Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYKON PAULO DA SILVA GUIMARÃES

DISCENTE: MAYKON PAULO DA SILVA GUIMARÃES
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS EXLUÍDOS DO SISTEMA (2005-2022)
PALAVRAS-CHAVES: PAAF/UFS. Ações Afirmativas. Banca de heteroidentificação
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Por meio deste trabalho, proponho, em largos traços, um debate de como as ações afirmativas – mais precisamente as cotas raciais – viraram palco de disputas e questionamentos, que ultrapassam o espaço acadêmico. Dessa forma, o texto apresenta uma abordagem sobre a efetivação do Programa de Ações Afirmativas – PAAF, dentro da Universidade Federal de Sergipe. Enfatizando o sistema de cotas raciais: o acesso e a permanência desses alunos cotistas. Dessa forma, o texto irá discorrer uma linha histórico-social ao que diz respeito ao tema, para contextualizar e melhor esclarecer o projeto PAAF, sua forma e como o programa foi elaborado para se adequar as condições e às necessidades da instituição e da população sergipana. Através da pesquisa, notaremos que o PAAF foi alvo de questionamentos: internos, por intermédio de professores e alguns departamentos da própria instituição, e externos, por meio das escolas particulares e seus representantes. Não obstante, a pesquisa discorre sobre a importância dos movimentos sociais durante o processo de implantação das políticas de ações afirmativas, a nível Brasil, e como esse processo refletiu nas universidades. E, por último, também iremos analisar o debate em torno da banca de heteroidentificação, utilizando como objeto de investigação as ações judiciais impetradas por alunos da Universidade Federal de Sergipe: os motivos e os questionamentos em torno da comissão julgadora. Como resultado, identificamos que as fraudes no sistema de cotas étnico-racial acontecem de forma consciente e inconsciente, e que estão intimamente ligadas a termos como autodeclaração e heteroidentificação. Recorrendo a leitura e exame de fontes, como jornais, revisão bibliográfica e entrevistas, compreenderemos a importância do presente estudo, para entendermos as políticas de ações afirmativas e as querelas que permeiam esse tema.

Presidente - 1546297 - PETRONIO JOSE DOMINGUES
Interno - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Externo à Instituição - AMILCAR ARAUJO PEREIRA

Notícia cadastrada em: 28/09/2023 13:35