Banca de QUALIFICAÇÃO: GRASIELE FERREIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: GRASIELE FERREIRA DO NASCIMENTO
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet (online)
TÍTULO: ENTRE O PRESCRITO E O OCULTO NA DITADURA CIVIL-MILITAR: ENSINO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO NA ESCOLA POLIVALENTE (ALAGOINHAS/BA) E NO COLÉGIO ATHENEU SERGIPENSE (ARACAJU/SE)
PALAVRAS-CHAVES: Bahia; Sergipe; Ditadura civil-militar; Ensino de História; Legislação educacional.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

As Reformas do ensino de 1º e 2º graus foram alguns dos processos responsáveis por inserir os governos militares na política externa e nas tratativas da entrada de capital estrangeiro no país por meio de acordos internacionais, como os firmados entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a United States Agency of International Development (USAID), e assim, intensificar a propaganda desses governos através do viés da educação profissional. Todavia, como reação, surgiram importantes movimentos de resistência organizados por entidades estudantis e associações de professores. O presente trabalho dedica-se a analisar como as políticas educacionais, das décadas de 1960 e 1970, se estruturaram como instrumento de poder centralizador, e ideológico, do Estado militar e em que medida elas refletiram nos movimentos pedagógicos que prezavam por uma educação humanizada. No qual alterou a disposição e a organização do ensino de História, sobretudo na educação básica, com a introdução da matéria Estudos Sociais como obrigatória no currículo do 1º grau, em detrimento das disciplinas de História e Geografia, promovendo o esvaziamento dos conteúdos voltados as ciências humanas. Essa pesquisa empenha-se em investigar a forma como se deu a organização do currículo das humanidades com a Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971 e do Parecer 853 de 11 de novembro de 1971, e os modos de sua aplicação nos estados da Bahia e de Sergipe, em duas instituições de ensino com forte respeito popular, a Escola Polivalente de Alagoinhas (BA) e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense (SE). A utilização de documentos oficiais como leis e decretos de âmbito nacional, documentos produzidos pelas secretarias escolares e pelos próprios professores como diários de classe e atas de reuniões, correspondências enviadas pelo Conselho Estadual de Educação, fotografias e jornais, são importantes fontes históricas para se alcançar os resultados desta pesquisa. Por meio da história comparada e da análise qualitativa, apesar de distintas em trajetórias e projetos de ensino, buscou-se estabelecer conexões e identificar distanciamentos e aproximações em torno dessas duas realidades educacionais, inseridas em um contexto político-econômico-social-cultural mais amplo e mais complexo para o entendimento das relações sociais no espaço escolar.

Presidente - 1702479 - CELIA COSTA CARDOSO
Interno - 2301213 - EDNA MARIA MATOS ANTONIO
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO PEREIRA MOREIRA

Notícia cadastrada em: 15/09/2022 08:04