidas pela pandemia levariam
a urn desejo reprimido de viajar em alguns individuos como momento de descanso, "[...] uma valvula de
escape para a ansiedade e as incertezas trazidas pelo novo coronavirus, sendo, portanto, absolutamente
compreensiver (Cruz, 2020b, s/p), revelando o fator de reparacao social/pessoal que o turismo possui em si
ao promover deslocamento temporario da residencia cotidiana.
Muito tern se falado nos portais de noticias do mercado turistico, como Panrotas e Viagem&Turismo
sobre as novas tendencias para as praticas turisticas, como precos mais baixos; demanda por parte dos turistas
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por mais transparencia nas transacoes; preferencia por destinos proximos e de contato coin a natureza;
preferencia por equipamentos e atrativos turisticos corn medidas sanitarias, entre outran. Alem disso, as
plataformas frisam as mudancas no comportamento do turista em potencial, o que demandara criatividade
dos empreendimentos do setor frente ao novo ambiente de inseguranca e instabilidade (Andrade, 2020).
Tais constatacoes estao presentes na pesquisa realizada com os residentes de Aracaju, na qual 56,93% dos
inquiridos informaram que as medidas de seguranca e biosseguranca influenciaram e foram determinantes
no momento de decisao por viajar durante o periodo pandemic°, assim como destaca-se a tendencia por
viagens ao interior em areas naturais (32,12%) e praias em area natural (53,28%) em contraposicao as praias
localizadas em areas urbanas (29,20%).
De mesmo modo, e levantada a possibilidade de rapida retomada[51 (tornando o setor atrativo para
investimentos internacionais), inflado pelo prOprio Ministerio do Turismo do Brasil (MTur)E61 que
contrario as medidas de isolamento em nome do crescimento economic°, seguindo a tonica preconizada pelo
chefe do Executivo e seus ministros especializados na gestao da pandemia fundada na necropoliticarn.
Nesse sentido, ao indagarmos sobre as novas formas de turismo ern Aracaju, primeiramente se faz
pertinente avaliar a possibilidade de uma mudanca efetivamente sistemica da pratica turistica, isto é, uma
grande ruptura no setor que sinalize novos rumos para a pratica. Na escala mundial, de acordo corn Bianchi
(2020), as formas mais sustentaveis de turismo continuarao sendo um paradigma no contexto da expansao
continua do capitalismo, de modo que, embora as estrategias mudem para que o mercado se adeque as novas
demandas de saude publica ensejada pelos turistas, as metas e, sobretudo, a tonica do crescimento neoliberal
— acumular, produzir e reproduzir — tendem a permanecer.
0 Brasil apresenta sinais e tendencias que nos ajudam a levantar hipOteses sobre o futuro do turismo
no pais e, especificamente, em Aracaju. Segundo a analise realizada por Cruz (2020c, p. 12) " [...] os fluxos
intrarregionais de turistas apresentam uma tendencia de crescimento mais rapid° ern relacao a viagens de
longa distancia, as quais talvez somente voltem a crescer apOs a ocorrencia de uma vacinacao ern massa". 0
mercado turistico tambem esta atento a uma possivel tendencia de fortalecimento do turismo domestic° e
regional, considerando-se as pesquisas de demanda realizadas que sinalizam para o receio do turista em relacao
ao contagio durante a viagem.
Desta forma, a pandemia da COVID-19 tem moldado o comportamento do turista brasileiro no sentido
de preferencias por viagens curtas com hospedagem em ambientes controlados, como e o caso dos alugueis
por temporada, levando ao crescimento especificamente desse setor de hospedagem, tanto pelo custo mais
baixo, quanto pela possibilidade maior de isolamento social (Favaro, 2021). Corn a ausencia de uma gestao
publica efetiva para minimizer a disseminacao do coronavirus no Brasil, a tendencia a que o turismo retome
de forma lenta seu patamar pre-pandemia, corn destaque para dificuldades no que tange a atracao de turistas
estrangeiros, de modo que as regiOes e lugares que recebem massas de turistas advindos de destinos distantes
geograficamente passardo a receber outro perfil de turistas, de locais mais prOximos.
Diante do exposto, no caso da cidade de Aracaju, novas formas de turismo pOs-COVID-19 devem partir
de um diagnostico que seja pautado nos impactos que a pandemia trouxera especificamente para o destino
turistico, evidenciando as perdas na arrecadacao de impostos, empregos diretos e indiretos e fechamento de
estabelecimentos (dados demonstrados por este estudo), a urn de tracar urn piano de ace•es coerente corn o
cenario do mercado turistico local e regional. Assim, sera possivel superar a atual crise posta pela pandemia
mediante a definicao de estrategias e awes que possam contribuir no posicionamento competitivo da cidade
no mercado turistico brasileiro, principalmente no momento de retomada das atividades, levando-se ern
consideracio as tendencias que surgitho por parte da demanda turistica, conforme apontamos anteriormente.
Para tanto, faz-se mister que os gestores turisticos locais nao percam de vista os problemas que se
apresentavam anteriormente a pandemia, como a centralidade e concentracio turistica na cidade de Aracaju.
Ademais, a urgencia da diversificacao da oferta tendo por objetivo a formatacao de novos produtos turisticos
que sejam capazes de atrair a demanda turistica reprimida que, conforme apontamos, buscara viagens curtas
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em ambientes controlados, atraindo a preferencia pelo turismo regional e destinos menores, o que pode ser
positivo para atrair turistas a cidade de Aracaju dadas as suas caracteristicas. Em suma, consagra-se o momento
de rever criticamente as posicoes que Aracaju tem assumido no mercado turistico nacional, a fim de tracar
um novo e moderno modelo de desenvolvimento visando o incremento de sua competitividade enquanto
destino turistico no contexto p6s-pandemia.
Alem disso, Santos e Campos (2021) asseguram que, para retomada, os destinos devem investir na adocho
de novas normas de biosseguranca, novas formas de regulacho e gestao inteligente dos espacos e maior
transparencia do marketing nas mais diversas midias digitais atraves da criacao campanhas baseadas na adocho
de selos ou indicadores de boas praticas que atendam as recomendacoes sanitarias internacionais. Isso
ratificado por 56,93% dos respondentes, que afirmaram que as medidas sanitarias adotadas pelo destino sao
importantes para a definicho da viagem. Somando-se a este dado, 80,44% do total acredita que a vacinacho
em massa da populachn e fator determinante para a retomada das viagens.
CONSIDERAcOES
As varias conjecturas sobre um periodo p6s-pandemico em que os turistas buscarao o turismo de natureza,
sinalizando, caso a hipOtese seja ratificada, uma clara tentativa de fuga as privacoes do espaco urbano que
impedem a realizachn da vida, contradicoes escancaradas pela/com a pandemia, enfocam somente a satisfacdo
economica de retroalimentacdo do mercado.
Nesse sentido, as especulacoes sobre uma explosin de demanda turistica reprimida nao sac) seguidas das
reais necessidades que os destinos terao que apresentar a partir de novas configuracoes e novos significados.
Tais configuracoes deverho suscitar a revalorizachn; usos amplos e diferenciados de espacos; 'exclusividades'
que garantam a biosseguranca coletiva, capacidade criativa e autenticidade relacional e inclusiva, que atendam
aos diversos nichos sociais e, principalmente, que sejam ancoradas na transparencia do marketing cada vez
mais digital e nas multiplataformas capazes de promover a execucan de praticas que sejam, ao mesmo tempo,
democraticas, seguras e sustentaveis em medio e longo prazo.
Assim, o conjunto de atividades caracteristicas do turismo em Aracaju, embora tenha percebido a sua
maior crise tanto no campo empresarial, como na manutencao dos postos de trabalho de diversas categorias,
os agentes do mercado turistico tem apostado que o setor de turismo se constituira em urn dos principais
motores de crescimento econ6mico no p6s-pandemia, discursos que possuem urn papel de suma importancia
na atracao de investidores.
Dessa maneira, ressaltamos que uma nova ordem de corresponsabilidades, redefinichn dos padroes de
recepcao, assim como novos protocolos de biosseguranca ajustados as normas globais associados a criatividade
na exploracho dos recursos (atrativos) com vistas a ampliachn do tempo de permanencia do turista no destino
sho as linhas gerais de um desenvolvimento turistico mais realista num cenario agora marcado por urn novo
paradigma — a crise pandemica — e, consequentemente, em urn novo turista.
Por fim, a pandemia no setor turistico evidenciou a importancia do Estado (assim como na crise de 2008)
em socorro as empresas turisticas, ratificando o desafio de neutralizar o controle por parte dos agentes dos
mercados e do capital sobre a governanca turistica, sempre tensionado pela pressao empresarial. Porem, frente
ao cenario delineado no setor turistico e a tendencia de continuidade da logica capitalista anterior corn apenas
novas nuances estrategicas para a atracao dos turistas, torna-se importante ressaltar que urge uma mudanca
de paradigma, a fim de atender as novas exigencias do consumidor turistico e que sejam capazes de promover
o desenvolvimento amplo do turismo.
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2021.
NOTAS
1
0 Grupo de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia da Universidade de Sao Paulo (USP) e certificado pelo CNPq
e coordenado pela Profa Dra. Rita de Cassia Ariza da Cruz.
2 Dados fornecidos pela SEMFAZ para contemplar a entrevista realizada por mein eletronico corn o representante da
Secretaria Municipal de Indtistria, Comercio e Turismo de Aracaju (SEMICT), em 20 de marco de 2021.
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CADERNO VIRTUAL DE TURISMO, 2021, voL. 21, NUM. 3, ISSN: 1677-6976
3 Formularios aplicados atraves do Google Forms no periodo de marco a maio de 2021.
4 Entrevista realizada atraves de e-mail corn a Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe no dia 22 de marco
de 2021.
5 "Turismo
perde
US$
4,5
trilhoes
ern
2020,
mas
pode
ter
rapida
retomada"
Disponivel em: haps://www.panrotas.com.bricoronavirus/pesquisas-e-estatisticas/2021/03/turismo-perde-us-45-
trilhoes-em-2020-mas-pode-ter-rapida-retomada_180488.html. Acesso em 26 de julho de 2021.
6. "Ministro do Turismo aposta em retomada pOs-pandemia e sugere criacao de passaporte sanitario". Disponivel
em haps://www.camara.leg.brinoticias/740904-ministro-do-turismo-aposta-em-retomada-pos-pandemia-e-sugere-
criacao-de-passaporte-sanitario/. Acesso em 25 de julho de 2021.
7
0 termo "necropolitica" faz referencia a forma ern que o Estado age desigualmente na distribuicao de oportunidades
vitais, ocasionando em arbitrarias decisoes em tomb daqueles que irao viver ou morrer, pautado no biopoder de controle
das populacoes. Neste sentido, "[...] el fondo del asunto lo que importa no son las vidas, ni la soberania sobre ellas sino
la regulaciOn de la muerte" (Silva & Victorino R, 2020, p. 317).
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