Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ APARECIDO DA SILVA ROCHA

DISCENTE: JOSÉ APARECIDO DA SILVA ROCHA
DATA: 03/03/2023
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: O ENSINO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA COMUNIDADE DE PAU D’ARCO (2005-2021)
PALAVRAS-CHAVES: Arapiraca; Ensino de História; Identidade negra.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Este estudo pretende analisar como o ensino de história na Escola Professor Luiz Alberto de Melo, contribui para a compreensão e formação da identidade negra na comunidade quilombola de Pau D’Arco, em Arapiraca, localizada no agreste do estado de Alagoas. A pesquisa analisa o “Projeto Construindo a Identidade Afrodescendente” (entre os anos de 2005-2021), um evento que já faz parte do calendário letivo da escola e ganhou força e apoio dos moradores ao longo de suas edições. O evento é a culminância de um ano de ensino e aprendizagem em que os estudantes organizam exposições e apresentações. Compreendendo os esforços de todos os professores e professoras da unidade escolar, este trabalho suscita a seguinte indagação: como a prática docente em história tem contribuído para a formação do sujeito na perspectiva de ser negro e membro e remanescente de quilombola? O ensino História é visto, neste estudo como uma ferramenta de extrema importância para a compreensão da identidade étnica e racial, uma vez que, a dinâmica da prática docente abordando temas sobre a cultura afro-brasileira ou mesmo mesclando temas eurocêntricos (comuns em livros didáticos) com uma abordagem sobre a história de lutas e resistência negra, poderá levar o estudante negro a compreender seu lugar nesta história. A análise acerca da prática do ensino de história, na Escola professor Luiz Alberto de Melo é parte significante deste trabalho que utilizou da metodologia da pesquisa em história oral através de relatos, entrevistas, formulários e referencial teórico e bibliográfico produzido por pesquisadores que antecederam este estudo. Esta pesquisa percorre os caminhos do povoamento demonstrando como a escola pode ser um ambiente transformador e libertador na perspectiva de promover ações que ultrapassam a sala de aula e atingem os membros , através da prática do ensino consciente utilizando metodologias críticas e esclarecedoras para o sujeito entender-se como parte de um coletivo de remanescentes de quilombo denominado Pau-D’Arco.

Presidente - 609.692.105-15 - PEDRO ABELARDO DE SANTANA
Interno - 1564244 - LUCIENE LAGES SILVA
Externo ao Programa - 3332385 - JOSE VIEIRA DA CRUZ
Externo à Instituição - GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES