Banca de DEFESA: GRASIELE FERREIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: GRASIELE FERREIRA DO NASCIMENTO
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Plataforma google meet (online)
TÍTULO: DITADURA E EDUCAÇÃO: CURRÍCULO E ESTUDOS SOCIAIS NA ESCOLA POLIVALENTE (ALAGOINHAS/BA) E NA ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS PROF. ABELARDO ROMERO DANTAS (LAGARTO/SE), DE 1968 A 1980.
PALAVRAS-CHAVES: Bahia; Sergipe; Ditadura civil-militar; Políticas educacionais, Estudos Sociais.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

As reformas educacionais de 1º e 2º graus foram alguns dos processos responsáveis por inserir os governos militares na política externa, e nas tratativas da entrada de capital estrangeiro no país por meio de acordos internacionais, como os firmados entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a United States Agency of International Development (USAID), que vieram a contribuir com a propaganda governamental respaldada pela defesa da educação profissional. Todavia, como reação, surgiram importantes movimentos de resistência organizados por entidades estudantis e associações de professores. O presente trabalho dedica-se a analisar as políticas educacionais das décadas de 1960 e 1970, para compreender a estruturação dos instrumentos de poder do Estado militar, marcadamente centralizador e ideológico. Indaga-se e reflete sobre as interferências políticas nos movimentos pedagógicos, em especial os que prezavam por uma educação humanizada. De modo que, as propostas governamentais no campo da educação alteraram a disposição e a organização do ensino de História, sobretudo na educação básica, com a introdução da matéria Estudos Sociais, como obrigatória no currículo do 1º grau, em detrimento das disciplinas de História e Geografia separadamente, promovendo o esvaziamento dos conteúdos voltados as ciências humanas. Esta pesquisa empenha-se em investigar a forma como se deu a organização do currículo das humanidades, com a Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, e do Parecer 853, de 11 de novembro de 1971, e os modos de sua aplicação nos estados da Bahia e de Sergipe, escolhendo duas instituições de ensino, com forte respeito popular, a Escola Polivalente de Alagoinhas (BA) e a Escola de 1º e 2º graus Prof. Abelardo Romero Dantas (Lagarto/SE). A utilização de documentos oficiais, como leis e decretos de âmbito nacional, documentos produzidos pelas secretarias escolares e pelos próprios professores, como diários de classe e atas de reuniões, correspondências enviadas pelo Conselho Estadual de Educação e fotografias, foram importantes fontes históricas para se alcançar os resultados desta pesquisa. Por meio da história comparada e da análise qualitativa, apesar de distintas em trajetórias e projetos de ensino, buscou-se estabelecer conexões e identificar as aproximações em torno dessas duas realidades educacionais, inseridas em um contexto político-econômico-social-cultural autoritário e de elevada complexidade para o entendimento das relações sociais no espaço escolar.

Presidente - 1702479 - CELIA COSTA CARDOSO
Interno - 2301213 - EDNA MARIA MATOS ANTONIO
Interno - 1712579 - AUGUSTO DA SILVA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO PEREIRA MOREIRA