Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINALDO VILELA DE LIMA
DATA: 21/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Pesquisa em História
TÍTULO: SAMBA DE COCO DE ARCOVERDE-PE: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO CUTURAL (1980-2010)
PALAVRAS-CHAVES: samba de coco; patrimônio cultural imaterial; memória
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:
A dissertação objetiva analisar e compreender o samba de coco como expressão do patrimônio cultural imaterial de Arcoverde-PE, por meio de suas práticas e representações artístico-culturais, durante o período de 1980-2010. Para atingir essa proposta será necessário, o desenvolvimento de problematizações na perspectiva de como as transformações adotadas ao longo do tempo estudado revitalizaram essa manifestação cultural, e como os conceitos de tradição, autenticidade e originalidade foram ressignificados nas atividades, nos saberes e nos fazeres culturais dos grupos; Coco Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes e Coco Trupé de Arcoverde. Esta pesquisa está inserida na dimensão da história cultural, na perspectiva analítica da micro-história, considerando a historicidade local como importante referente e os praticantes de samba de coco como fontes de memórias e informações históricas sobre a manifestação. A principal estratégia metodológica foi a utilização da História Oral, cujos depoimentos não serviram apenas como fontes subsidiárias para ilustrar o que porventura algum documento oficial venha afirmar. Foram analisadas músicas, fotografias, anúncios festivos e documentos dos arquivos da secretaria municipal de Cultura que tratam do festival Lula Calixto, consagrado na história da cidade pela diversidade cultural que representa. Teve-se com isso, a finalidade de analisar o caráter das programações dos festivais culturais da cidade e localizar o momento histórico em que emergem os conceitos relacionados à cultura, exótico e tradição, que vieram permear os discursos em defesa do patrimônio cultural.