Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELENE KÁTIA DE SOUZA SÁ
DATA: 18/02/2021
HORA: 17:00
LOCAL: Ambiente Remoto - PPGA
TÍTULO: OBJETOS EM CRIAÇÃO E COLETIVOS EM CONEXÃO: Um estudo antropológico da publicidade sergipana
PALAVRAS-CHAVES: publicidade; Sergipe; objetos; espaço relacional
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Teoria Antropológica
RESUMO:
O presente trabalho é um estudo sobre a publicidade sergipana, a partir do afazer publicitário que agencia modelos culturais, processos identitários e estilos de vidas. Tem por objetivo compreender a construção do espaço relacional entre publicitários e objetos, mediados por um discurso. Neste contexto, é necessário julgar que os objetos retratados nas peças publicitárias não seriam apenas dotados de sentido pelos sujeitos tradicionais (os publicitários e o público), mas atores de direitos próprios, ao lado dos humanos, no processo de circulação de bens simbólicos. Investigando a publicidade enquanto um fenômeno social, a partir do discurso publicitário, é possível vislumbrar que se estabelece relevante redede conversação que constitui conexões e a compreensão da linguagem como espaço de coordenações consensuais de condutas, através de vários coletivos e da mediação de modos relacionais. Nesta reflexão, para analisar os papeis e a relação destes atores, propõe-se uma pesquisa documental dos briefings de campanhas, entrevistas estruturadas e observação direta das práticas no contexto da produção. Desta forma, busco conhecer como se configura o publicitário, e como o mesmo se relaciona com os objetos, enquanto pretende conferir a estes significados. A pesquisa ainda visa uma reflexão acercadas transformações deste universo sobre a ótica de uma antropologia da ciência e da técnica.Como referencial teórico o embasamento nas contribuições da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana (1997) no entendimento da linguagem como espaço consensual de coordenações de condutas, além da antropologia simétrica do Bruno Latour (1991), e dos princípios da etnometodologia & análise da conversa de Waltson Rod e Édison Gastaldo (2015), com vistas às circunstâncias práticas e o raciocino sociológico prático desenvolvido pelos atores em suas atividades cotidianas