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Banca de DEFESA: CAROLLINE ACIOLI OLIVEIRA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLLINE ACIOLI OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 22/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório de História
TÍTULO: O som do JUCHE: a instrumentalização ideológica do K-pop da banda Moranbong como ferramenta de legitimidade do regime norte-coreano do século XXI
PALAVRAS-CHAVES: Coreia do Norte; k-pop; nacionalismo; educação ideológica
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO:

O presente trabalho é fruto de inquietações diante da apropriação do K-Pop com vias à educação ideológica pelo estado norte-coreano. O objeto de pesquisa constitui as canções da Moranbong Hill Orchestra, uma banda sinfônica exclusivamente feminina cujas performances e produção musical contém um discurso voltado à formação ideológica, à legitimação do regime e à reafirmação de uma identidade nacional fundada na Ideia Juche. A investigação buscou compreender a relação entre o Estado e a Arte, a qual é estabelecida com base na ideologia kimilsungiana-kimjongiliana, e que norteia as várias dimensões da ordem social da República Popular Democrática da Coreia (RPDC). Para isso, analisamos fontes oficiais – textos e discursos atribuídos aos presidentes da dinastia Kim, em especial Kim Jong-Il – e não oficiais, como os relatos de desertores. Além disso, estudamos a filosofia confuciana, pois ela está enraizada na cultura e nas relações sociais do país, além de ter exercido uma influência relevante na constituição da Ideia Juche. Nosso quadro teórico contou com a contribuição de trabalhos de diversas áreas do conhecimento que possibilitaram uma visão mais abrangente e complexa sobre a RPDC, desde os estudos da área de Relações Internacionais e História, passando pelas Ciências Sociais e pela Musicologia. Compondo o eixo teórico estão os conceitos de ideologia, poder, representação e identidades a partir das perspectivas de vários autores – Foucalt, Chartier, Castells, Zizek, Eagleton, Hobsbawn, etc. – e a forma como são operacionalizados em suas interações políticas e com a Arte, bem como suas materializações nas relações sociais. Ademais, as propostas metodológicas de D’Assunção e Tatit integraram o nosso arcabouço e possibilitaram um exame aprofundado do juche e das canções selecionadas para a análise. Ao longo desse estudo, tratamos da instrumentalização pedagógica-ideológica da música popular com vias à reafirmação do regime após os impactos da crise da década de 1990, e a legitimação do socialismo kimilsungiano-kmjongiliano diante das novas demandas e desafios do século XXI.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANILO RABELLO
Presidente - 2301213 - EDNA MARIA MATOS ANTONIO
Externo ao Programa - 2872833 - LUCAS MIRANDA PINHEIRO

Notícia cadastrada em: 27/02/2019 16:02
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